Decepção: Santa Cruz é eliminado na Série D

http://www2.uol.com.br/JC/HTML_PORTAL/cotidiano/imagens/santa_GG.jpg


RECORDISTA DE PÚBLICO ABSOLUTO DE TODAS AS DIVISÕES,SANTA CRUZ É ELIMINADO NO MEIO DO CAMINHO NA SÉRIE D,A QUARTA DIVISÃO NACIONAL


http://4.bp.blogspot.com/_rNxhhHZcPJw/TERJikNbxoI/AAAAAAAAAf4/sdq436JDYMY/s1600/cbf257337.jpg


GUARANY DE SOBRAL 2X0 SANTA CRUZ

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiEcDfy32hRFqg1xOTUCh0jKuvuJf9zI_aD_GZkT_4_kSPVehyGG1VSS-s2uM43tSo4nR77l-VrV4v2rBXFxU1WuXUO04TfQzXGcC8uoggeFchU9sYnC2T6poRxPAkq-28RngFac1WQw4M/s320/guarany-sobral.gif http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/a/a9/Black_x.svg/525px-Black_x.svg.png http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/6/6b/Santa_Cruz_Futebol_Clube_(1915-99).png


O sonho de sair da Série D foi adiado por mais um ano. O Santa Cruz foi eliminado do Campeonato Brasileiro da Série D, ao perder do Guarany de Sobral-CE por 2 a 0 no Estádio do Junco, em Sobral. Danilo Pittbull e Léo Olinda marcaram os gols do time cearense, que jogou muito melhor, perdeu muitas chances de gol e poderia ter feito uma goleada história. O placar agregado do confronto foi de 5 a 4 para o Guarany, que mereceu a classificação.


A estratégia montada pelo técnico Givanildo Oliveira, desde o início, não deu certo. O Santa Cruz cedeu o seu campo defensivo ao domínio do Guarany, em busca do contra-ataque. Só que o time não tinha velocidade na saída de bola, tinha dois meias apáticos - Jackson e Elvis - laterais que não apoiavam bem, e o atacante Joélson ficava isolado.


Com espaço para tocar a bola, o Guarany conseguiu vencer a defesa coral em um gol de muita precisão. O meia Bismarck lançou Danilo Pittbull, que soltou uma bomba no alto do gol de Tutti e abriu o placar.


A reação do Santa Cruz ficou aquém do necessário. O time passou a ter mais posse de bola (porque o 1 a 0 o eliminava), mas a ligação da defesa ao ataque era mal feita. Joélson não recebia a bola.

O tricolor precisava de algo mais no segundo tempo, e para isso o técnico Givanildo Oliveira acionou o meia Victor Hugo e o atacante Alexandro, sacando Jackson e um dos três zagueiros do time Sidraílson. A mudança era importante pela necessidade de atacar e também porque, apesar dos três zagueiros, nunca havia algum na sobra. O posicionamento era errado: sempre um deles marcava ou um meia ou um lateral, eliminando a própria sobra.


A ideia de entrar mais firme foi por água abaixo assim que a bola rolou. O Santa foi atropelado pelo Bugre Sobralense. Apenas no primeiro minuto, o atacante Danilo Pittbull quase ampliou de carrinho, Tutti fez grande defesa, colocando para escanteio, e na cobrança um zagueiro sobralense cabeceou no travessão. Essa foi uma das quatro vezes que o time cearense acertou a trave em toda a partida.


Daí em diante, viu-se um time frágil buscando atacar, e um time bem mais equilibrado tendo enormes espaços para contragolpear e definir o placar. O Guarany de Sobral sobrava em campo. O segundo gol era uma questão de tempo. Demorou, só veio aos 33 minutos, mas chegou. E dos pés justamente de um pernambucano. Léo Olinda acertou um chute espetacular no ângulo esquerdo do goleiro Tutti (que, por muitas defesas feitas, foi o melhor tricolor em campo). Nesse momento, o jogo praticamente acabou. Eliminação coral, e alegria de uma torcida local que se fez presente em bom número.


O Santa Cruz jogou realmente mal e não mereceu se classificar. Uns vão dizer, como o técnico Givanildo Oliveira, que o time perdeu a classificação no Arruda, ao tomar três gols. A verdade é que o time não passou uma segurança em momento algum na competição. Houve erros que precisam ser reavaliados. E que não podem ser repetidos mais uma vez em 2011.



Comentários

 
▲ Topo