



REBAIXADOS PARA A SÉRIE D : A QUARTA DIVISÃO DO CAMPEONATO BRASILEIRO
Após o tradicional Santa Cruz não conseguir avançar à segunda fase da Série D do Campeonato Brasileiro e ter de permanecer por, pelo menos, mais um ano na Quarta Divisão, neste domingo foi a vez de o Juventude escrever uma página negra em sua História. Após empatar em 1 a 1 com o Criciúma, no Estádio Heriberto Hülse, em Criciúma, o time gaúcho foi rebaixado e, ano que vem, disputará a Série D pela primeira vez.
Com a pior campanha do grupo D da Terceirona, o Juventude conquistou somente oito pontos em número igual de jogos, e teve apenas uma vitória, terminando a primeira fase da competição no último lugar do grupo e garantindo um lugar na Quarta Divisão de 2011. Na rodada deste fim de semana, o Juve precisava vencer o Criciúma e torcer para que o jogo entre Caxias-RS e Brasil (RS) não terminasse empatado. No entanto, nenhum dos dois resultados se concretizou.
A História do Juventude, no entanto, é recheada de glórias. Campeão da Série B em 1994 e da Copa do Brasil em 1999, o Alviverde Gaúcho já participou da Taça Libertadores da América e da Copa Sul-Americana. Porém, nos últimos anos, a torcida Papada não teve muito o que comemorar.
Campeão gaúcho invicto em 1998, o Juventude não conquista um título de destaque desde 1999, quando derrotou o Botafogo por 2 a 1 na final da Copa do Brasil, em Caxias do Sul, e conquistou o título após empate sem gols com o Alvinegro no Maracanã. Na campanha vitoriosa, o time ainda venceu grandes equipes, como Bahia, Corinthians e Fluminense.
Desde 2007, entretanto, o Juventude está em queda livre no Campeonato Nacional. Após passar 13 anos seguidos na elite do futebol brasileiro, fazendo, inclusive, boas campanhas, como a quinta colocação em 1997, a equipe retornou à Série B em 2007, depois de terminar o Brasileirão na 18ª colocação. De volta à Segunda Divisão, o time gaúcho ainda teve um bom desempenho na competição em 2008, mas caiu de produção no segundo turno e terminou o campeonato apenas no oitavo lugar.
No ano seguinte, o Juventude escreveria a página mais triste de sua História até então. Terminando a Série B na 17ª colocação, o Alviverde foi rebaixado para a Terceira Divisão. Neste ano, o clube conseguiu piorar ainda mais a sua situação. Após realizar a quarta pior campanha do torneio, foi rebaixado novamente e, em 2011, estreará na Série D.
REBAIXADOS PARA A SÉRIE D :
Juventude-RS ,Alecrim-RN, Gama-DF e São Raimundo-PA .
Rio Branco-AC 3 x 1 Paysandu-PA
Águia-PA 1 x 1 Fortaleza-CE
CRB-AL 1 x 0 ABC-RN
Alecrim-RN 0 x 2 Salgueiro-PE
Macaé-RJ 2 x 1 Gama-DF
Ituiutaba-MG 3 x 1 Luverdense-MT
Criciúma-SC 1 x 1 Juventude-RS
Caxias-RS 0 x 0 Brasil de Pelotas-RS
Veja os confrontos da próxima fase :
Paysandu-PA x Salgueiro-PE
ABC-RN x Águia-PA
Ituiutaba-MG x Chapecoense-SC
Criciúma-SC x Macaé-RJ
Juventude terá a companhia de outros times tradicionais na Série D
A crise que assola o Juventude não é exclusiva do clube gaúcho. Outros times tradicionais do futebol brasileiro têm vivido situações parecidas recentemente.
Um dos clubes de maior torcida no país, o 24 vezes campeão pernambucano Santa Cruz fará companhia ao Juventude na Série D. Depois de ser vice-campeão da Segundona em 2005, o Cobra-Coral conseguiu, entre 2006 e 2009, disputar as quatro divisões do Campeonato Brasileiro, sendo rebaixado três vezes seguidas. Neste ano, o Santa teve um desempenho apenas regular na Série D e não conseguiu se classificar para a segunda fase da competição.
Outra equipe que, nos últimos anos, não tem feito jus à sua tradição é o Fortaleza. Campeão cearense em 39 oportunidades, o Tricolor de Aço disputa, atualmente, a Série C do Brasileirão, mas não conseguiu se classificar para a segunda fase da competição. A última vez que o Fortaleza disputou a Primeira Divisão foi em 2006, passando os dois anos seguintes na Segundona, até ser rebaixado à Série C ao final de 2009, juntamente com o Juventude. Precisando vencer o Águia (PB), na última rodada da Terceirona deste ano, para se se garantir no mata-mata de acesso à Série B, o time cearense apenas empatou em 1 a 1, neste sábado, e vai amargurar mais uma temporada na Terceirona.
Na Quarta Divisão, o Juventude fará companhia ainda ao Remo, que chegou a disputar a Série A em 13 oportunidades, sendo a última em 1994. O Leão Azul ficou 10 anos seguidos na Segundona, até ser rebaixado e ter de disputar a Série C em 2005. Logo na primeira temporada na Terceira Divisão, o Remo sagrou-se campeão e voltou à Série B, mas não conseguiu dar continuidade à sua reação e terminou rebaixado novamente no ano seguinte, chegando à Série D em 2010. Depois de se classificar para a segunda fase da competição neste ano, o time paraense foi eliminado do mata-mata pelo Vila Aurora e, assim como o Santa Cruz, terá de esperar mais um ano para tentar voltar às divisões superiores.
Comentários