Hoje a tarde teremos a cerimônia de abertura do primeiro evento de primeira grandeza em magnitude mundial no continente africano: A Copa do Mundo.
Durante muito tempo e ainda que atualmente, o continente que foi o berço da civilização vive a discriminação por sua pobreza,violência e enorme desigualdade social. Todos viram as costas para a África e nada fazem de concreto para reverterem a situação.Potências como França,Reino Unido,Holanda,Itália,Portugal e Espanha durante séculos tiraram tudo o que puderam de bom da África para enriquecer e embelezar seus reinos e quando não tinham mais de onde tirar deixaram o continente a ver navios e entregue a própria sorte!
Mediante isso e muito mais a FIFA decidiu dar uma chance ao continente através do "revezamento continental "das sedes da Copa que este ano será na África e, há alguns anos a África do Sul foi o país que venceu a batalha para sediar o Mundial através do empenho de muitos colaboradores e indiscutivelmente do maior líder do continente o incofundível Nelson Mandela,que ficou aprisionado por 27 anos quando lutava em prol do fim da segregação social no país em que o ódio e a intolerância racial atingia índices alarmantes separando tudo o que fosse possível entre negros e brancos. Tinha bairros para negros,bairros para brancos,calçadas para negros e outras para brancos,ônibus para negros e ônibus para brancos,...,e assim por diante. Em contrapartida,o que mais chamava a atenção era o ódio entre as etnias de forma que é até indescritível,uma coisa fora dos parâmetros aceitáveis.
Foi aí que depois de muitíssimo empenho e luta,Nelson Mandela conseguiu transpor esta barreira e por fim ao APARTHEID que era o nome deste regime cruel e desumano. Logo depois o líder negro e amado por todos inclusive pelos brancos foi eleito Presidente da África do Sul,um dos momentos mais lindos e emocionantes da história mundial que puder ver pela tv.Para mim muito mais emociante que os triunfos de Lula ou de Barack Obama,pois não foi só mudança política,foi uma mudança social,humana e de costumes,conseguiu unir e diminuir drasticamente as diferenças entre habitantes irmãos de uma mesma terra e que eram obrigados a se separarem por medidas tão mesquinhas que não levavam em conta o que tinham mais em comum:todos eram sulafricanos!
Nelson Mandela - Símbolo da luta contra o APARTHEIDA África do Sul atualmente apesar de todas as dificuldades é o país mais desenvolvido da África.Ou seja ela seria o Brasil da América do Sul,por exemplo. É o mais industrializado,um dos mais populosos,um dos mais violentos e infelizmente lidera a lista de portadores do vírus HIV no continente.
Problemas todos tem e a África do Sul não seria exceção mas esta competição é um modo de entendermos o porque de haver pessoas tão felizes,sorridentes e dispostas diante de tamanhas dificuldades,isso é a África ,isso é o futebol.
Espero que tudo dê certo para este país e que outros eventos esportivos ou não mas de grande porte possam ir para a África fazendo com que outras nações mostrem o lado bom,pois o lado que não é bom todos nós já conhecemos sendo que aqui mesmo no Brasil ou em outros países como Haiti,Bangladesh,Índia,Bolívia,Indonésia,Sri Lanka,Myanmar que não estão da África também sabem na pele o que é conviver com miséria,fome,corrupção,desiguladade social,...,o problema não é só na África o problema é que querem que pensamos que a áfrica é que é o problema assim como não é só no Rio de Janeiro que há a violência urbana e guerra do tráfico,isso há em vários países.
Então,esperamos que essa copa não seja em vão e que passamos a entender a África para podermos ajudá-la e nos ajudar-mos também e que,principalmente o mundo abra os olhos de uma vez por todas em prol de toda a África e a respeite pois eles também podem e conseguem fazer coisas tão boas quanto os europeus. Viva Nelson Mandela,Viva a África do Sul,Viva a África!
Rodrigo Carvalho























































Comentários