
PARANÁ
O Paraná Clube é o time brasileiro com o maior número de fusões. Vamos Lá: Em 1914, Leão FC e o Tigre FC formaram o Britânia.
Neste mesmo ano nasceu o Savóia. 1915 nasce o Água Verde que é incorporado pelo Savóia em 1920, surgindo da fusão o Palestra Itália. Em 1930, nasce o Ferroviário e, na Segunda Guerra mundial, o Palestra Italia troca de nome para Paranaense, que muda o nome para Comercial e depois Palmeiras.

A trajetória de fusões até se tornar o atual Paraná Clube
Em 1942, o Savóia troca o nome para Brasil. Com o fim da guerra, o Palmeiras volta a ser Palestra e o Brasil muda o nome para Água Verde. Em 1971, Britânia, Palestra Italia e Ferroviário fundem-se para formar o Colorado. No mesmo ano o Água Verde passa a se chamar Pinheiros. Em 19 de dezembro de 1989, Colorado e Pinheiros dão origem ao Paraná Clube.
O total de títulos estaduais que deram origem ao Paraná é de 29, apenas 4 a menos que o Coritiba, maior campeão paranaense.
Caso o Atlético Paraná (uma fusão pretendida do Atlético-PR antes de nasceu o atual Paraná) tivesse sido fundado, esse time seria uma mega-união (sem contar as mudanças de nomes) de 14 clubes. Até 1996, o total de títulos seria de 42.
Fonte: www.contestadorblog.blospot.com
Comentários