Estaduais 2013: Veja como foram as primeiras rodadas dos principais estaduais:


 
GIRO PELOS ESTADUAIS 2013:

Os principais Campeonatos Estaduais de 2013 já tiveram suas primeiras rodadas realizadas e já teve time grande dando vexame, discussão entre jogador e técnico, time pequeno surpreendendo ..., enfim os estaduais e seu charme estão de volta para os apaixonados por esses torneios assim como eu. Tem gente até que não gosta mais eu não acharia graça do futebol brasileiro sem os tradicionais estaduais e suas curiosidades.

Muitos desses campeonatos já estão partindo para a 4ª rodada e alguns começaram mais cedo e estão algumas rodadas adiante. No caso do Nordeste, os clubes que ficaram nas primeiras colocações em seus estaduais em 2012 estão disputando a Copa do Nordeste e só começaram participar dos jogos de seus respectivos estados a partir da segunda fase. Lembrando que, dos 9 estados da região nordeste, somente os clubes dos estados do Piauí e do Maranhão é que não estão participando dessa edição desse torneio regional. Já o Campeonato Mineiro, um dos estaduais mais tradicionais e importantes do país, terá início somente a partir do dia 02 de fevereiro.


Com o pé direito: Tigre, de cara nova, arrasa Camboriú na estreia   
 
No Campeonato Catarinense, um dos mais equilibrados do país onde os times do interior se equivalem aos da capital, o Figueirense é quem está se dando melhor nessas 3 primeiras rodadas e lidera com 7 pontos. Enquanto isso os outros 3 grandes de Santa Catarina estão mais atrás na classificação: Criciúma (5ª posição - 5 pontos), Joinville e Avaí  (6ª e 7ª posições respectivamente, ambos com 4 pontos). Enquanto isso, Chapecoense, Metropolitano e Juventus estão com 6 pontos cada e ocupam da 2ª até a 4ª colocação. As únicas equipes que estão invictas são o Figueirense e o Criciúma. Lá embaixo se encontram Hermann Aichinger e Camboriú, sendo que o Camboriú está na última posição pois perdeu todos os três jogos que disputou até agora e o Hermann Aichinger é o antepenúltimo com um ponto, pois empatou uma vez e perdeu duas. O Criciúma foi quem marcou a maior goleada até agora com os sonoros 6x0 em cima do Camboriú na rodada inicial. O destaque da 2ª rodada foi a vitória da Chapecoense por 4x1 diante do Avaí. Já a terceira rodada marcou a primeira vitória do Joinville neste catarinense onde o coelho venceu o Metropolitano pór 1x0. Os artilheiros até agora são Zé Carlos (Criciúma) e Diego Felipe (Chapecoense) com 3 gols cada um. 


  Wellington Nem gol Fluminense (Foto: Bruno Turano / Photocamera) 


No Carioca, sem grandes surpresas! Flamengo e Flumiense lideram o grupo B com 7 pontos e o Vasco está na ponta do grupo A com 9. O Botafogo é o 3º do grupo com 5 pontos e vê o Friburguense guardando o seu lugar na 2ª colocação com 6 pontos. O Vasco vem surpreendendo e goleou o Boavista por 3x0 na estreia e depois venceu duas vezes pelo placar de 4x2 (contra Macaé e Resende), o Fluzão também começou com tudo e fez 2x0 no Nova Iguaçu, depois 3x1 no Olaria e empatou com o Botafogo em 1x1. O Fogão goleou o Duque de Caxias na estreia por 3x0 depois decepcionou feio ao empatar sem gols com o Bangu e na 3ª rodada ficou no 1x1 com o Flu com direito a grande exibição do goleiro Jeferson, o paredão da rodada! Já o Fla venceu o Quissamã por 2x0 na estreia do Cariocão, depois tropeçou ao empatar em 1x1 com o Madureira e nessa última rodada venceu o Volta Redonda no último lance do lance pelo placar chorado de 1x0. Bernardo, do Vasco, é o artilheiro da competição com 4 gols marcados em 3 rodadas.

