Fluminense: Deco anuncia a sua aposentadoria!

O meio-campista Deco, que tem as nacionalidades brasileira e portuguesa, de 35 anos, anunciou nesta segunda-feira (26) a sua aposentadoria. Revelado nas categorias de base do Corinthians, deixou o Brasil muito cedo e rapidamente conquistou seu espaço no futebol português. No Porto, é um dos maiores ídolos de sempre e foi campeão da Liga dos Campeões em 2003/2004. Naturalizou-se português e defendeu também a seleção do país, participando de duas eurocopas e dois mundiais.

O jogador luso-brasileiro foi peça-chave também para o Barcelona campeão da Europa em 2005/2006, um time que contava com Ronaldinho Gaúcho como grande craque, no auge de sua forma. Passou também pelo Chelsea, onde não teve o mesmo destaque, mas mesmo assim ainda conseguiu ser campeão inglês.




No Fluminense assumiu um papel de coadjuvante. Brilhou em diversos momentos, mas as contusões o acompanharam a maior parte do tempo. Mas Deco sempre teve estrela, além de talento, e foi importante nas conquistas de 2010 e 2012. Os problemas físicos se tornaram insuportáveis para o meia, que decidiu antecipar a sua aposentadoria.

 

"É com muita tristeza e pesar que comunico o fim de minha carreira como atleta profissional. Os últimos minutos na quarta-feira pelo Fluminense foram os últimos dos 17 anos dentro de campo como jogador de futebol. Gostaria muito de continuar até o final deste Brasileiro e ajudar a colocar a equipe novamente na Libertadores, mas não estou conseguindo", lamentou o jogador em comunicado oficial.

Apesar de não esconder a decepção por não conseguir encerrar o ano, Deco recordou os títulos conquistados no Tricolor e afirmou ter tido um fim de carreira "feliz" no clube: "Quero agradecer ao Fluminense, ao Celso Barros (presidente da Unimed, patrocinadora do Fluminense) e todos que trabalharam comigo nestes três anos e me deram a oportunidade de jogar no futebol brasileiro. Mais do que isso, pude participar e ajudar a conquistar dois títulos Brasileiros e mais o Campeonato Carioca. Fui muito feliz neste período no clube. Gostaria muito de ter ajudado muito mais o Fluminense, mas o meu corpo não me permitiu. Deixo claro que me dediquei, esforcei e muitos me apoiaram para que eu seguisse até o final de ano. Fisicamente poderia jogar, mas os meus músculos não suportam mais. Obrigado a todos e pela confiança e carinho", despediu-se Deco.

Notícia da aposentadoria do jogador Deco repercute na imprensa internacional 

>> UM POUCO MAIS SOBRE DECO:

O nome completo de Deco é: Anderson Luís de Souza. Ele nasceu na cidade de São Bernardo do Campo, interior do estado de SP. Deco completará 36 anos amanhã: terça-feira, 27 de agosto. O jogador é destro, 174 cm de altura e pesa 73 kg. Ele é casado com a irmã dos também jogadores de futebol Richarlyson e Alecsandro, que jogam no Atlético-MG. No total, o jogador disputou 686 jogos e marcou 116 gols. Pela seleção de Portugal, disputou duas Copas do Mundo e duas Eurocopas - disputou 75 jogos pela equipe lusa, sendo o décimo jogador que mais vestiu a camisa do escrete europeu. Vitorioso, Deco conquistou 23 títulos ao longo da carreira: foram 11 pelo Porto (POR), cinco pelo Barcelona (ESP), quatro pelo Chelsea (ING) e três pelo Fluminense.
 

Comentários

 
▲ Topo