Informações e análises da Libertadores 2013 :

  


A competição terá um recesso depois das quartas de final, devido à Copa das Confederações, que será disputada no Brasil entre 15 a 30 de junho de 2013. A final está prevista para 24 de julho.

As datas marcadas correspondem ao início de cada semana, podendo haver jogos às terças, quartas ou quintas da respectiva semana. Assim, o cronograma das etapas fica estabelecido da seguinte forma:

Fase de grupos: 12, 13, 14, 15, 19, 20, 21, 26, 27 e 28 de fevereiro; 1, 5, 6, 7, 8, 12, 13, 14 e 15 de março; 2, 3, 4, 9, 10, 11, 16, 17 e 18 de abril

Oitavas de final: 24 de abril, 1º e 8 de maio

Quartas de final: 15 e 22 de maio

Semifinais: 3 e 10 de julho

Finais: 17 e 24 de julho


Regulamento



Na fase de grupos, 32 times são divididos em 8 grupos de 4, sendo que os dois primeiros avançam para as oitavas de final. Em caso de igualdade na pontuação, são critérios de desempate: 1) melhor saldo de gols; 2) mais gols pró; 3) mais gols fora de casa; 4) sorteio. Todas as fases, a partir das oitavas são jogadas em partidas de ida e volta no sistema mata-mata. Nas oitavas, quartas e semifinal, em caso de igualdade na pontuação, são critérios de desempate: 1) saldo de gols, 2) mais gols marcados na casa do adversário, 3) disputa de pênaltis. Na final, em caso de igualdade na pontuação, os critérios são os seguintes: 1) saldo de gols, 2) prorrogação de 30 minutos, 3) disputa de pênaltis.  

Grupo 1:  Nacional-URUBarcelona-EQUBoca JuniorsToluca


Barcelona-EQU Barcelona (Equador): Já foi 2 vezes finalista (1990 contra o Olimpía do Paraguai e 1998 frente ao Vasco) e acabou com o vice, além de já ter sido 4º colocado também 2 vezes ( 1971 e 1992). Possui um estádio com capacidade para quase 60 mil pessoas. Portanto, é de fato tradicional e vejo com totais condições de passar para a próxima fase. Palpite: Avança em 2º


Boca Juniors Boca Juniors (Argentina): Conhecemos muito bem a história, porém é uma incógnita. Tem muita gente se equivocando, achando que é favorito. Pode vir a ser, mas ainda não é sequer nessa fase. Estão rejuvenescendo o elenco com mais habilidade, sobretudo com o Martínez e apostando na experiência do Carlos Bianchi por já ter conquistado 3 títulos dessa competição com o mesmo Boca Juniors. Mas o ponto chave é: Desde quando esse treinador não faz um grande trabalho? Palpite: 3º colocado.  


Nacional-URU Nacional (Uruguai): Já foi 3 vezes campeão (1971, 1980 e 1988). A imprensa uruguaia diz que o Peñarol chegará mais forte, mas a questão principal é que o Nacional vem mantendo alguns jogadores importantes, como é o caso dos experientes: Recoba e Scotti. Acho que isso prevalecera além do mais com a chegada do Loco Abreu. Espero desse time, o mesmo que o Boca Juniors fez ano passado mais ou menos. É só ver as equipes no papel e em prática. Tendo um pouco de fôlego e marcação sob-pressão, vejo que será favorito junto com os brasileiros. Palpite: Avança em 1º


Toluca Toluca (México): Tchau, Toluca. Pode até fazer uma graçinha, possui um estádio com capacidade de 40.000 pessoas mais ou menos, porém não tem história e nem uma recente sequência de grandes conquistas para surpreender. Palpite: 4º colocado. 
Grupo 2:  Sporting Cristal Palmeiras Tigre

  Libertad (Paraguai): É um time que oferece muito perigo, pra encher o ‘saco’ mesmo. É a terceira força do Paraguai, porém nos últimos anos vem ganhando muitos títulos nacionais e disputando essa competição sul-americana constantemente. Contrataram o volante Guiñazu, que juntamente com o centroavante Velázquez são os candidatos a protagonistas. Palpite: Avança em 2º.


Palmeiras  Palmeiras (Brasil): Apesar de estar reconstruindo seu elenco, possui uma mescla importantíssima: Experiência com F. Prass, Henrique, Valdivia e Barcos (setores diferentes); Com juventude e velocidade: P.Vieira, J.Denoni, Vinicius. Tem também as opções táticas, sobretudo com o poder de rotação durante o jogo com Souza e Wesley. Além disso, tem uma boa bola parada a qual Ayrton e Souza já mostraram que são capazes. Não vejo o Palmeiras tão ruim como os outros dizem. São os brasileiros que cresceram monstruosamente. Palpite: Avança em 1º. 


