
O América Mineiro conheceu a primeira derrota fora de casa neste returno do Brasileirão da Série B, nesta terça-feira à noite, ao ser batido por 2 a 1 pelo Náutico, no estádio dos Aflitos, em Refice. Apesar da derrota, o time alviverde se manteve na vice-liderança da competição, com 49 pontos. Em jogo movimentado, o Timbu abriu o marcador com Joélson e ampliou a vantagem com Geílson. O atacante Jandson descontou para o Coelho. Antes, porém, o árbitro carioca João Batista de Arruda deixou de marcar um penâlti claro no lateral Jean Batista, no primeiro tempo, e outro no segundo, em Jandson, provocando revolta dos jogadores, comissão técnica e torcedores, que marcaram presença no estádio.
Para a próxima rodada, o América viaja até Juazeiro do Norte, no Ceará, para enfrentar o Icasa, no sábado (16/10), às 21h, pela 29ª rodada do Brasileirão. Neste jogo, o time não contará com o zagueiro Gabriel, que recebeu o terceiro cartão amarelo. Em compensação, o grupo ganha o reforço do meia Wesley, recuperado das dores na coxa esquerdo, e do artilheiro Fábio Júnior, que cumpriu suspensão por três cartões amarelos.
A partida
O jogo começou equilibrado, mas foi o América quem teve a primeira boa oportunidade. Aos 20 minutos, Dudu Araxá apareceu bem e cruzou para o gigante Jandson que mandou de cabeça por cima do gol. Logo em seguida, o atacante aproveitou a penetração do lateral Marcos Rocha e apareceu pela esquerda, mas chutou por cima do goleiro.
Na sequência, foi a vez de Leandro Ferreira receber a bola no cruzamento de Irênio e chutar pra fora.
Erro de arbitragem
O lance polêmico da primeira etapa ficou com o árbitro da partida João Batista de Arruda. Ao invadir a grande área, o lateral Jean Batista foi derrubado pelo goleiro Gledson dentro da área, e o juiz e o bandeirinha marcaram falta fora da zona.
Os pernambucanos souberam aproveitar o erro da arbitragem e abriram o marcador aos 39 minutos. Joélson subiu sozinho e cabeceou para o fundo das rede do goleiro Flávio.
Segundo erro
No início da segunda etapa, aos dois minutos, o atacante do Náutico, Zé Carlos, foi expulso logo aos 2 minutos. A desvantagem numérica poderia representar uma reação alviverde, que não aconteceu. Aos 15minutos, a bola sobrou para o atacante Geílson que, dentro da grande área, desviou do goleiro Flávio, marcando o segundo da equipe pernambucana.
Um minuto depois, o mesmo Geílson teve oportunidade de marcar o terceiro. O atacante fintou o marcador, driblou o Flávio, mas na hora de finalizar chutou por cima.
Aos 32 minutos o América já tinha em campo um maior poder ofensivo, com as entradas dos atacantes Thiago Silvy e Laécio no lugar de Dudu Araxá e Irênio, respectivamente. Silvy chamou a defesa do Náutico, driblou e chutou com perigo a direita do goleiro Gledson.
Dois minutos depois, Jandson recebeu a bola de Marcos Rocha dentro da grande área e mandou um bomba para o fundo da rede do goleiro do Timbu, fazendo Náutico 2, América MG 1.
A partir de então, o América Mineiro voltou a pressionar o adversário que pedia ansiosamente pelo término da partida. Com um minuto a menos do prometido nos acréscimos, o árbitro João Batista de Arruda finalizou o jogo.
Comentários