A água desprezada pelos peixinhos:

 

Com o título do Corinthians, Brasil passa a ser recordista em Mundiais de Clubes. O desinteresse dos europeus pelo torneio é a prova viva de ignorância.

A conquista do Corinthians quebrou um tabu para a América do Sul. Desde 2006, uma equipe do continente não faturava o torneio. O último time, até então, a sentir esse gostinho foi o Internacional ao vencer o Barcelona por 1 a 0, gol de Adriano Gabiru.
Após a inesquecível vitória sobre o Chelsea e a invasão corinthiana no Japão, o Brasil se tornou o país com maior número de títulos mundiais de clubes: Já são 10 títulos. Confira a relação completa de números de títulos por equipe, país e quantidade de clubes campeões por país:





Agora, se os europeus deixam de dar a devida importância para o Mundial de Clubes, fatalmente desentendem sobre o futebol sul-americano. Portanto, só deixa claro a falta de profissionalismo tanto por parte da imprensa como da comissão técnica e jogadores. São estes fatores arrogantes que constituem-se os fatos.

No caso do Chelsea e Barcelona, o desprezo foi inferior (se é que existe isso). Sabe o motivo? Os blues possuem 2 jogadores titulares da equipe que são brasileiros: O zagueiro/volante David Luiz e o segundo volante Ramires. Estes jogadores sabiam aonde estavam e o que representaria uma vitória. Tanto é verdade, que ambos demonstraram tristeza. Já a equipe catalã possuía Guardiola que esbanja profissionalismo. 

Sabe, não vejo o mesmo amor pelo futebol nos europeus. Lotam os estádios, tudo muito bacana. Só que a magia, rivalidade e equilíbrio no nosso país é algo fantástico. Para eles, aparenta ser somente um hobby, apenas visando lucrar nas casas de apostas. Será que são tão frios como as imagens mostram? Pode até ser o jeitão deles. Posso estar enganado ou até mesmo mal informado. Mas a questão principal é a importância/influência que o futebol sobretudo brasileiro deveria ter para eles.  

Conquistar 5 Copas do Mundo, surpreendê-los nos mundiais de clubes e apresentar ao mundo diversos craques, já seria o bastante para olharem com maior curiosidade pelo menos para o nosso futebol. Mas essa falta de interesse se dá devido justamente aos nossos jogadores. Eles ignoram nossas competições, se limitam em assistir vídeos na internet de quem desejam ver atuar em seu respectivo time. Já nós dificilmente perdemos uma Champions League, 'pagamos pau', escrevemos sobre...Poxa, será que isso é justo? Nosso progresso começará partindo do entendimento do que nós somos. E nós somos referência, a água do futebol. Como podem desconhecer as equipes brasileiras e suas histórias? Inadmissível! É, a gente dá muita moral pra esses caras mesmo.


Comentários

 
▲ Topo