Paulistão 2014: Federação realiza sorteio que define os grupos do Estadual de 2014:

O Campeonato Paulista de 2014 terá quatro grupos na primeira fase e será realizado em 19 datas, quatro a menos do que nos últimos anos. A FPF (Federação Paulista de Futebol) já havia conversado individualmente com os dirigentes dos 20 clubes da Série A-1 do Paulistão e acertado com eles a aprovação do formato proposto nesta quarta-feira. 

Pelo novo modelo, os 20 times foram divididos em cinco grupos. Cada equipe atua contra os rivais das outras chaves, totalizando 15 jogos na primeira fase. Como São Paulo, Santos, Palmeiras e Corinthians foram cabeças de chaves no sorteio, a federação garantiu a realização de todos os clássicos na primeira fase, agradando à TV.

No novo formado a ser disputado em 2014, os 4 grandes clubes de SP serão cabeças de chave em seus grupos!

O formato é uma resposta ao Bom Senso FC, grupo formado por jogadores, e que reclama, entre outras coisas, da falta de uma pré-temporada adequada e o excesso de jogos por ano. Com os grupos, o Paulistão elimina quatro datas da primeira fase e poderá iniciar uma semana depois do previsto, em 19 de janeiro, atendendo também uma necessidade do calendário apertado em razão da Copa do Mundo.

Os dois primeiros colocados de cada um dos grupos avançam às quartas de final. Esta fase e a semifinal ocorrem em jogo único, enquanto a decisão do título se dará em duas partidas, como vem sendo nas últimas temporadas. Em todos os confronto, em caso de empate (inclusive no placar agregado da final), o vencedor será apontado nos pênaltis. As quatro equipes de pior campanha geral são rebaixadas.

Os times sorteados nos grupos A e B (de São Paulo e Corinthians) terão o direito de realizar sete partidas como mandante, com os grandes recebendo dois clássicos. Já os times dos grupos C e D (de Santos e Palmeiras) farão um jogo a mais em casa, mas só mandarão um clássico.

- Sorteio:

Foi definido previamente que o pote 1 teria os quatro grandes, o pote 2 os demais times que chegaram às quartas de final do Paulistão do ano passado, e nos dois potes seguintes as equipes que ficaram nas colocações subsequentes. No pote 5, os times que foram promovidos da Série A-2, incluindo a Portuguesa.

O Santos foi quem deu mais azar, uma vez que caiu no mesmo grupo que a Ponte Preta e a Portuguesa. Os três não se enfrentam na primeira fase, mas no máximo dois deles avançam às quartas de final. Já o São Paulo vai brigar por duas vagas contra Penapolense, Linense, Atlético Sorocaba e Comercial, no grupo relativamente mais fraco da competição.

Confira como ficaram os grupos do Paulistão:
GRUPO A: 
São Paulo São Paulo, Penapolense, Linense, Atlético Sorocaba, Comercial

GRUPO B: 
Corinthians Corinthians, Botafogo, XV de Piracicaba, Ituano Ituano, Audax

GRUPO C:
Santos  Santos, Ponte Preta  Ponte Preta, São Bernardo, Paulista, Portuguesa Portuguesa

GRUPO D: 
Palmeiras Palmeiras, Mogi Mirim, Bragantino Bragantino, Oeste, Rio Claro

Comentários

 
▲ Topo