
ENGENHÃO??? SÓ EM 2015...
O estádio Engenhão, no Rio de Janeiro, terá que passar por obras para resolver graves problemas estruturais. Essa é a conclusão que chegou a prefeitura após realizar vários estudos técnicos. O estádio permanecerá interditado por pelo menos 18 meses.
"Diante da avaliação de toda a documentação disponibilizada, esta comissão entende que o reforço estrutural imediato da cobertura é imprescindível para que possa ser utilizado com os níveis mínimos de segurança exigidos pela legislação vigente", anunciou o engenheiro Sebastião Andrade, ao explicar as recomendações da Comissão Especial criada pela Prefeitura para estudar o caso.
A previsão inicial é de 18 meses para a conclusão da obra de reparo da cobertura, que segundo os laudos, poderia desabar a qualquer momento, de acordo com a intensidade do vento, embora as empresas consultadas discordem da velocidade de risco. O Botafogo seguirá então sem estádio até o ano de 2015. Isto se as obras forem concluídas dentro do prazo. O Botafogo informou que só tomou conhecimento da interdição do estádio por 18 meses apenas através da imprensa. O clube ainda não se pronunciou sobre o assunto, e deve fazer isso na próxima semana.
- Sobre o Engenhão
O estádio Engenhão (ou Stadium Rio ou Estádio Olímpico João Havelange) ocupa uma área de 200 mil metros quadrados, em 117 mil de área construída, possui 45 mil lugares sentados. Entretanto há espaço para que essa capacidade seja estendida para até 60 mil lugares e provavelmente isso deva ocorrer pois certamente o estádio deve ser utilizado nas provas de atletismo das Olimpíadas de 2016, que ocorrerão no Rio de Janeiro, e assim a capacidade deve ter ao menos 60 mil lugares para os espectadores. Foi construído no bairro Engenho de Dentro (daí o apelido Engenhão) e enfrenta críticas em relação aos acessos de torcedores ao local pois eles reclamam que o estádio fica longa e para se chegar ou sair de lá não é tão fácil devido ao trânsito e ruas estreitas.
- Opinião:
O estádio foi construído para os Jogos Pan-Americanos de 2007 e custou R$ 380 milhões e ainda nem tem 10 anos de uso e já sofre com esses problemas estruturais, e aí, de quem seria a culpa?Deve-se investigar e cobrar providências tanto da prefeitura, do estado e também até do Governo Federal se for necessário, pois o prefeito e o governador ficam ainda com esse jogo de interesse e essas picuinhas partidárias gratuitas e não resolvem logo de quem é a culpa e quem deverá de fato arcar com as consequências e com os custos. E ainda tem as construtoras OAS e Odebrecht (que formam o Consórcio Engenhão), e que levaram muito dinheiro e também falhou na manutenção e na construção do estádio propriamente dito. Não acontecerá nada com eles também???
Certo mesmo é que o Botafogo, que teve o Engenhão cedido ao clube para que o alvinegro pudesse administrá-lo e assim mandar seus jogos, é o maior prejudicado, assim também como os seus torcedores e torcedores de outros clubes que poderiam ver jogos de suas equipes lá no Engenhão contra o Botafogo num clássico estadual, ou no Brasileirão e também em jogos de outras equipes cariocas pela Copa Sul-Americana, Copa Libertadores, etc. E o prejuízo que o Botafogo está acumulando com o estádio fechado, e seus patrocinadores... e a população carioca que viu seu dinheiro empregado nessa praça esportiva e em menos de dez anos veem que tudo parece mesmo que foi feito nas coxas...?
São muitas perguntas, muitos questionamentos, mas respostas contundentes mesmo até agora só temos essa interdição do estádio,m que por si só ainda está sem explicação! Esse é o pais da próxima Copa do Mundo! Durma-se com um barulho desses...
1 comentário
E aê beleza?!
Se for para a segurança dos torcedores que forem assistir as partidas, eu concordo!
Abraços.
FC Gols:
http://fcgols.weebly.com