Curiosidades: Brasil já é o 6º país que obtém mais lucro com o futebol!

http://4.bp.blogspot.com/_8aSrAfXvn4c/S-3COquKQlI/AAAAAAAAADs/mHEsEUQKwrk/s1600/bola+da+copa+forma+de+mundo.jpg



Um levantamento realizado pela BDO RCS Auditores Independentes, encomendado pelo jornal O Estado de São Paulo, mostrou que o Brasil não está apenas entre as economias mais importantes do mundo. O país faz parte do ranking dos maiores mercados do futebol ficando atrás de França, Itália, Espanha, Alemanha e a líder Inglaterra. O Brasil também é o sexto colocado na lista dos países que mais lucram com o futebol.


O Brasil conseguiu a façanha de ultrapassar a até então sexta colocada, a Holanda. Isso aconteceu porque o país movimentou, na temporada de 2010, R$ 1,5 bilhão em negócios envolvendo o esporte mais popular do mundo. O levantamento da consultoria leva em conta os 25 principais clubes do Brasil e a movimentação financeira referente às cotas de televisão, receitas de estádios e marketing. A Inglaterra, líder nesse quesito, fatura com sua Premier League o equivalente a R$ 5,7 bilhões.


Como mostrado aqui no GERAL E.C, talvez seja essa a vantagem que proporcionou ao Manchester United ser nomeado o time com marca mais valiosa do mundo no futebol, ultrapassando o Real Madrid.



Vale ressaltar que, na Europa, os pontos considerados pela pesquisa são bem desenvolvidos e consolidados no mercado esportivo. Nas receitas de transmissão, por exemplo, já estão inclusos percentuais referentes à aparelhos móveis e Internet. As receitas de marketing também merecem destaque, já que os clubes europeus utilizam muito bem seus produtos licenciados e outras ações, enquanto no Brasil, os times investem muito fortemente nos patrocínios de camisas, exclusivamente. No quesito estádio o Brasil também fica atrás, pelo fato de a maioria dos clubes não possuírem estádios próprios e utilizarem praças esportivas públicas essa receita não é tão relevante para o país.


O fator positivo que colaborou para o avanço no Brasil pode ser explicado pelo momento econômico favorável pelo qual o país passa. Ao contrário do Velho Continente, que sofre com uma das maiores crises econômicas da história. Enquanto os países europeus já têm seus campeonatos consolidados e os clubes mantêm suas receitas, os times brasileiros acompanham a expansão do país. A projeção dos especialistas é que o Brasil será a quinta potência nos negócios esportivos em 2014, impulsionado pela realização da Copa do Mundo.


Este levantamento não considerou os valores gerados pelas negociações de jogadores. Isso porque essa estimativa corresponde a uma receita variável, o que pode distorcer a leitura da pesquisa. Abaixo quanto arrecada as principais ligas de futebol:






Comentários

 
▲ Topo