Atlético-MG e Santos se enfrentam neste sábado, às 19h30 (horário de Brasília), na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas (MG), em um dos jogos mais esperados do Campeonato Brasileiro. Isto porque, além de a partida ser importante para o Galo, que briga desesperadamente para sair da zona do rebaixamento, marca o reencontro do técnico atleticano, Dorival Júnior, com o atacante santista, Neymar.
Essa será a primeira vez que os dois estarão frente a frente após o treinador ter deixado a Vila Belmiro, demitido pela cúpula do Peixe, em virtude do desacordo com relação a uma punição que seria dada à Joia do Alvinegro Praiano.
Todo o desentendimento começou quando Neymar ofendeu Dorival nos minutos finais da vitória do Santos sobre o Atlético-GO, por 4 a 2, no dia 15 de setembro, na Vila. Após isso, o camisa 11 do Peixe pediu desculpas ao comandante, foi multado em seus salários e, após a insistência de Dorival Júnior, foi afastado do duelo com o Guarani.
Posteriormente, o técnico decidiu que a punição não era suficiente e resolveu manter a suspensão a Neymar para o jogo com o Corinthians, sem comunicar a direção. Só que a medida tomada por Dorival fez com que ele entrasse em rota de colisão com a diretoria. Desta forma, um dia mesmo antes do clássico, no dia 21 de setembro, o treinador não resistiu à crise e acabou sendo demitido.
Após a saída de Dorival Júnior do Santos, Neymar foi bastante criticado pelo episódio, ficou fora de uma convocação da seleção brasileira (para os amistosos com Irã e Ucrânia), e o treinador foi para o Galo, como substituto de Vanderlei Luxemburgo.
Agora, o caminho dos dois, que juntos foram campeões paulistas e da Copa do Brasil pelo Alvinegro Praiano nesta temporada, voltam a se cruzar. Neymar, pivô da crise, garantiu estar arrependido por ter ofendido Dorival e espera, no reencontro com o seu antigo comandante, selar a paz entre ambos com um abraço.
“Pelo que eu conheço do Dorival Júnior, no tempo em que trabalhamos juntos, tenho certeza que ele vai me tratar com o maior carinho. O Dorival sabe que tudo o que aconteceu não foi por maldade. Não tive nenhum contato com o Dorival Júnior depois que ele saiu daqui, mas acho que vai ser um reencontro normal, de dois amigos que não se vêem há algum tempo. Vou dar um abraço nele, só que quando a bola rolar, eu vou defender o meu lado”, disse Neymar.
Do lado de Dorival, a sua maior preocupação é fazer com que o time volte a vencer, depois de duas rodadas – derrota para o Botafogo e empate com o Guarani -, e possa deixar a zona do rebaixamento do Brasileirão ao término desta que é a 34 rodada – os mineiros ocupam a 17 posição, com 35 pontos.
“A situação incomoda, mas já foi bem pior. Há algumas rodadas, por exemplo, estávamos a 12 pontos do Guarani, que é o primeiro acima da zona do rebaixamento e hoje estamos mais próximos (um ponto de diferença entre os dois clubes). Espero que tenhamos um comportamento bem diferente daquilo que apresentamos no meio de semana e que possamos continuar trabalhando para sair de vez desta situação”, afirmou Dorival Júnior.
Para esse confronto, o treinador atleticano irá voltar a armar sua equipe com dois meias de ligação, com Renan Oliveira ao lado de Diego Souza. Outra novidade no meio-campo está na volta do volante Serginho. Já no ataque, a dupla Diego Tardelli e Obina está mantida.
No Santos, quinto colocado, com 50 pontos, o técnico interino, Marcelo Martelotte, tem uma série de problemas para escalar a sua equipe.
Ao todo, o treinador não poderá contar com seis jogadores. O zagueiro Edu Dracena, os laterais Danilo e Alex Sandro, além do volante Roberto Brum, todos suspensos pelo terceiro cartão amarelo. Fora esses desfalques, Martelotte também não terá o lateral esquerdo Léo, que se recupera de um edema no rosto e de uma lesão de grau 1 na panturrilha esquerda, e o volante Arouca, com uma pequena lesão muscular no bíceps femoral (região posterior) da coxa esquerda.
Sendo assim, no seu sistema defensivo, o Peixe deve ter Bruno Aguiar ou Vinícius Simon ao lado de Durval na zaga, com Maranhão ganhando nova chance na lateral direita e Pará sendo deslocado para a ala esquerda. No meio, Rodriguinho (que volta de suspensão) e Adriano devem formar a cabeça de área. No entanto, existe a possibilidade também de Jefferson ou Rodrigo Possebon serem escalados no setor.
1 comentário
Será que o Santos vai ajudar o Atletico MG pra o Atlético não cair?