Com apenas 3,5 mil habitantes, Qaqortoq, um vilarejo localizado no sul da Groenlândia, é geralmente dominado por uma calmaria quase idílica. No entanto, isso mudou nesta terça-feira, dia 13 de setembro de 2010, quando a pitoresca localidade foi tomada por uma grande agitação.
Mapa da Groenlândia
Localização da Groenlândia
O motivo foi a viagem do presidente da FIFA, Joseph S. Blatter, que visitou pela primeira vez a maior ilha do mundo, uma região autônoma dinamarquesa com administração política própria. Em um dia ensolarado, o chefe da entidade máxima do futebol mundial foi alegremente cumprimentado por centenas de habitantes locais.
"Estou fascinado com esta recepção tão calorosa", comentou Blatter, que, em seguida, se dirigiu à prefeitura local para se reunir com representantes do município de Kujalleq. "Há muito tempo que eu queria vir à Groenlândia e estou contente por estar aqui com a minha delegação. Este lugar e a sua cultura são simplesmente impressionantes."
"É uma grande honra para mim poder recebê-lo entre nós", declarou a prefeita Kristine Raahauge ao fazer o discurso de boas-vindas. Após um breve passeio pela cidade, Blatter e o presidente da Federação Dinamarquesa de Futebol (DBU), Allan Hansen, oficializaram a criação do primeiro campo com grama artificial da Groenlândia.
A construção do estádio ultramoderno foi uma iniciativa da DBU e teve financiamento do projeto Goal da FIFA. O anúncio encheu de entusiasmo o presidente da Federação Groenlandesa de Futebol, Lars Lundblad, que também esteve presente ao lado do presidente da Federação Groenlandesa de Esportes, Nuka Kleeman.
No segundo dia da sua viagem à Groenlândia, o presidente da FIFA, Joseph S. Blatter, visitou a capital Nuuk. Na maior e mais populosa cidade do país, com cerca de 15 mil habitantes, ele foi recebido por Mimi Karlsen, ministra da cultura, educação, pesquisa e religião. A ministra agradeceu muito o campo com gramado oficial inaugurado no dia anterior na cidade de Qaqortoq, construído e financiado com o apoio do projeto Goal da FIFA.
"Este maravilhoso estádio serve de motivação para as pessoas e é algo incrível, pois torna possível que o futebol seja praticado durante todo o ano", comentou Karlsen. "O valor disso é inestimável, principalmente para a educação e a formação dos nossos jovens."
Imagens da cidade de Nuuk - capital da Groenlândia
"O futebol é uma escola da vida", analisou Blatter em conversa com o primeiro-ministro, Jens B. Frederiksen, e o presidente do parlamento, Josef Motzfeldt. "Ele transmite valores como disciplina, respeito e lealdade, que acabam sendo passados para a sociedade. O futebol une as pessoas e é uma importante parte do nosso convívio social."
Após assinar o livro de visitantes de honra da cidade e de conhecer o impressionante edifício do parlamento, o presidente da FIFA acompanhou com muito interesse uma apresentação do prefeito Asii Chemnitz Narup, que planeja construir um estádio coberto em Nuuk no ano que vem.
Bola rolando além do círculo polar
Em seguida, Blatter respondeu às questões de diversos representantes da mídia em uma conferência de imprensa e ouviu muitos elogios pelo entusiasmo dos groenlandeses. "É algo incrível estar neste maravilhoso território", disse o presidente da entidade máxima do futebol mundial. "O entusiasmo das pessoas pelo futebol e a sua hospitalidade são fantásticos. Estou me sentindo muito bem aqui desde que cheguei."
Após deixar Nuuk, Blatter seguiu para Ilulissat. A cidade é a terceira maior da Groenlândia, com cerca de 4,5 mil habitantes, e fica 200 km ao norte do círculo polar. Em meio a esse cenário inusitado, com paisagens fascinantes, a bola rolou mais uma vez. O presidente da FIFA assistiu a uma partida entre dois times locais e foi recebido com muito entusiasmo pelos jogadores. Completando a viagem, Blatter reuniu-se com representantes da comunidade de Qaasuitsup.
Fonte: FIFA.COM
Comentários