Sporting Cristal Sporting Cristal (Peru): Atual campeão do campeonato peruano e já foi vice da Libertadores diante o Cruzeiro, em 1997. Palpite: 4º colocado


Tigre Tigre (Argentina): Time pequeno, sem tradição, mas que está começando aparecer nacionalmente e internacionalmente. Sabe catimbar e exatamente por isso se torna perigoso. Palpite: 3º colocado.

Grupo 3:   Arsenal de Sarandí Atlético-MG The Strongest São Paulo


Arsenal de Sarandí Arsenal (Argentina): É um clube jovem, de apenas 56 anos de idade. Conquistou recentes títulos nacionais importantes e também a sul-americana de 2007. É uma sensação, vamos ver aonde vai chegar. Precisa somente manter o equilíbrio. Palpite: 3º colocado.


Atlético-MG Atlético-MG (Brasil): Com as chegadas de Gilberto Silva e Diego Tardelli, tem totais condições de realizar uma boa competição. Muitos duvidam do potencial desse time, mas eu não estou incluído. Minha única desconfiança é do centroavante, seja o Jô ou o Alecssandro, já que o Tardelli deverá jogar vindo de trás. Se formos comparar posição por posição, veremos que esse time pode ir muito longe sim. Mesmo que não tenha tradição na Libertadores, possui referências de experiência e que desequilibram. Palpite: Avança em 1º.


São Paulo São Paulo (Brasil): Elenco fortíssimo e assim como o Galo, com fortes referências no quesito técnico e experiência. Tem um padrão de jogo definido, mas precisam criar alternativas táticas. Como acho que isso vai demorar, talvez Ney Franco vai bater um pouco mais a cabeça que o Cuca. Tem grandes defeitos na proteção dos laterais e falta de capacidade em adequar as linhas de marcação, isso desde os tempos do Lucas, que compensava a falta de combate com drible e velocidade. Palpite: Avança em 2º.  


The Strongest The Strongest (Bolívia): Sem nada demais para ser destacado. O único ponto forte é a altitude. Pobrezinhos. Palpite: 4º colocado.


Grupo 4:  Vélez SarsfieldEmelec  Deportes IquiquePeñarol


Deportes Iquique  Deportes Iquique (Chile): Apenas 34 anos de idade, deve se alegrar por ter a oportunidade de participar de uma competição tão importante. Sem tradição alguma sequer em seu país. Mas apesar dos pesares, tem alma, garra, raça. Dá pra fazer bonito em seus territórios se tiverem a cabeça no lugar. Palpite: 4º colocado.


Emelec  Emelec (Equador): Já obteve a 3ª colocação desse torneio em 1995 e fez uma boa Libertadores em 2012, vencendo o Flamengo e o Olímpia do Paraguai. Como manteve a base do elenco, possui grandes possibilidades de se superar novamente. Palpite: 3º colocado.


Peñarol Peñarol (Uruguai): Possui muito peso no futebol. Utiliza o estádio Centenário, com capacidade para mais de 60.000 pessoas. Tem 5 títulos da Libertadores e 3 Mundiais. Simplesmente respeitável. Mesmo fazendo muito tempo que conquistou seus principais títulos, sua história ninguém tira e mesmo tendo ficado fora de cena por vários anos, não foi ultrapassado por várias equipes tradicionais. O azar é de quem não teve capacidades de ultrapassá-los (todas as equipes brasileiras, por ex), seus méritos foram ter alcançado tantas glórias e se mantido no topo numericamente. Os números são fatos, e contra fatos não há argumentos. Palpite: Avança em 1º.


Vélez Sarsfield Vélez Sarsfield (Argentina): Tem uma boa rodagem internacional e cresceu monstruosamente da década de 90 para cá. Acho que esses recentes resultados favoráveis fazem com que chegue cada vez mais forte. Surpreendeu-me ano passado, pois quase eliminou o Santos, tido perdido já nos pênaltis, na Vila Belmiro, após ganhar de 1 a 0 em casa e perder pelo mesmo resultado em Santos-SP. Encaro o Vélez como um Corinthians sem grife, sobretudo pela história recente. O grande problema é que perdeu alguns jogadores importantes. Palpite: Avança em 2º.

Grupo 5: Corinthians MillonariosTijuana  San José-BOL
 Corinthians   Corinthians (Brasil): Muito fácil descrever. Elenco forte, experiente, que joga com intensidade. Um treinador espetacular conseguiu vender sua idéia para o grupo conquistando confiança. Só que o mais importante é a sabedoria de mudar a formação tática da equipe em variadas situações de jogo. É manter a linha de trabalho e ser feliz. Palpite: Avança em 1º.


