VASCO 5x2 UNIVERSITÁRIO-PER
EM NOITE DE VIRADA, DEDÉ FOI O NOME DO JOGO E DEDICOU VITÓRIA E CLASSIFICAÇÃO A RICARDO GOMES !
Uma partida épica, impossível de se perder, cheia de emoções, lances e cartões, esses foram os ingredientes do jogo entre Vasco e Universitário-PER: Jogo com três expulsões, briga entre jogadores e muita discussão em campo, o zagueiro Dedé foi o maior responsável por garantir a classificação do Vasco à semifinal da Copa Sul-Americana. Na noite desta quarta-feira, em São Januário, ele marcou dois gols, deu uma assistência e comandou a equipe em mais uma impressionante virada na competição: precisando vencer por três gols de diferença, eliminou o Universitário, do Peru, ao fazer 5x2.
Confusão entre os jogadores aconteceu após o término do primeiro tempo
O Vasco entrou em campo esbanjando motivação. Motivos não faltavam: sem marcar há três jogos e fraquejando no Campeonato Brasileiro, prescisava de boa atuação para ganhar fôlego; vinha de uma virada depois de resultado adverso, quando se classificou massacrando o Aurora por 8x3; recebeu a visita do técnico Ricardo Gomes, que se recupera de um AVC, no almoço; e por fim ia atuar com a equipe titular.
Com a presença maciça da torcida cruzmaltina, o jogo foi tenso. Após pequenas disputas e reclamações a cada vez que uma falta era marcada e a bola era tocada para longe os jogadores trocavam empurrões. A confusão começou após o apito final do primeiro tempo, quando jogadores de ambos os clubes chegaram a se agredir. A discussão continuou pelo túnel do vestiário, em clima tenso.
Antes disso, o Vasco dominou plenamente o jogo e acertou a trave logo aos 10min, quando Elton desviou cruzamento de cabeça. Aos 21min, após bate-rebate dentro da área, a bola sobrou para Juninho, que foi chutado por três jogadores do Universitário-PER. Carlos Amarilla deu pênalti. O Vasco abriu o placar em cobrança de Diego Souza, que colocou a bola com categoria no canto direito do goleiro Llontop.
O clima em São Januário esquentou ainda mais, o suficiente para permitir que, em desatenção, o Universitário pudesse empatar. Após rápido contra-ataque, Ruidíaz recebeu cruzamento longo, pegou de primeira na bola e encobriu o mal posicionado Fernando Prass para acabar com a empolgação vascaína. Com os ânimos exaltados, os jogadores brigaram na ida para o vestiário. Na volta para o segundo tempo, Amarilla expulsou Diego Souza e Gonzáles por conta do tumulto.
O jogo mal recomeçou e o Universitário-PER conseguiu virar o placar: Rabanal aproveitou sobra em cobrança de escanteio e bateu de fora da área. A bola desviou em Dedé, que completou 100 jogos nesta quarta-feira, e tirou Fernando Prass do lance. Neste ponto, o Vasco precisava de mais três gols. A reação foi quase imediata: o time brasileiro deu a saída, foi ao ataque e, em cruzamento, Elton desviou de cabeça para empatar.
Aos 12min saiu o quinto gol da noite, o terceiro do Vasco: Dedé recebeu pela direita, tentou o cruzamento e contou com a ajuda do goleiro Llontop, que aceitou ao tentar agarrar a bola no chão. Pouco depois, Fagner tentou bloquear chutão de Rabanal e levou um tapa do peruano, que acabou expulso, deixando o anfitrião em vantagem numérica em campo. Assim, o Vasco partiu para cima em buscar do resultado que parecia tão complicado.
Dedé fez mais um gol aos 26min, cabeceando em cobrança de falta e mandando a bola no ângulo direito de Llontop. O quinto gol, que já seria suficiente para a classificação, saiu aos 36 minutos, em nova participação do zagueiro vascaíno. O jogador desviou de cabeça uma cobrança de escanteio, Alecsandro se antecipou e desviou a bola para o fundo das redes.
Nos minutos finais, o Vasco fez festa com a sua torcida e até criou algumas oportunidades de ampliar o placar. Não levou sustos do Universitário-PER, que não teve forças para se recuperar - com dois homens a menos, jogava no sistema 4-3-1 tentando segurar o placar, tarefa que foi impossível por causa de Dedé. No final da partida, muito emocionado, Dedé dedicou a vitória e a classificação do clube ao treinador Ricardo Gomes a quem ele mesmo chama de Mestre e que Dedé disse que foi quem o ensinou a ser zagueiro.
Pela Copa Sul-Americana, o time terá pela frente o vencedor do duelo entre Arsenal de Sarandí (Argentina) e Universidad de Chile. O time argentino está em vantagem, já que venceu o primeiro jogo por 2x1, dentro de casa. A partida de volta está marcada para 17 de novembro. A semifinal da competição ainda não tem data marcada.
1 comentário
Rodrigo,
que grande vitória do Vasco.
Esse ano o Vasco faz juz ao seu slogan, é o time da virada, de muitas viradas. Fruto de um trabalho sério e competente...
ainda a salvação para o futebol brasilerio, rsrsrsrs.
Um abraço.
BLOG DO CLEBER SOARES
www.clebersoares.blogspot.com