Neymar na partida do Santos contra o Botafogo-SP (Foto: Lucas Baptista / Ag. Estado)No Paulistão o Palmeiras está nitidamente abalado e parece sentir que 2012 ainda não acabou: o time é o pior dentre os 4 grandes de SP nesse começo de estadual - foram 1 empate, uma derrota e uma vitória! O Verdão empatou em 0x0 com o Bragantino no Pacambu, depois derrotou o Oeste por 3x1 em São José do Rio Preto e nessa última rodada perdeu de virada para o modesto Penapolense por 3x2, um verdadeiro vexame. O alviverde tem 4 pontos e está na 8ª posição. Já o Santos lidera com 7 pontos: (duas vitórias e um empate - venceu o São Bernardo (3x1), Botafogo-SP (3x0) e empatou em 2x2 com o Bragantino). O São Paulo tem 6 pontos e está na 4ª colocação pois derrotou o Mirassol por 2x0 e o Atlético Sorocaba por 2x1 porém tem um jogo a menos devido estar disputando a pré-Libertadores. O Corinthians está se poupando nesse início de Paulistão e é apenas o 12º com 4 pontos somados, entretanto não é preocupante devido ao seu brilhante elenco e por não se apresentar com o que tem de melhor (ao contrário do Palmeiras). O alvinegro empatou com o Paulista em 1x1 na estreia com direito a uma pedalada do chinês Zizao, que depois deu o passe para o gol corintiano. Na rodada seguinte o Timão perdeu para a Ponte Preta por 1x0, depois venceu o Mirassol pelo placar de 1x0. O artilheiro é o atacante Neymar, do Santos, com 4 gols em 3 jogos.
O Campeonato Goiano começou com o Atlético-GO decepcionando, o clube rubronegro foi rebaixado para a 2ª divisão do Brasileirão e parece que ainda não se reecontrou: foram duas derrotas e 1 empate. O Dragão estreou perdendo fora de casa por 3x1 para o Goianésia e na rodada seguinte novamente foi derrotado, desta vez por 3x0 em casa, para o Anápolis. Somente na última rodada é que o time marcou seu primeiro ponto, foi no clássico decepcionante e sem graça contra o Goiás, onde as equipes ficaram no 1x1. Por falar em Goiás, o time esmeraldino lidera o torneio junto com a Aparecidense, pois ambos tem 7 pontos: o Goiás derrotou o Itumbiara e o Grêmio Anápolis (2x0 e 3x1, respectivamente) e a Aparecidense superou o Anapolis (1x0), empatou com o Rio Verde (1x1) e depois surpreendeu ao derrotar o CRAC por 3x1 no último domingo. Outros que também estão fazendo bonito são o Goianésia (4º) e o Rio Verde (5º), além do Vila Nova-GO que, ao contrário de todas as previsões está mandando bem e se encontra na 3ª colocação dando esperanças ao fanático torcedor alvirrubro. O Vila apesar de iniciar o campeonato com derrota para o Rio Verde, se reabilitou e venceu as duas partidas posteriores (2x0 no CRAC e no Goianésia) e vem convencendo. Itumbiara e Atlético-GO estão na zona de rebaixamento com 1 ponto cada um, sendo que o Dragão está em último pelo pior saldo de gols: -5 contra os -3 do Itumbiara. A curiosidade foi o bate-boca do técnico Enderson Moreira (Goiás) com o jogador Pituca (Atlético-GO) no clássico do final de semana. Dois jogadores dividem nesse momento a artilharia do Goianão 2013: Júnior Viçosa (Goiás) e Elcimar (Vila Nova) com 3 gols cada.


 


No Paranaense a surpresa está na liderança: o Londrina lidera com 9 pontos e é o único clube 100% desse estadual e com placares bem chamativos: 4x2, 6x0 e 4x0 (em cima do Toledo, Rio Branco e Nacional). Logo atrás vêm Coritiba e Paraná (7 pontos cada), J. Malucelli (6 pontos) e a grande decepção de todos os clubes importantes nessas primeiras rodadas dos estaduais é o Furacão que está somente na 8ª colocação, com apenas 2 pontos. O Atlético-PR ainda não inspira confiança pelo menos nesse início: empatou em 1x1 com o Rio Branco e com o Nacional e depois perdeu o clássico por 1x0 para o Paraná na 3ª rodada. Esse clássico foi muito ruim para o Furacão pois sua torcida se revoltou contra o técnico Artur Bernardes e o chamou de burro e uma forte vaia tomou conta do Ecoestádio. A torcida rubronegra estava tão insatisfeita que além de vaiarem e muitos os jogadores do Atlético-PR começaram a aplaudir os lances feitos pelos atletas do arquirrival Paraná Clube!
 

