Série D: Começa hoje a 4ª divisão do Campeonato Brasileiro de 2012:



NESTE SÁBADO (23/06) COMEÇA A SÉRIE D 2012 !


A Série D - a 4ª Divisão do Campeonato Brasileiro se inicia neste sábado - 23 de Junho com 40 times, cada estado tem ao menos 1 time que o representa. A Série D é uma espécie de Copa do Brasil, mais com as equipes fazendo mais partidas e tendo assim maiores chances de seguirem no torneio. Este ano será a quarta edição deste Campeonato. Um ponto positivo para a edição de 2012 da Série D é que será a primeira em que a CBF custeará as despesas de todos os clubes.


A data inicial de estreia seria no dia 26 de maio, entretanto devido a algumas liminares de alguns clubes na justiça através do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), a competição só pode se iniciar agora neste final de semana após serem retiradas as pendências existentes devido às ações de alguns clubes, como o Brasil de Pelotas-RS, Araguaína-TO e outros problemas que também envolveram o Rio Branco-AC e o Treze-PB.

O presidente da CBF - Confederação Brasileira de Futebol, José Maria Marin, ressaltou que o início da Série D representa uma vitória não só da CBF, mas de todos os clubes e profissionais envolvidos, que poderão agora exercer o seu trabalho e profissão normalmente. E sobretudo uma vitória para os torcedores desses clubes, que estavam ansiosos em vê-los em ação: - O que não podemos mais aceitar é que os clubes e seus torcedores sejam prejudicados por uma atitude isolada, de um único clube, de recorrer à Justiça Comum quando temos o foro adequado para esse fim, que é a Justiça Desportiva. Mas, felizmente, a legalidade prevaleceu e a Série D vai começar - disse ele se referindo ao Treze-PB, que ainda não retirou a liminar na Justiça Comum contra a CBF e com isso ainda causa o imbróglio em relação à Série C, que ainda não começou.
O início da Série D do Brasileirão 2012 será neste sábado com a realização da partida entre Mixto-MT x Sampaio Correa-MA, no estádio Presidente Dutra, em Cuiabá-MT. No domingo teremos mais 19 partidas e como serão 8 grupos com 5 clubes cada, um clube de cada grupo folgará em cada rodada nessa 1ª fase. Dentre os clubes mais tradicionais desta Série D estão o Remo-PA e o Juventude-RS, que já participaram da 1ª divisão e no papel devem ser os mais cotados para o acesso à Série C. Outros clubes que também causarão expectativas são os nordestinos: Sampaio Correa-MA, Campinense-PB, CSA-AL, além também dos paulistas Marília e Mogi Mirim que correm por fora a exemplo do Volta Redonda-RJ, CRAC-GO e Brasil de Pelotas-RS.

- FÓRMULA DE DISPUTA:
Na primeira fase os 40 clubes estão divididos em oito grupos com cinco clubes cada, agrupados regionalmente. Os dois primeiros de cada grupo classificam-se à segunda fase, onde estes 16 clubes restantes jogarão em sistema eliminatório em jogos de ida e volta – iniciando-se nas oitavas de final – onde classificam-se os clubes com melhor resultado agregado, considerando vitórias e gols marcados como visitante. Na terceira fase (quartas-de-final), os oito clubes restantes novamente jogarão em sistema eliminatório, idêntico ao da fase anterior, classificando-se os vencedores para as semifinais. Os clubes com melhor campanha jogam a segunda partida em seu estádio. Os quatro semifinalistas adquirem o direito de disputar a Série C de 2013. Vencedores das semifinais jogam as finais em ida e volta, com o clube de melhor campanha realizando a partida decisiva em seus domínios. O melhor resultado agregado nas finais coroa o campeão da Série D de 2012.
- PARTICIPANTES:

- Região Norte:
Penarol-AM Penarol-AM
Náutico-RR Náutico-RR
RemoRemo-PA
Atlético-AC Atlético-AC
Araguaína Araguaína-TO
Vilhena Vilhena-RO
Santos-AP Santos-AP

- Região Nordeste:
Sampaio Corrêa Sampaio Correa-MA
Comercial-PI Comercial-PI
Ypiranga-PE Ypiranga-PE
Horizonte Horizonte-CE
Baraúnas Baraúnas-RN
Sousa Sousa-PB
Petrolina Petrolina-PE
Feirense Feirense-BA Campinense-PB Campinense-PB
Itabaiana Itabaiana-SE
CSA-AL CSA-AL
Vitória da Conquista Vitória da Conquista-BA

- Região Centro-Oeste:
Aparecidense Aparecidense-GO
Mixto Mixto-MT
Ceilândia Ceilândia-DF
Cene Cene-MS
CracCRAC-GO
Sobradinho Sobradinho-DF

- Região Sudeste:
Mogi Mirim/SP Mogi Mirim-SP
Guarani-MG Guarani(Divinópolis)-MG
Friburguense Friburguense-RJ
Aracruz Aracruz-ES
Marília Marília-SP
Nacional-MG Nacional(Nova Serrana)-MG
Volta Redonda Volta Redonda-RJ
Mirassol Mirassol-SP

- Região Sul:
Arapongas Arapongas-PR
Brasil de Pelotas Brasil de Pelotas-RS
Metropolitano-SC Metropolitano-SC
Juventude Juventude-RS
Cianorte Cianorte-PR
Marcílio Dias Marcílio Dias-SC
Cerâmica Cerâmica-RS

- GRUPOS:

- Grupo A1: Atlético-AC, Náutico-RR, Penarol-AM, Remo-PA e Vilhena-RO
- Grupo A2: Araguaína-TO, Comercial-PI, Mixto-MT, Sampaio Corrêa-MA e Santos-AP
- Grupo A3: Baraúnas-RN, Campinense-PB, Horizonte-CE, Petrolina-PE e Ypiranga-PE
- Grupo A4: CSA-AL, Feirense-BA, Itabaiana-SE, Sousa-PB e Vitória da Conquista-BA
- Grupo A5: Aparecidense-GO, Ceilândia-DF, Cene-MS, CRAC-GO e Gurupi-TO
- Grupo A6: Aracruz-ES, Friburguense-RJ, Guarani-MG, Nacional-MG e Volta Redonda-RJ
- Grupo A7: Cerâmica-RS, Cianorte-PR, Marcílio Dias-SC, Marília-SP e Mogi Mirim-SP
- Grupo A8: Arapongas-PR, Brasil-RS, Juventude-RS, Metropolitano-SC e Mirassol-SP

Clique no link abaixo para saber quais os jogos da 1ª rodada da competição:http://www.digaofutebol.com/2012/06/serie-d-veja-tabela-com-todos-os-jogos.html




Comentários

 
▲ Topo