Apuração no Carnaval de SP é marcada por confusão que só piorou com envolvimento de uma Torcida Organizada que provocou vandalismo!

http://imgs-srzd.s3.amazonaws.com/srzd/upload/c/o/confusao_carnaval_sp12.jpghttp://www.portaltimonfm.com.br/wp-content/uploads/2012/02/Invas%C3%A3o-e-depreda%C3%A7%C3%A3o-interrompem-apura%C3%A7%C3%A3o-do-carnaval-de-SP.jpg
http://www.noticiasbr.com.br/imagens/2012/02/carnaval-sao-Paulo-tumulto-interrompe-divulgacao-da-campea-2012.jpghttp://i1.r7.com/data/files/2C95/948E/3596/A187/0135/A1AB/FCFE/70A6/confusao7-g-20120221.jpg

CARNAVAL E TORCIDA ORGANIZADA NÃO COMBINAM!
Integrante da Império de Casa Verde inicia tumulto que continuou com vandalismo promovido por integrantes da Gaviões da Fiel!


http://veja.abril.com.br/assets/pictures/67865/confusao-na-apuracao-do-Carnaval-de-Sao-Paulo-imagens-da-Marginal-Tiete-2-size-598.jpg



Desde antes do início da apuração dos votos para sabermos quem seria a escola campeã do Desfile das Escolas de Samba de São Paulo já tivemos sinais que algo errado poderia ocorrer: A apuração começou com meia-hora de atraso porque os presidentes das agremiações estavam trancados com a Liga das Escolas de Samba de São Paulo para decidirem se aceitariam ou não as notas de dois jurados substitutos, que foram substituídos no 1º dia de desfile(5ª feira à noite) e a maioria das Escolas só souberam depois do desfile, claro que eles foram informados da mudança, que não é ilegal e até consta no regulamento, mas da forma que foi realizada é que causou toda essa discordância pois alguns presidentes alegaram que foram avisados por email ou telefone, entretanto já em cima da hora e no caso dos emails só foram lidos depois e essa atitude deixou muita gente disconfiada pois não foi de tamanha transparência esse acontecimento.


O pior de tudo são as presenças de torcidas organizadas na participação de desfiles, está virando praga mesmo em São Paulo, e este ano foi inédito pelo fato de ter as três maiores torcidas de futebol do estado representadas no Sambódromo do Anhembi: Gaviões da Fiel (Torcida Organizada do Corinthians), Mancha Verde (Torcida Organizada do Palmeiras) e a estreante na elite do Carnaval Paulistano a Dragões da Real (Torcida Organizada do São Paulo). Trata-se nada mais nada menos das 3 dentre as 4 maiores torcidas de clubes do Brasil, e não aprovo a participação dessas Escolas de Samba justamente pela baderna, vandalismo, violência, anarquia, e dentre outros aspectos, a rixa e a grande rivalidade entre esses clubes, que podem servir de incentivo a mais para mais ataques, brigas e confrontos entre essas facções rivais!


http://www.noticiasdeipiau.com/wp-content/uploads/carnaval-sp-2.png



É muito perigoso, arriscado, imprudente pensar que o que essas torcidas fazem dentro e fora dos estádios também não irão fazer no Sambódromo do Anhembi e fora dele, pois essas torcidas tanto no futebol quanto no carnaval usam o mesmo nome e não deixam de serem ligadas a esses clubes. Isso para mim é só mais uma desculpa pra transferir ainda mais a paixão e o fanatismo pelo clube de futebol também para o Carnaval aumentando ainda mais o risco de violência e insegurança numa coisa que deveria ser evitada pois pra mim a Liga das Escolas de Samba de SP ao permitir o ingresso dessas agremiações procuraram sarna para se coçar e causaram mais um problema gratuito e que deveria ser evitado de maneira bem mais inteligente.



E nesta terça-feira de Carnaval um integrante da Escola de Samba Império de Casa Verde, invadiu a mesa de leitura dos votos e tomou das mãos do locutor o envelope com os votos restantes que ainda faltavam e os rasgaram na frente de todos. Naquele momento era o último quesito a ser lido e faltavam as notas de dois jurados para o fim das apurações. O jovem que começou toda a confusão foi Thiago Ciro Tadeu Farias, de 29 anos.


Thiago invadiu o local de apuração, agrediu o locutor e rasgou envelopes
Thiago invadiu o local de apuração, agrediu o locutor e rasgou os envelopes com as notas que ainda restavam para serem divulgadas!


