Curiosidades: Nomes que não agradam - Queda de braço entre a Fifa e os brasileiros parece que não acabará!

 
Fuleco (mascote da Copa de 2014)

POLÊMICAS COM NOMES DE MASCOTE E ESTÁDIOS AINDA INCOMODAM...
 
Como já sabemos, o mascote da Copa das Confederações 2013 e da Copa do Mundo de 2014 será um tatu-bola, o que causou uma certa resistência devido à grande diversidade da fauna brasileira. Para piorar, o nome "Fuleco" não agradou muito e ele deve ser chamado mesmo aqui por nós brasileiros por tatu-bola, tatuzinho ou outro sinônimo concernente a ele... Pelo menos o logotipo da Copa das Confederações 2013 se salvou! Ele tem a estampa do sabiá-laranjeira, pequeno pássaro genuinamente brasileiro e que em geral, agradou os torcedores e internautas quando da sua escolha no ano passado. E assim, o bonito pássaro ganhou a simpatia da maioria.

Lembrando que a FIFA fez uma votação e Fuleco venceu com 48%, seguido por Zuzeco (31%) e Amijubi(21%). Também com esses nomes, certamente os brasileiros não iriam gostar. Ainda bem que pelo menos o sabiá-laranjeira não receberá apelido, senão veríamos mais outra palhaçada a la FIFA!!! É muita metidez da entidade maior do futebol se intrometer e assim interferir nesses assuntos sendo que os brasileiros de fato é quem deveriam escolher os nomes pré-selecionados e depois escolhermos o finalista através de votação. Já esse nomes vindos de fusões: Amijubi( amizade + júbilo), Zuzeco (azul + ecologia) e Fuleco (Futebol + ecologia), é conversa para boi dormir, pura invenção barata e sem criatividade para rirem às nossas custas. 

 Brasília: Estádio Mané Garrincha ou Estádio Nacional?

E ainda tem as polêmicas com os nomes dos estádios: o nome de Mané Garrincha (em Brasília-DF) foi vetado e o antigo estádio na capital do país que fazia homenagem a um dos maiores craques do futebol brasileiro e mundial de todos os tempos, deverá mesmo se chamar é Estádio Nacional de Brasília! Somente depois do fim da Copa de 2014 (ou seja, quando todos os holofotes já não estiverem mais no Brasil, aí sim ele pode mudar de nome, ou seja voltar a se chamar estádio Mané Garrincha). 

Futuro estádio do Corinthians: Itaquerão, Fielzão ou Arena de São Paulo?

A Arena do Corinthians também é motivo de polêmica pois poderá se chamar Arena de São Paulo. Contudo, os alvinegros batem o pé pois eles entendem que isso faz uma alusão ao São Paulo FC, um de seus maiores rivais. Para a Fifa, não há nada disso: é uma denominação apenas à cidade de São Paulo... Carinhosamente muitos a chamam de Itaquerão, e já foi até cogitado como Fielzão, entretanto será outro batismo mal sucedido que a Fifa encontrará por aqui. A verdade mesmo é que o Brasil está na bronca com toda essa intervenção forçada, é só irem às ruas e perguntarem os transeuntes para conferir que isso é uma realidade! Não precisa complicar, não seria melhor simplificar?

Quem não se lembra da Copa da Alemanha, em 2006? A Allianz Arena, na cidade de Munique, não pode ser chamada por esse nome e a Fifa a batizou de Arena de Munique, e, até lá esse nome não pegou e quando há jogos internacionais naquele belo estádio a Fifa ainda teima em chamá-la de Arena de Munique... Pra quê isso tudo Sra. FIFA???


Comentários

 
▲ Topo