Análise das novas contratações dos clubes brasileiros para a temporada 2013 (parte I):

 

O blogueiro Gabriel Nogueira avalia os novos contratados: Diego Souza, Fernando Prass, David Braz, Renato Augusto, Aloísio e Negueba:

 
Cruzeiro Diego Souza: 

É um jogador oscilante. Com a bola dominada, sabe prender bem o jogo, catimbar. Mas o seu forte é criar situações de jogo em contra-ataques. Definitivamente não sabe jogar de forma coletiva. Sempre se sobressaiu em equipes com soma de qualidades, que possuíam um repertório conforme a característica do atleta. Foi assim sobretudo no Vasco, onde tinha ao seu lado Felipe e Juninho como responsáveis pelos passes e chutes de fora da área, Éder Luís para jogar pelas pontas e Alecssandro na área. Precisa ter liberdade, se for ditar o seu posicionamento não renderá. Portanto, caberá ao Marcelo Oliveira saber aproveitar as características do Diego da melhor maneira possível. Pode demorar um pouco, tendo em vista a renovação do Cruzeiro. 


Palmeiras Fernando Prass: 
Vinha atuando em um bom e constante nível no Vasco. Erros é claro que cometeu nessa trajetória, só que isso não fez o atleta perder a moral. Aliás, o goleiro chegou ao clube com muita moral. Um dos pontos fundamentais para sua contratação foi sua liderança e caráter. Agora no Palmeiras, com uma estrutura melhor, tradição na escola de goleiros e um salário maior, tende a melhorar. Particularmente acho um jogador apenas regular, só que com esses fatores citados e tendo um certo entrosamento com a zaga, acredito que poderá fazer a diferença.  

Vitória David Braz: 
Zagueiro novo e bem rodado já. Procuro a qualidade desse jogador desde 2008, nos tempos de Palmeiras. Passou pelo Flamengo e Santos e não acrescentou nada também. Acho simplesmente ruim. Parece que não aprendeu o básico. Posicionamento péssimo, sem presença de espírito, força nula, pegada zero. Já vi vários jogos dele tanto contra times grandes, como medianos e pequenos. Mas sempre foi péssimo. Acredito que não fará nada pelo Vitória e seguirá por muito tempo ganhando milhares de R$, pulando de um clube para o outro. Ou quem sabe se encostando em algum clube com contrato longo, do tipo 4 ou 5 anos. 

Corinthians Renato Augusto: 
Bom jogador, chega com a experiência de ter jogado na Alemanha. Semelhante com o Douglas taticamente, minha dúvida é a parte técnica. Precisará se readaptar ao futebol brasileiro no quesito repertório e estratégia. 

São Paulo Aloísio: 
O seu forte é saber jogar com mobilidade dentro da área. Bom jogador, acredito muito no seu potencial. Mas ainda se encontra em desenvolvimento. Precisa amadurecer taticamente, pois na maioria das vezes demonstra sua capacidade individualmente. Lembra-me o Kléber gladiador. Consegue mesclar mobilidade com presença de área, mas diferente do atacante do Grêmio, ainda não aprendeu a pensar pela equipe. 

São Paulo Negueba: 

Ótima velocidade. Devido sua principal característica e com o passar do tempo deverá se consolidar como ponta direita. Não possui grande capacidade em drible, precisam trabalhar com ele as jogadas de linha de fundo e cruzamentos. Se conseguir melhorar o posicionamento sem a bola, fundamentalmente em corridas diagonais rumo a área, consequentemente dará maiores opções de jogo.
______________________________________________________________________
Vejam também as outras análises das novas contratações dos clubes brasileiros para 2013: 



Comentários

 
▲ Topo