O Independiente (ARG), maior campeão da Copa Libertadores da América, foi derrotado e pela primeira vez está rebaixado para a Segunda Divisão do Campeonato Argentino! A partida que determinou a queda do gigante sul-americano foi disputada em casa, ontem (sábado - 15/06), no estádio Libertadores da América (com capacidade para 48.000 pessoas), onde o San Lorenzo (time do papa Francisco) derrotou o Independiente por 1x0 na penúltima rodada do Torneio Final.
A situação da queda se concretizou com os resultados da vitória do San Martín sobre o Estudiantes por 2x0 e do Argentinos Juniors sobre o Colón por 1x0. Nem a força da fanática torcida do Independiente conseguiu ajudar a equipe a virar o jogo contra o San Lorenzo. O que se notou foi um grande desespero dos jogadores que não conseguiram administrar o controle emocional e assim erraram mais ainda enquanto o relógio corria e o placar era adverso.
O rebaixamento na Argentina é bem diferente de outros campeonatos nacionais. Consiste na soma de todos os pontos obtidos por cada time nas últimas
três temporadas, divididos pelo número de jogos que cada equipe realizou
nestas mesmas três campanhas. A média obtida é utilizada para determinar as duas equipes que serão
rebaixadas automaticamente no final desta 3ª temporada em questão, e as
outras duas equipes, que terão uma chance de permanecer na elite após
disputarem a Promoción (um mata-mata), contra duas equipes da segunda
divisão, denominada Nacional B. O Club Atlético Independiente teve média de 1.133.
O Independiente tem 16 títulos de Campeão Argentino (sendo o último em 2002), 6 Copas da Argentina, 2 Mundiais de Clubes (1973, 1984), 7 Copas Libertadores da América (1964, 1965, 1972, 1973, 1974, 1975 e 1984), 1 Recopa Sul-Americana (1995) e 1 Copa Sul-Americana (em 2010 em cima do Goiás). Agora, o único clube argentino que jamais foi rebaixado é o Boca Juniors.
Comentários