

FLUMINENSE 1x0 GUARANI
A vitória sobre o Guarani por 1 a 0, adversário que já entrou em campo rebaixado para a segunda divisão e jogou com surpreendente motivação, foi bem mais sofrida do que se poderia imaginar. O gol do título, marcado pelo Sheik Emerson, só saiu aos 17 minutos do segundo tempo. E fez explodir em felicidade uma torcida que viveu momentos de apreensão e até de angústia na primeira etapa. O Flu não teve a atuação que os torcedores esperavam no jogo decisivo.
Mas, diante de um estádio praticamente lotado, com público de 40.995 (35.527 pagantes), mostraram que não se curvam diante dos obstáculos. A vitória suada foi o desfecho que a nação tricolor sonhava numa campanha inesquecível. O Fluminense é campeão brasileiro de 2010!
O time do técnico Muricy Ramalho começou nervoso e fez um primeiro tempo muito ruim. Só aos cinco minutos chegou à área do Guarani, e Emerson deixou escapar a bola, arrancando um suspiro de lamentação dos torcedores. Logo depois,Gum errou um passe na saída de bola, que foi pela linha lateral. Sinais de uma ansiedade compreensível. Aos 9, Fred e Gum dividiram com zagueiros do Bugre na pequena área e o atacante teve o chute travado na hora H. O Guarani jogava com a preocupação de fazer o tempo passar, e mostrava aplicação surpreendente para um time já rebaixado para a segunda divisão. Aos 14, a torcida tricolor explodiu no Engenhão, mas nada tinha a ver com o que ela via em campo: chegava a informação de que o Goiás abria o placar contra o Corinthians no Serra Dourada.
- Ansiedade existe, é uma final - explicou Diguinho no intervalo.
O Fluminense esbarrava nos próprios nervos e na retranca do Guarani. Fred, lento, não conseguia dar sequência ao jogo. Aos 23, Carlinhos levou os torcedores à loucura ao errar infantilmente um passe no meio de campo. Dois minutos depois, a notícia de que o Corinthians já empatava seu jogo em Goiânia. Os resultados naquele momento, no entanto, mantinham o título nas Laranjeiras.
Apático, errando muitos passes e sem criatividade, o Fluminense não ameaçava o Guarani. Uma ótima chance, porém, aconteceu aos 27 minutos, quando Conca cobrou falta levantando a bola na área e achou Fred totalmente livre. Só que o atacante cabeceou muito mal, para fora. Na sequência, dois jogadores do Guarani discutiram asperamente. O zagueiro Aislan deu uma bronca no volante Maycon, que respondeu com uma cabeçada no companheiro. O árbitro Carlos Eugênio Simon (Fifa-RS), encerrando a carreira e fazendo seu último jogo, deu cartão amarelo para os dois.
Mais na base da vontade do que da técnica, o tricolor cresceu a partir dos 30 minutos. Emerson chutou quase na pequena área, o goleiro rebateu e na sobra a zaga do Guarani deu uma autêntica pixotada, mas o atacante do Flu não conseguiu aproveitar. Logo depois, aos 32, Fred cabeceou com muito perigo, para boa defesa do goleiro Emerson. O xará do Sheik levou outro susto aos 36, após cruzamento de Mariano e cabeçada de Carlinhos para o meio da área. Mas Fred de uma de Washington e, de frente pro gol, na pequena área, chutou por cima, apertado pelos zagueiros. O Guarani chegou com perigo numa cabeçada aos 42, que Ricardo Berna defendeu. Aos 45, Diguinho entregou a bola de graça para um adversário, perto da área tricolor. O ataque do Bugre não aproveitou: Reinaldo dominou, mas furou o chute na pequena área e a zaga tricolor respirou aliviada.
- Os caras estão fechados - disse Fred, de cara amarrada, ao sair para o intervalo.
Emersou parecia adivinhar o futuro. Antes de seguir para o vestiário, deu a receita para o título:
- É só ter calma no segundo tempo para fazer o gol.
No começo da segunda etapa,a notícia do gol do Palmeiras sobre o Cruzeiro, outro rival na briga pelo título, animou a torcida tricolor no Engenhão (logo depois, porém, os mineiros empataram). Aos gritos de "Nense, Nense", o time tentava sufocar o Guarani. A pressão cresceu e o estádio virou enfim um caldeirão em três cores.
Os torcedores, que passaram a maior parte do primeiro tempo calados e apreensivos, soltaram o grito e entoaram os cânticos de incentivo que estavam faltando. "Vamos para cima, Fluzão", tentava empurrar a torcida. Quando Washington entrou em campo, aos 10 minutos, em lugar de Júlio César, a galera se levantou ainda mais. Muricy dava o recado que queria o time para cima do Bugre.
Missão dada, missão cumprida. Em jogada pela esquerda, aos 17 minutos, Carlinhos cruzou na área, Washington desviou de cabeça e Emerson emendou de canhota, meio de canela, meio sem jeito, mas com muito oportunismo.
Para os tricolores, o gol mais lindo do Campeonato Brasileiro: Fluminense 1 a 0 e a certeza de que o título não escaparia, independente do que o Corinthians e o Cruzeiro ainda fizessem longe dali (o time paulista empatou m em 1 a 1 com Goiás e os mineiros venceram o Palmeiras por 2 a 1).
Aos 21, Fred foi substituído por Fernando Bob. Antes de sair, deixou a braçadeira de capitão para o nome maior da campanha tricolor: Conca, o argentino gigante de 1,67m que participou de todos os 38 jogos do Fluminense no Brasileirão 2010.
Pouco tempo depois, quem saiu foi Emerson, muito aplaudido pela torcida, substituído por Rodriguinho. O Fluminense continuou atacando. Rodriguinho teve boa chance aos 39, mas parou na boa defesa do goleiro Emerson. O time de Campinas não ameaçou mais. Cumpriu com diginidade seu papel de coadjuvante. Ao Fluminense, coube esperar os minutos finais para festejar.
Aos 44, chegou a informação de que terminara o jogo do Corinthians. Os gritos de tricampeão começaram a ecoar. O Engenhão viu pela primeira vez um time carioca conquistar o título mais importante do futebol brasileiro. E viu também o técnico Muricy Ramalho - uma autoridade em campeonatos de pontos corridos - ser campeão brasileiro pela quarta vez (as outras três foram pelo São Paulo). Mais alegria, impossível.
2 comentários
o flu foi um justo campeao?
qual foi a importancia de deco neste titulo?
ha jogadores que se destacaram que certamente agora virao para o campeonato portugues... quem serao eles? e quem recomenda?
e muricy ramalho? tem lugar no banco de um dos 3 grandes?
pode escrever um texto a responder a estas perguntas, que eu postarei com prazer ;)
http://dcfutebolclube.blogspot.com/
parabéns fluzão vcs foram os melhores mesmo!
acabou com a festa dos encardidos e ladrões corinthianos que só ganham títulos ajudados pela arbitragem.
O BEM VENCEU O MAU!