- Outros Estaduais:

No Gauchão o Grêmio é apenas o 3º do grupo A com 3 pontos em 2 jogos e seu elenco está dividido entre o estadual e a pré-Libertadores. O líder do grupo é a Lajeadense que vem seguida pelo Caxias e ambos tem 4 pontos.  O Internacional é o 2º colocado no grupo B com 4 pontos atrás do líder São José de Porto Alegre, que tem 6 pontos.O Juventude é apenas o 6º colocado do grupo B com 3 pontos. Por causa da tragédia em Santa Maria-RS, a rodada do último domingo foi cancelada! No Campeonato Paraense a dupla Re-Pa vem dominando: O Remo lidera com 12 pontos e o Paysandu vem logo em seguida com 7 pontos conquistados. Já foram realizados 4 jogos e o Remo está com 4 vitórias e 100% no Paraense além de vencer o clássico contra o Paysandu por 2x1, que foi disputado no último sábado e que teve mais de 40 mil pagantes no Mangueirão. No DF já foram disputadas duas rodadas e o Brasiliense lidera o grupo A com 3 pontos enquanto no grupo B três equipes dividem a ponta com 6 pontos: Ceilandense, Gama e Ceilândia. 



 
Mais de 40 mil torcedores foram ao Mangueirão e assistiram o primeiro clássico paraense de 2013: Remo 2x1 Paysandu

Como os clubes: ABC, América-RN, Bahia, Vitória, ASA, Ceará, Fortaleza, Feirense, Santa Cruz, Sport, Confiança-SE, Campinense, Sousa-PB, CRB, Salgueiro e Itabaiana-SE estão disputando a Copa do Nordeste, você pode até estranhar quem lidera esses 7 estaduais nordestinos, pois esses clubes só entrarão na 2ª fase de seus estaduais. Sendo assim, no Alagoano, o CEO lidera com 12 pontos seguido pelo CSA com 10 pontos após 5 rodadas realizadas. No Potiguar quem está na ponta é o Baraúnas e o Santa Cruz-RN com 10 pontos em 5 rodadas. Em Sergipe lidera o grupo A com 10 pontos e o River Plate lidera o grupo B com 7 pontos. Em Pernambuco o Náutico não está na ponta e é apenas o 3º colocado, sendo superando pelos clubes interioranos Central e Serra Talhada com 6 pontos. 

No Ceará, o Guarani de Juazeiro lidera com 16 pontos, seguido bem de perto pelo Horizonte que está com 14 pontos em 8 rodadas disputadas, o Icasa tem 11 pontos e está na 4ª colocação enquanto o Ferroviário está com 12 pontos na 3ª posição. Botafogo e Treze estão na ponta do Campeonato Paraibano: o Botafogo-PB tem 19 contra 18 do Treze após 7 rodadas. O que chama a atenção neste paraibano foi a goleada elástica de 8x2 do CSP em cima do Cruzeiro-PB, porém os grandes Botafogo-PB e Treze também vêm fazendo bonito e goleando: o Botafogo já goleou por 5x0 o Paraíba e o Auto Esporte por 3x0, enquanto o Treze goleou o Nacional de Patos e o Auto Esporte por 4x0. No Campeonato Baiano o líder é o Serrano que tem 6 pontos em 2 rodadas, o Bahia de Feira e o Fluminense de Feira vêm logo em seguida com 4 pontos cada. 


1 comentário

Rafael Silva em 30 de janeiro de 2013 às 14:21

Olá Rodrigo, que artigo grande hein, abraço. Ficou bom.

 
▲ Topo