Fifa usará bola com tecnologia para afirmar se foi gol ou não! Experiência já será utilizada na Copa das Confederações:

 
BOLA 'OLHO DE FALCÃO' SERÁ TESTADA NO BRASIL DURANTE A COPA DAS CONFEDERAÇÕES!

 A Copa das Confederações 2013 e a Copa do Mundo 2014, ambas realizadas no Brasil, terão o uso do polêmico "olho de falcão", equipamento de tecnologia usado para dizer se a bola ultrapassou ou não a linha de gol.

O anúncio foi feito pela Fifa, nesta terça-feira. A entidade máxima do futebol revelou ter considerado como "bem sucedida" a experiência feita com os aparelhos no Mundial de Clubes, em dezembro do ano passado.

 Erro gravíssimo tirou a Inglaterra mais cedo da Copa do Mundo de 2010: a bola entrou mais o juiz não viu:
 
A utilização de tecnologias no futebol divide opiniões por todo o mundo do futebol. Muitos discordam da inovação, mas ao que tudo indica, a entidade que gere o futebol mundial pretende usar este recurso no futuro.

A Fifa afirmou também que ainda não sabe qual será a empresa fornecedora dos equipamentos. Foi hoje lançada a proposta, explicando os requisitos técnicos para as competições no Brasil. De agora em diante, as empresas interessadas deverão se candidatar e aguardar a decisão, que será tomada apenas em Abril.


Como funciona

 

Utiliza câmeras de alta velocidade para filmar a trajetória da bola.
Um software, já com as medidas do campo inseridas, utiliza as imagens e, por meio do sistema de triangulação, calcula o ponto em que a bola bateu.
Se a bola ultrapassar a linha do gol, um sinal é enviado para o relógio do árbitro. A margem de erro é de 3,6 mm (a ponta de um lápis).

Desenvolvimento
Utilizado pela primeira vez em 2008 pela federação de críquete do Reino Unido. Foi abandonado por não ser considerado tão preciso.

Bola
Como não utiliza equipamento dentro da bola, a força do chute não interfere no resultado. Mas a precisão só é alcançada caso as imagens capturem ao menos 25% da bola. Se o goleiro ou os zagueiros impedirem essa visão, o resultado não será preciso.

Comentários

 
▲ Topo