Seleção Holandesa é proibida de usar Twitter

Em partida de videogame na concentração, transmitida pela internet, atacante Elia teria xingado autor de possível declaração ofensiva à sua mãe




Um comentário preconceituoso do atacante Elijero Elia no Twitter acabou tendo consequências para os outros jogadores da seleção holandesa. Todos os integrantes da equipe foram proibidos de usar a rede social durante a concentração para a Copa do Mundo na África do Sul. As informações são do site do jornal sul-africano "The Times".


Durante uma partida de videogame em um dos quartos do hotel da delegação, Elia criou uma grande polêmica com a comunidade marroquina. Ao mesmo tempo em que o atleta desafiava o goleiro reserva Michael Vorm, o atacante Ryan Babel passou a filmar seus companheiros pela câmera de seu laptop e a transmitir as imagens via internet e pelo Twitter.


Dentre os vários comentários na rede social, um teria sido ofensivo à mãe de Elia. Babel fez a observação, e seu companheiro imediatamente respondeu com a expressão "câncer marroquino". A resposta do jogador do Hamburgo se espalhou pela rede e não foi bem recebida pela comunidade marroquina, principalmente na Holanda, onde é numerosa.


O atacante pediu desculpas e afirmou que não quis discriminar ninguém. Mas não foi o suficiente para livrar ele e seus colegas de equipe da punição.


Elia (à esquerda) participa de treino da Holanda na África do Sul (Foto: Getty Images)



- Quero me desculpar com toda a comunidade marroquina. Não sou racista. Cresci no Molenwijk (bairro holandês), em Haia, onde 75% das pessoas são marroquinas. Também tenho alguns amigos marroquinos. Realmente sinto muito. Devo sofrer as consequências e quero me desculpar com todos os fundos de tratamento do câncer, com os doentes e suas famílias - disse à edição eletrônica do diário holandês "De Telegraaf".


No entanto, o jogador insiste em afirmar que não estava falando sério:

- Disse a um grande amigo meu, que é marroquino, o Reduan. Ele sempre brincou comigo me chamando de 'neger' ('negro', em português). Pode parecer estranho, mas isso é uma diversão das ruas que nós usamos uns com os outros - garantiu.


globoesporte.com

Comentários

 
▲ Topo