Millonarios Millonarios (Colômbia): É outro clube candidato a grande revelação para os próximos anos. Podemos observar várias equipes pequenas e sem tradição conseguirem uma sequência de bons resultados e crescer seu patamar. Alguns foram citados nesse texto, e incluiria ainda a LDU do Equador. Mas voltando ao clube colombiano, depois de 24 anos, voltou a ganhar um torneio nacional. Tem referências na defesa com Torres, no meio Robayo e Ramírez, além do atacante Rentería. Só que se sobressai mesmo devido a altitude. Palpite: Avança em 2º.


San José-BOL San José (Bolívia): Disputará esse torneio pela 5ª vez e depositam suas grandes esperanças em cima de Carlos Saucedo, atacante com média de 1 gol por partida. A imprensa boliviana diz que o elenco é frágil. Palpite: 3º colocado.


Tijuana Tijuana (México): Time equilibrado em nível nacional. Fará sua estréia na competição. Palpite: 4º colocado.


Grupo 6:  Deportes TolimaReal GarcilasoSanta FéCerro Porteño


Cerro Porteño Cerro Porteño (Paraguai): Defende o título nacional. Clube com muita rodagem na Libertadores. Já foi 1 vez 3º colocado, em 2009 e 6 vezes 4º colocado (impressionante!), em 1973, 1978, 1993, 1998, 1999 e 2011. Uma hora chega, hein? Além disso, o time paraguaio tem como treinador Jorge Fossati. Palpite: Avança em 1º.



Deportes Tolima Deportes Tolima (Colômbia): Sua história se traduz naquela vitória diante o Corinthians, por 2 a 0, na fase preliminar. Palpite: 3º colocado.

Real Garcilaso Real Garcilaso (Peru): - A verdade é que o Real Garcilaso não chega com opções de se classificar para a segunda fase. O time não se reforçou direito (só contratou Edwin Retamoso) e a base do seu plantel se foi. É o caso do goleador Andy Pando, do zagueiro Fernando Alloco e do atacante Ramón Rodríguez. A equipe só tem um aliado: a vantagem dos 3.400m de altura de Cusco - ressaltou Miguel Rojas Huapaya, do jornal Líbero, do Peru. Palpite: 4º colocado.


Santa Fé Independiente Santa Fé (Colômbia): Teve sorte em cair nesse grupo. É totalmente acessível sua passagem para a próxima fase. Tirando o Cerro, é o clube com maior força e tradição. Palpite: Avança em 2º.

Grupo 7: Newell's Old Boys  Deportivo LaraOlimpia 
Deportivo Lara Deportivo Lara (Venezuela): Clube novo e com as tradicionais dívidas. Palpite: 4º colocado.


Newell's Old Boys Newell's Old Boys (Argentina): Está fazendo um ótimo campeonato argentino. Em 19 jogos, são: 9 vitórias, 9 empates e 1 derrota. 22 gols pró e 11 contra. Por estes números, apesar de não ter tradição, podemos ver que é um time competitivo, equilibrado. Se souber ser pragmático, poderá surpreender. Palpite: Avança em 1º.


Olimpia Olimpia (Paraguai): Com uma boa experiência internacionalmente (já ganhou 3 Libertadores, entre outros títulos), a dúvida é dentro de campo. Tem jogadores de várias nacionalidades e isso poderá contribuir por motivos óbvios. Mas não possui nenhum grande nome de referência. Palpite: Avança em 2º.


Universidad de Chile (Chile): Está remontando seu elenco e perdeu um grande treinador: Jorge Sampaolli. Possui alguns jogadores de versatilidade tática, mas a proposta da equipe mudará por causa do momento em que vivem. Palpite: 3º colocado. 
 Grupo 8:   Grêmio  Caracas  FluminenseHuachipato

Caracas  Caracas (Venezuela): Em um pouco mais de 40 anos de vida, já conquistou 17 títulos nacionais. Palpite: 3º colocado.


Fluminense  Fluminense (Brasil): Equipe pragmática que fez contratações pontuais. Vem construindo uma história internacional e firmando cada vez mais a sua força nacionalmente. O grande trunfo é Abel Braga, pois consegue posicionar sua equipe exatamente conforme as características, sempre pronta para dar o bote no adversário. Palpite: Avança em 2º


Grêmio  Grêmio (Brasil): Atua num 4-2-2-2 e devido as características dos jogadores, as obrigações na parte tática ficam bem distribuídas. É um time com repertório e historicamente aguerrido. A fase preliminar fará chegar com força. O único problema é o sistema defensivo. Palpite: Avança em 1º. 

Huachipato  Huachipato (Chile): Foi uma grande surpresa ao conquistar o Torneio Clausura, manteve a base e agora quer repetir a dose internacionalmente. Duvido. Palpite: 4º colocado.


Comentários

 
▲ Topo