Eurocopa: Espanha vence Portugal nos pênaltis e vai em busca do bi da Euro

Portugal (Flag) PORTUGAL (2)0x0(4) ESPANHA Spain (Flag)
Semi Final -15h45- Donbass Arena -Donetsk-UCR

Na primeira Semi Final da Euro Copa, Portugal encarou a Espanha. Para a minha surpresa, quem jogou melhor foram os portugueses. E jogaram melhor pelo fato de terem neutralizado o tradicional toque de bola espanhol, com uma forte marcação como de praxe. Já a Espanha, inteligentemente jogava todo o jogo para cima de Jordi Alba, que sempre se apoiava no Xabi Alonso. Vai parecer até puxação de saco, mas novamente elogio o Del Bosque por essa mudança. Ele percebeu que o meio de campo espanhol estava morto nos jogos dessa Euro. Só ganhava uma sofisticação com Fábregas.


Já a estratégia de Portugal, era se apoiar em Cristiano Ronaldo. E a seleção se apoiou nele, por que a Espanha conseguiu anular as jogadas de Nani. No entanto as de Cristiano, é lógico que eles não conseguiram. Porém ele foi esperto, ao fazer o seu já conhecido revezamento com Fábio Coentrão. Fez isso para se poupar no segundo tempo. Ainda falando em se poupar, a Espanha também aceitou a marcação portuguesa, por que eles sabem que vai chegar uma hora que os gajos irão cansar. Aí que eles vão dar esperar para dar o bote.


Nessa segunda etapa, o jogo se manteve o mesmo. A prova disso foi que a posse de bola por exemplo, seguiu na casa dos 50 a 60%. Apesar de que no geral tudo se manteve a mesma coisa, tivemos outra mudança de estilo pelo lado da Espanha. Se no primeiro tempo, tudo se apoiava no Jordi Alba, no segundo tempo Fábregas e Navas entraram, melhorando bastante a Espanha. Acho que colocar os dois como titulares, não seria exagero, mas só tenho dúvidas em relação ao Navas. No meu ver, não é melhor que o David Silva. Para concluir essa análise do segundo tempo, Portugal também manteve seu estilo, explorando mais o seu meio de campo e também Cristiano Ronaldo -claro-.


Na prorrogação, tivemos também o mesmo estilo no primeiro tempo da prorrogação, mas no segundo tempo, a Seleção de Portugal resolveu recuar de vez e usou completamente a estrategia de forçar a marcação, para tirar a agilidade da Espanha -esse tipo de estratégia que vem dando certo, mesmo desgastando a seleção que faz isso-. E a Espanha, foi para cima, ao tirar Xavi e colocar Pedro. Está claro que a Espanha sentiu muito a ausência de David Villa, que está machucado. O ataque espanhol também está ruim. Fato que fez com que os laterais tivessem que se desdobrar na armação das jogadas.

Cobranças de pênalti
Xabi Alonso (ESP/Perdeu), João Moutinho (POR/Perdeu), Iniesta (ESP/0x1), Pepe (POR/1x1), Piqué (ESP/1x2), Nani (POR/2x2), Sergio Ramos (ESP/2x3), Bruno Alves (POR/Perdeu) e Fábregas (ESP/2x4).

Estatísticas do jogo
Finalizações: Portugal 10|Espanha 11.
Escanteios: Portugal 6|Espanha 7.
Faltas: Portugal 31|Espanha 21.
Cartões Amarelos: Portugal 5|Espanha 4.
Cartões Vermelhos: Portugal 0|Espanha 0.
Posse de bola: Portugal 43%|Espanha 57%.

Ficha Técnica
Data: 27 de junho de 2012, Quarta.
Horário: 15h45 (Horário de Brasília).
Árbitro: Cüneyt Çakır (TUR).
Assistentes: Bahattin Duran (TUR) e Tarik Ongun (TUR).
Cartões amarelos: Sergio Ramos (ESP), Fábio Coentrão (POR), Sergio Busquets (ESP), Pepe (POR), João Pereira (POR), Arbeloa (ESP), Bruno Alves (POR), Miguel Veloso (POR) e Xabi Alonso (ESP).
Cartões vermelhos: Nenhum.
Gols: Nenhum.
Portugal: Rui Patrício; João Pereira, Pepe, Bruno Alves, Fábio Coentrão; Raul Meireles (Varela), Miguel Veloso (Custódio), João Moutinho; Nani, Cristiano Ronaldo, Hugo Almeida (Nélson Oliveira).
Técnico: Paulo Bento.
Espanha: Casillas; Arbeloa, Piqué, Sergio Ramos, Jordi Alba; Xavi (Pedro), Sergio Busquets, Xabi Alonso; David Silva (Jesús Navas), Iniesta e Negredo (Fábregas).
Técnico: Vicente del Bosque.



Comentários

 
▲ Topo