Fifa diz que está aberta a novas tecnologias e começa a incluí-las no 2º semestre deste ano!

Jérôme Valcke, secretário-geral da Fifa, elogiou aprovação de barreira do véu entre mulheres. Foto: AP

Jérôme Valcke, secretário-geral da Fifa, elogiou aprovação de barreira do véu entre mulheres


FIFA APROVA TECNOLOGIA E USO DE VÉU ENTRE AS MULHERES É PERMITIDO


Após reunião da International Football Association Board (Ifab) na cidade inglesa de Surrey, a entidade máxima do futebol mundial admitiu o uso de aparatos em partidas oficiais, de forma a auxiliar na solução de questões polêmicas.


"É um avanço importante para nós, mas é igualmente importante que implementemos a tecnologia corretamente", disse Alex Horne, secretário geral da Associação de Futebol da Inglaterra (FA). "O sistema deve ser preciso, do contrário não vale a pena tê-lo, mas estamos muito confiantes de que a tecnologia está passando nos testes. A nossa expectativa, uma vez que as empresas atendam aos critérios, é de aprovar o uso dos sistemas no dia 2 de julho em Kiev", completou, citando a data do próximo encontro da Internacional Board.


Os testes citados por Horne são conduzidos por um instituto independente, que avaliou oito empresas particulares entre novembro e dezembro. Duas delas, a Hawk-Eye e a GoalRef, oferecem métodos como reconhecimento ótico, câmeras, bolas especiais e campos magnéticos para avaliar gols irregulares, por exemplo. Ambas serão novamente testadas entre março e junho para que a International Board decida novamente - desta vez, em definitivo - pela adoção. O encontro dos membros será em Kiev, em 2 de julho, um dia após a final da Euro 2012 na capital da Ucrânia. A tendência é que os membros aprovem caso não haja problemas.


"Estamos apoiando a tecnologia da linha de gol há algum tempo e ela está se revelando eficiente", declarou Stewart Regan, secretário geral da Federação Escocesa de Futebol. "A apresentação do Empa (instituto que conduz os testes) foi excelente e estamos satisfeitos por ver as duas empresas irem adiante", completou.


Véu para as mulheres: sinal verde


O encontro da International Board em Surry também aprovou por unanimidade a adoção de véus por mulheres que adotem a peça por questões religiosas. A proposta foi defendida pelo príncipe da Jordânia, Ali Bin Al Hussein, e depende apenas de estudos de questões de saúde e segurança para que seja oficialmente aceita.


"O príncipe Ali fez uma apresentação perfeita", afirmou Jérôme Valcke, secretário-geral da Fifa. "Ele explicou a importância do tema em sua região. Era importante que tivéssemos a oportunidade de ouvir o que ele tinha a dizer e a decisão da (International) Board foi unânime. Se as mulheres não podem jogar por conta do véu, nós da Fifa ficamos muito felizes em autorizá-las, para que as mulheres do mundo todo tenham acesso ao futebol", completou. O príncipe Ali, por sua vez, mostrou otimismo com a próxima reunião, em solo ucraniano. "É uma satisfação que a decisão tenha sido unânime", comemorou. "Estou muito confiante que a questão será ratificada em julho", completou.


- Confira o resultado final das propostas na pauta da International Board:


  • Tecnologia no futebol

Aprovada em primeira instância, a adoção da tecnologia no futebol será testada até junho. Caso novamente aceita, deverá entrar em campo a partir do segundo semestre, de forma a ajudar na marcação de gols duvidosos.


  • Véus para mulheres

Aprovação unânime na primeira reunião da International Board, será novamente votada e deve passar. O objetivo da Fifa é permitir que as jogadoras adeptas da prática não precisem entrar em conflito por questões culturais para poderem praticar o esporte.


  • Localização de anúncios publicitários

A regra será modificada, mas o comunicado da Fifa não entra em detalhes.


  • Sprays dos árbitros

Artifício usado há bastante tempo no Brasil, será permitido em todo o mundo. Segundo a Fifa, a International Board "permitiu que as federações do mundo todo usem spray para ajudar os jogadores a respeitarem a distância regulamentar nas cobranças de tiro livre".


  • Substituições

A Fifa concordou em retirar a proposta por uma quarta substituição nas partidas que forem para a prorrogação. No entanto, a International Board "ofereceu às quatro federações britânicas a opção de realizarem um teste de dois anos relativo ao número de substituições autorizadas no futebol amador".


  • Indumentária

A International Board alterou a regra referente aos equipamentos dos jogadores, "estabelecendo que fitas adesivas e materiais semelhantes, quando utilizados, sejam de cor idêntica à das meias". Ou seja: é o fim daquele esparadrapo sobre o meião vermelho.


  • Bola ao chão

A regra será modificada em caso de chute direto para as redes, mas o comunicado da Fifa não entra em detalhes.


  • Punição tripla

Refere-se à falta na área, que contabilize: 1: pênalti ou gol; 2. cartão vermelho, e 3: suspensão do jogador. A Fifa anunciou apenas que a questão será "analisada posteriormente".


  • Árbitros adicionais

São como os que estão sendo usados no Brasil, junto às linhas de fundo. O experimento será mantido, inclusive na Liga dos Campeões da Europa. "Um relatório final será levado à Assembleia Extraordinária de julho para que uma decisão definitiva quanto ao futuro dos árbitros assistentes adicionais também possa ser tomada", diz a Fifa.


Fonte: Terra





2 comentários

Célio Caetano em 4 de março de 2012 às 14:08

Tem que meter o pau mesmo nesse povo preguiçoso do PT que não faz nada, a não ser greve e botar dinheiro nas cuecas.

Tem que se trabalhar e muito, noite e dia, pois passaremos vergonha ao vivo durante 1 mes e pra todo mundo ver.

- em 4 de março de 2012 às 16:15

Acho certo a FIFA fazer isso, cada dia está mais difícil de apitar um jogo de futebol e cada dia está mais comum erros de arbitragem, que eu ao me ver não prejudicam o jogo, mas são inconvenientes.

Comunicado CP -Volta do sistema de comentários + Fim do Bolão CP

 
▲ Topo