
Chegou a hora da verdade. Neste domingo, o Mecão busca dar mais um passo em direção ao seu reerguimento no cenário da bola. O jogo com o Volta Redonda, que começa às 16 horas no Estádio Giulite Coutinho, pode sacramentar o retorno do clube ao Campeonato Brasileiro e a uma semifinal de turno no Estadual. A última vez em que o America alcançou estas duas situações foi em 2007.
De lá pra cá, o clube amargou o rebaixamento à Segundona do Rio em 2008 e saboreou a volta - com direito a título - no ano seguinte. Agora, é a hora de subir mais um degrau da longa escada que o America está escalando rumo a um lugar justo para as suas tradições.
Vencer e torcer
Não há jeito: o America tem de vencer ou vencer neste domingo. Qualquer resultado diferente fará com que o clube não alcance nenhum de seus objetivos. Porém, além de garantir os três pontos, será necessário torcer por alguns outros resultados na rodada.
Para chegar às semifinais da Taça Rio, o Mecão - que tem 11 pontos - precisa despachar o Voltaço e torcer para que o Duque de Caxias não perca para o Vasco (12) em partida realizada no mesmo horário.
Já na luta pela vaga na Série D, os olhos do torcedor rubro divide suas atenções com outras duas partidas. No sábado, o Olaria - que tem os mesmos 21 pontos que o America no somatório geral, porém com saldo inferior (zero, contra quatro do Mecão) - recebe o Madureira. Domingo, o Bangu, que hoje seria o dono da vaga, com 22 pontos, encara o Botafogo no Engenhão. Qualquer resultado que não seja a vitória dos Mulatinhos Rosados favorece a equipe americana.
Uma das lideranças do grupo, o goleiro Roberto está confiante no sucesso do Mecão.
- Eu ainda acredito. Vamos com tudo para vencer e esperar pelos tropeços necessários. No jogo do Vasco com o Duque de Caxias, ambos precisam do resultado, mais ainda o Caxias, que luta pra não cair. O Vasco é o favorito do jogo, mas o jogo se vence dentro do campo - destacou, falando sobre a disputa pelo lugar nas semifinais.
Time modificado
Desde o início da semana, o técnico Gabriel Vieira fez questão de espantar o baixo astral e reforçar que o America está forte na luta por suas metas, o que acabou resgatando o moral do grupo, que melhorou progressivamente nos treinos da semana.
- O coletivo desta sexta-feira foi um dos melhores do ano - disse Gabriel, referindo-se a vitória dos titulares sobre os reservas por 5 a 0.
Algumas mudanças vão acontecer. A volta do zagueiro Ciro (foto) ao time, assim como a efetivação do atacante Daniel Morais, são certas. Da Costa é o substituto do suspenso Gerson na lateral-esquerda. Joziel e Bruno Reis, que foram muito bem contra o Flamengo, tem chance de começar jogando.
Os 19 relacionados para a partida: Roberto e Rodrigo Café (goleiros); Claudemir, Da Costa e Tamba (laterais); Ciro, Fábio Braz e Luciano Almeida (zagueiros); Fred, Joziel, Júnior e Mael (volantes); Allan, Osmar e Bruno Reis (apoiadores) e Adriano, Daniel Morais, Felipe e Renan Silva (atacantes).
Assessoria de Imprensa - Futebol Profissional
Comentários