Série C: Treze-PB consegue liminar na justiça e CBF inclui o clube na tabela da competição mas promete reverter a situação!



SÉRIE C - DE CONFUSÃO:
LIMINAR OBRIGOU A CBF A INCLUIR O TREZE-PB NA COMPETIÇÃO!
Nesta sexta-feira, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) publicou a nova tabela da Série C, com a inclusão do Treze Futebol Clube. O clube paraibano conseguiu uma liminar na Justiça de sua cidade, Campina Grande-PB, obrigando a imediata inclusão do time na terceira divisão do Campeonato Brasileiro. A CBF, porém, criticou duramente a atitude do Treze e promete reverter a decisão. Com a inclusão do Treze, a Série C contará com 21 clubes, divididos em dois grupos. O time paraibano entrou no Grupo A, ao lado de Águia de Marabá, Cuiabá, Fortaleza, Guarany de Sobral, Icasa, Luverdense, Paysandu, Rio Branco, Salgueiro e Santa Cruz.

Já o Grupo B tem Brasiliense, Caxias, Chapecoense, Duque de Caxias, Macaé, Madureira, Oeste, Santo André, Tupi e Vila Nova-GO. A Série C começa neste final de semana, com quatro partidas no sábado: Santa Cruz x Guarany de Sobral, Cuiabá x Icasa, Fortaleza x Águia de Marabá e Rio Branco x Salgueiro. A estreia do Treze está marcada para 4 de julho, contra o Salgueiro, na próxima quarta-feira, no interior pernambucano. No entanto, no que depender da CBF, a participação do time paraibano na competição não deve durar muito.

Em petição da Diretoria Jurídica da entidade, publicada em seu site oficial, a CBF classificou a reivindicação do Treze como "maliciosa e desacreditada", além de fundada "em premissas falsas que não resistem ao contraste com a realidade", reforçando que o Treze não teria o direito, em sua avaliação, de participar de nenhuma das quatro divisões do Brasileiro neste ano. Seguindo com as críticas, a CBF ainda prevê "consequências trágicas" que a decisão pode trazer para o futebol brasileiro, além de classificar a liminar que garante o Treze na Série C como um dos "maiores absurdos já cometidos pelo Poder Judiciário brasileiro". Para concluir, a entidade confirma que vai recorrer da decisão "pela via processual própria", o que pode resultar em mudanças na competição a qualquer momento.

Entenda o caso:
O Treze-PB pleiteia sua participação na Série C de 2012 por causa de um imbróglio envolvendo o Rio Branco, do Acre, na competição do ano passado. O time acriano teve o seu estádio, a Arena da Floresta, interditado pelo Ministério Público, mas recorreu da decisão na Justiça comum, o que é proibido na instância esportiva. Por isso, o Rio Branco-AC foi excluído da competição, tentou recorrer, e conseguiu um acordo para não ser rebaixado.

Com a possibilidade de o Rio Branco cair para a Série D, o Treze se sentiu no direito de pleitear a vaga na terceira divisão, já que foi eliminado nas quartas de final da quarta divisão em 2011 e assim foi o quinto melhor time da competição - os quatro primeiros conseguiram o acesso à Série C de 2012. Uma liminar da Justiça de Campina Grande colocou o time paraibano no torneio deste ano, a CBF conseguiu o seu deferimento ao pagar uma multa de R$ 2,488 milhões, mas depois teve que acatar a decisão, anunciando a inclusão do Treze-PB.


Comentários

 
▲ Topo