Qatar apresenta mais estádios pra sediar a Copa de 2022

O Doha Port é um dos projetos do Qatar para a Copa do Mundo de 2022



COPA 2022:

QATAR SUPER EMPENHADO PRA CONSEGUIR SEDIAR A COPA DO MUNDO DE 2022



O comitê de candidatura do Qatar à Copa do Mundo de 2022 revelou nesta quinta-feira os projetos de mais cinco estádios para a competição. Até então, seis arenas já eram conhecidas - a última das 12, justamente a que abrigaria a final e a abertura do torneio, segue guardada a sete chaves.


Os projetos foram apresentados à delegação nomeada pela Fifa para visitar todos os candidatos a sede dos Mundiais de 2018 e 2022. Entre os novos estádios, dois chamaram a atenção por suas particularidades. O Doha Port Stadium, com capacidade para 44.950 pessoas, será completamente montado com estruturas modulares - inclusive, sua cobertura.


Após o Mundial, os assentos serão doados a países em desenvolvimento. O mesmo acontecerá com outros oito estádios apresentados pelo comitê, que terão arquibancadas removíveis para atenderem às exigências de capacidade da Fifa.


- Optamos por isso porque não queremos elefantes brancos após o Mundial - explicou o diretor-executivo do comitê da candidatura qatariana, Hassan Al-Thawadi.


Outro estádio de destaque é o Sports City, que terá capacidade para 47.560 pessoas. Apesar de ter apenas assentos permanentes, a arena terá uma inovadora tecnologia para reconfiguração das arquibancadas e do gramado, que poderão ser deslocados facilmente. Assim, em 20 minutos, o local pode se tornar apto a receber competições de natação e atletismo.


Reta final


Ainda que não seja escolhido sede do Mundial de 2022, o Qatar levará adiante quatro dos 12 projetos apresentados: Sports City, Education City, Al-Khor e Al-Wakrah. Todos estes serão construídos do zero.


A Fifa anunciará as sedes dos Mundias de 2018 e 2022 no dia 2 de dezembro, na cidade suíça de Zurique. Bélgica e Holanda, Espanha e Portugal, Rússia e Inglaterra concorrem às duas Copas. Já Japão, Coreia do Sul, Qatar, Estados Unidos e Austrália disputam apenas a segunda.



Conheça os estádios apresentados nesta quinta-feira:



Umm-Salal
Capacidade: 45.120 pessoas
Capacidade após o Mundial: 25.000 pessoas
Curiosidade: foi inspirado em um tradicional forte árabe



Qatar University
Capacidade: 43.520 pessoas
Capacidade após o Mundial: 23.500 pessoas
Curiosidade: após o Mundial será adaptado para receber provas de atletismo



Doha Port
Capacidade: 44.950 pessoas
Capacidade após o Mundial: zero
Curiosidade: será completamente desmontado depois da Copa



Education City
Capacidade: 45.350 pessoas
Capacidade após o Mundial: 25.000 pessoas
Curiosidade: mais de 20 mil assentos ficarão "escondidos" sob a pista de atletismo



Sports City
Capacidade: 47.560 pessoas
Capacidade após o Mundial: 47.560 pessoas
Curiosidade: terá teto retrátil e poderá abrigar competições de atletismo e natação



Fonte: LANCE !




Comentários

 
▲ Topo