Thiago antes de usurpar e rasgar os envelopes, também agrediu o locutor com um chute. Segundo a Deatur (Delegacia Especializada em Atendimento ao Turista) por meio do delegado Luiz Fernando Saab, o integrante da Império de Casa Verde, Thiago Ciro Tadeu Farias já tem passagens na polícia por porte ilegal de arma, furto e formação de quadrilha. Depois que Thiago acendeu o pavil, integrantes da Gaviões da Fiel, que também estavam revoltados com suas últimas notas pois estavam em 4º lugar e depois despencaram para a 9ª colocação, não se contiveram e deram sua contribuição para que a apuração tivesse mais problemas e aí começou mesmo o vandalismo.



Membro da Gaviões da Fiel é preso após tumulto durante a apuração das notas do carnaval em São Paulo (Foto: Raul Zito/G1)
Momento em que Cauê Santos Ferreira, integrante da Gaviões da Fiel, foi detido e levado pela polícia



Na confusão também foi preso um integrante da Gaviões da Fiel, Cauê Santos Ferreira, de 20 anos, e também mais outras três pessoas, que não tiveram ainda seus nomes revelados pela Polícia Militar e foram acusados de terem porte de entorpecentes. Cauê Santos Ferreira, (da Gaviões da Fiel) e Thiago Ciro Tadeu Farias (da Império de Casa Verde) serão indiciados por supressão de documentos e dano qualificado ao patrimônio público e encaminhados para um Centro de Detenção Provisória. Cauê ainda não tinha passagens pela polícia.


Torcedores da Gaviões da Fiel saíram da arquibancada caminham pela Marginal Tietê, que foi interditada pela Polícia. (Foto: Reprodução/TV Globo)
Torcedores da Gaviões da Fiel deixando o Sambódromo do Anhembi após o tumulto!



E no calor dos ânimos exaltados foram chamando os torcedores alvinegros para descerem das arquibancadas e muitos deles tentaram invadir o espaço destinado aos integrantes da Liga das Escolas de Samba. Foram arremeçadas garrafas em direção à mesa de divulgação das notas, cadeiras foram arremeçadas perto da grade de proteção que separava a torcida e o público em geral dos organizadores. Houve correria e muitos integrantes da Gaviões da Fiel derrubaram as grades de proteção e alguns delas foram levadas para fora do Sambódromo como mostraram as equipes de tv, algumas grades foram deixadas na Marginal Tietê que passa ao lado do Sambódromo do Anhembi e talvez até uma delas foi jogada no leito do Rio Tietê. Minutos depois a arquibancada na parte que estavam os integrantes da Gaviões da Fiel ficou vazia e outras escolas vendo a confusão começaram a deixar o local. Tinham aproximadamente cerca de 3.500 corintianos no local segundo a Polícia Militar. Até alguns trofeus foram danificados e também o que iria para a escola campeão ficou amassado. Um integrante da escola Rosas de Ouro foi acusado de danificar um trofeu, que parecia ser o que seria entregue ao 5º colocado.


Pra mim o policiamento falhou sim, pois deixaram Thiago pular as grades de proteção agredir o locutor e lhe tirar os envelopes,depois rasgar e sair correndo para começarem a tomar uma providência, o que foi determinante para que aquilo fosse somente o início de um tumulto em que ninguém sairia ganhando. Um carro da Escola Pérola Negra foi queimado e a direção da escola culpou a Escola Gaviões da Fiel pelo ato de vandalismo. O carro alegórico estava na área de dispersão do Anhembi e antes da chegada do Corpo de Bombeiros, integrantes da Pérola Negra e de outras escolas usaram água e extintores para tentar apagar o incêndio. Logo após os Bombeiros chegaram e ainda levaram alguns minutos pra findarem as chamas, mas quase nada sobrara do carro. Ainda no Sambódromo alguns diretores de outras escolas começaram a discutir e se estranhar, mas não chegaram a se agredir pois a polícia já estava ali por perto. Até uma câmera da Rede Globo foi destruída. Segundo a polícia, Thiago Ciro Tadeu colocou parte dos envelopes rasgados na calça (como foi mostrado pela Tv) e estes pedaços foram encontrados em um banheiro químico.





Voltando ao assunto sobre Torcidas Organizadas serem Escolas de Samba, quem deu sequência ao tumulto e o vandalismo foi a Gaviões da Fiel, mas poderia ter sido qualquer uma delas, pois seus indivíduos em grande parte se destacam mais pelas brigas, badernas e vandalismos. Ontem foi a Gaviões da Fiel, no próximo Carnaval poderá ser a Mancha Verde ou a Dragões da Real ou até o pior ainda, um terrível confronto entre essas facções que se disseminaram no futebol e agora estão invadindo também o Carnaval e creio que o intuito não é de darem espetáculo e sim de fazerem o mesmo que promovem nas praças esportivas, pois a violência causada por esses indivíduos contribuem e vem contruindo e muito no esvaziamento de torcedores de nossos estádios, o que é um câncer pro nosso futebol!


