Eurocopa: Prandelli erra feio na tática, e a Espanha atropela a Itália



Spain (Flag)ESPANHA 4x0 ITÁLIA Italy (Flag)
Final -15h45 - Nacional de Kiev - Kiev-UCR


Na final da Euro 2012, a Espanha confirmou o seu favoritismo e venceu a Itália por 4 a 0. Ao meu ver, isso se resultou por méritos do time espanhol -claro-, mas também pelo fato do técnico Cesare Prandelli ter errado na tática. Não irei execrar ele aqui, no entanto ele errou ao montar uma linha de três na defesa e deixar o meio de campo italiano quase morno. Isso que ele fez acabou deixando o time da Espanha livre, livre para impor seu ritmo de jogo através do seu meio de campo técnico. E através de um meio de campo que finalmente jogou bola nessa Euro Copa 2012.



Para concluir a minha observação tática, eu acho que se o Prandelli tivesse entrado no 4-3-1-2, anulando as laterais, fechando o meio de campo e marcando em especial o Xavi, talvez a Itália tivesse ido melhor. Mas foi isso, a Espanha não teve dificuldades para impor o seu jogo, foi bem e fez por merece, já que a Alemanha não teve um meio de campo eficiente, e a dona Itália foi mau taticamente. Em relação ao torneio, Jordi Alba deve ser eleito a revelação do torneio. Ótimo lateral, técnico, veloz e faz o time jogar muito bem. Diversas vezes Del Bosque jogou a responsabilidade nele. Em todas as vezes, ele foi muito bem.


Estatísticas do jogo
Finalizações: Espanha 14|Itália 11.
Escanteios: Espanha 3|Itália 3.
Faltas: Espanha 17|Itália 10.
Cartões Amarelos: Espanha 1|Itália 1.
Cartões Vermelhos: Espanha 0|Itália 0.
Posse de bola: Espanha 52%|Itália 48%.

Ficha Técnica
Data: 1 de julho de 2012, Sexta.
Horário: 15h45 (Horário de Brasília).
Árbitro: Pedro Proença (POR).
Assistentes: Bertino Miranda (POR) e Ricardo Santos (POR).
Cartões amarelos: Piqué (ESP) e Barzagli (ITA).
Cartões vermelhos: Nenhum.
Gols: David Silva (ESP) aos 14 minutos do primeiro tempo, Jordi Alba (ESP) aos 41 minutos. Fernando Torres (ESP) aos 39 minutos do segundo tempo e Juan Mata (ESP) aos 43 minutos.
Espanha: Casillas; Arbeloa, Piqué, Sergio Ramos, Jordi Alba; Xavi, Sergio Busquets, Xabi Alonso; Fábregas (Fernando Torres); David Silva (Pedro), Iniesta (Juan Mata).
Técnico: Vicente del Bosque.
Itália: Buffon; Abate, Barzagli, Bonucci, Chiellini (Balzaretti); Pirlo; Marchisio, Montolivo (Thiago Motta), De Rossi; Cassano (Di Natale), Balotelli.
Técnico: Cesare Prandelli.

Gabriel Tramarin



Comentários

 
▲ Topo