








Com dois jogos neste sábado e mais outros dois no domingo, a segunda  edição da Série D do Campeonato Brasileiro conhecerá os quatro  semifinalistas e representantes na Terceira Divisão em 2011 neste fim de  semana. Mesmo criada pela CBF em 2009, com o São Raimundo-PA  sagrando-se campeão, os clubes que estão na briga, em sua maioria sem  patrocínio e com dificuldades financeiras, têm que custear do próprio  bolso as viagens e hospedagens – fora os salários de jogadores e  comissão técnica. Na Série C, pelo menos, viagens e hospedagens são  garantidas pela própria Confederação Brasileira de Futebol.
  O Araguaína, de Tocantins, clube que menos perdeu dentre os oito que  restaram – apenas uma derrota ao longo da competição – tem uma folha  salarial de R$ 42 mil e seus jogadores estão com seus salários atrasados  em um mês. Caso derrote o Uberaba-MG, neste sábado, no Estádio João  Guido, não só garante o acesso à Série C como também será o primeiro  clube tocantinense a ascender a uma divisão do futebol brasileiro – a  melhor colocação de uma equipe do Tocantins em Brasileiros foi o sétimo  lugar do Palmas, na Série C, em 2007, e um oitavo lugar do mesmo time na  Copa do Brasil, em 2004.
  Representante do Rio de Janeiro, o tradicional Madureira é outro que  vive às voltas com dificuldades financeiras. Com uma folha salarial de  R$ 100 mil, segundo reportagem do jornal ‘O Globo’, do último domingo,  se mantém graças à formação e empréstimo de jogadores. O zagueiro  Vilson, por exemplo, está no Grêmio e o clube gaúcho cogita em  comprá-lo; Allan e Carlinhos estão no Vasco, e Muriqui, atualmente no  futebol chinês, rende uma porcentagem ao Tricolor Suburbano, que tem  partes de seus direitos federativos além de ser o clube formador. No  entanto, o presidente Elias Duba garante que se o acesso à Série C não  vier neste sábado contra o Operário-PR, em 2011 o Madureira está fora da  Série D.
  Após perder o primeiro confronto por 2 a 1, em Manaus, o Joinville  recebe o América-AM, em Santa Catarina, enquanto o Guarany de Sobral-CE,  com uma vantagem de dois gols conquistada fora de casa, terá o Vila  Aurora-MT em seus domínios.

Quando e onde: às 15h deste sábado, no Aniceto Moscoso.
Jogo de ida: Operário 2 x 4 Madureira. O time do Rio  pode até perder por dois gols de diferença para conseguir a vaga na  Série C do ano que vem. No entanto, a equipe paranaense terá que  derrotar o Tricolor Suburbano por três gols de diferença  e não sofrer  nenhum se quiser avançar. Se vencer por dois - e não sofrer nenhum - a  decisão irá para os pênaltis.
Campanhas: o Madureira acumula seis vitórias, três  empates e duas derrotas. Já o Operário venceu cinco vezes, empatando  duas e perdendo quatro.

Quando e onde: às 18h deste sábado, no Leôncio Miranda.
Jogo de ida: Uberaba 0 x 0 Araguaína. A equipe do  Tocantins se classifica com qualquer empate com gols. Persistindo o 0 a  0, a decisão da vaga irá para a disputa de penalidades. O time mineiro  avança com uma vitória simples.
Campanhas: O Araguaína acumula quatro vitórias, seis  empates e uma derrota. Já o Uberaba venceu cinco vezes, empatando quatro  e perdendo duas.

Quando e onde: às 17h deste domingo, na Arena Joinville.
Jogo de ida: América 2 x 1 Joinville. O time  amazonense pode até perder por um gol de diferença para conseguir a vaga  na Série C do ano que vem. Enquanto o time catarinense precisa vencer  por dois gols de diferença - e não sofrer nenhum. Caso o jogo termine 1 a  0 a favor do Joinville, a decisão da vaga irá para a disputa de  pênaltis.
Campanhas: o Joinville acumula seis vitórias, três  empates e duas derrotas. Já o América venceu cinco vezes, empatando três  e perdendo três.

Quando e onde: às 18h deste domingo, no Junco.
Jogo de ida: Vila Aurora 0 x 2 Guarany. O time  cearense pode até perder por um gol de diferença para conseguir a vaga  na Série C do ano que vem. A equipe do Mato Grosso terá que vencer por  três gols de diferença - e não sofrer nenhum - para conseguir a vaga.  Repetindo o resultado do jogo de ida, a vaga será decidida na cobrança  de penalidades.
Campanhas: o Guarany acumula cinco vitórias, quatro  empates e duas derrotas. Já o Operário venceu cinco vezes, empatando  duas e perdendo quatro.
 
 
























































Comentários