Após 5 horas de reunião foram mantidas as notas até as 17:25 hs (horário em que foi interrompido as apurações) e a escola que estava na frente foi oficialmente aclamada a grande campeã do Carnaval Paulistano de 2012. A Mocidade Alegre venceu o Carnaval de SP com 160 pontos. Em 2º veio a Rosas de Ouro com 159,8 pontos e na 3ª posição ficou a Vai-Vai com 159,7 pontos. As rebaixadas foram a Pérola Negra com 158,1 pontos e a Camisa Verde e Branca que teve 156,9 pontos e que foram as que ficaram nas duas últimas colocações em SP. A Mancha Verde ficou em 4º lugar com 159,5 pontos. A Dragões da Real ficou em 8º lugar com 159,3 pontos e a Gaviões da Fiel também teve os mesmos 159,3 pontos mas terminou na 9ª posição. Apesar da polícia ter falhado no início, depois ele se redimiu e reverteu a situação pois não houve confrontos entre as toricdas o que seria sim uma tragédia.


Será que vale a pena correr todo esse risco? Isso foi só um pequeno sinal, que deve servir de alerta. Carnaval e Torcida Organizada é uma mistura muito perigosa.






9 comentários

Mariana Prado em 22 de fevereiro de 2012 às 13:36

Isso é que dá misturar Torcida Organizada com Carnaval é mais uma pitada de incentivo ao vandalismo, banditismo, violência e badernas!

Estava escrito que hora ou outra essas Torcidas Organizadas mostrariam suas caras e a Gaviões da Fiel foi a primeira a mostrar a que veio!

As outras seguirão tambem, com certeza,esse mau exemplo!

E pra polícia de SP e pra Liga das Escolas de Samba de SP:
DESORGANIZAÇÃO - NOTA : DEZ !!!! !

Anônimo em 22 de fevereiro de 2012 às 14:00

Gaviões da Fiel - VANDALISMO: Nota 10 !

Carlos Henrique em 22 de fevereiro de 2012 às 15:42

Lugar de Torcida Organizada é nas arquibancadas empurrando e incentivando seu time e não fazendo vandalismo nas ruas, nos estádios, no metrô, no Sambódromo! Isso é coisa de marginal , torcedor que é torcedor de verdade não fará nada que prejudicará seu time e não jogam nem um copo sequer no gramado, esses aí são vândalos e não só da Gaviões, em todas as torcidas tem essa banda podre e como vc disse essa foi a vez da Gaviões mas é só aguardar que as outras serão as próximas!

Fabiano Henrique em 22 de fevereiro de 2012 às 16:01

Rodrigo, a maior culpa foi a polícia que demorou pra agir e alguns diretores que estavam conversando com esse tal de Thiago Ciro Farias.

A polícia deixou ele deitar e rolar, pular, pegar e rasgar e só o deteve bem depois, a Globo e Globonews mostraram ele junto com outros diretores e depois ele saiu e já foi fazer aquilo!

A Liga das Escolas de SP é indiretamente culpada por permitir que Torcid. Organizadas entrem em forma de Escolas de Samba , epnsem se a Gaviões e Mancha se encontrassem? Seria um massacre!

Anônimo em 22 de fevereiro de 2012 às 18:43

Com torcida organizada no meio confusão pouca é bobagem. Um capítulo anunciado. Você não vê falar que torcida organizada fez mutirão pra ajudar a construir casa aos pobres, não veem eles doarem sangue, serem voluntários em hospital de pessoas que sifrem de doenças como câncer por exemplo, eles não trabalham, não produzem, não são solidários e ainda fazem arruaças e promovem essas cenas tão mesquinhas que só energúmenos como eles poderiam fazer.

#NãoÀsTORCIDASORGANIZADAS

Anônimo em 22 de fevereiro de 2012 às 23:42

Tempestade em copo d agua . Isso tudo só porque foi a escola de samba do Corinthians.

Janaína Mesquita em 23 de fevereiro de 2012 às 08:01

Até que enfim o prefeito de SP deu uma de durão. Ele foi muito direto e disse que não repassará recurso algum se alguma escola que estiver envolvida nessa confusao não for excluida do proximo desfile!

Anônimo em 23 de fevereiro de 2012 às 12:16

SÓ FALTOU A POLÍCIA CANTAR PRA ESSE CARA:
AI SEU EU TE PEGO, AI, AI SE EU TE PEGO!

POIS TUDO AGORA O POVO TOCA ESSA MÚSICA!

Anônimo em 23 de fevereiro de 2012 às 12:51

Quesito Libertadores: Gaviões: 0.

Quesito bandidagem: Gaviões, 10!

 
▲ Topo