Internazionale (ITA) - Campeã do torneio no ano passado
A oitava edição da Copa do Mundo de Clubes da FIFA começa amanhã com o retorno a uma sede bastante conhecida: o Japão. Às vésperas do pontapé inicial, o site da FIFA examinou as estatísticas de um evento com uma história curta, mas cheia de acontecimentos. Veja as curiosidades abaixo:
mil espectadores, um recorde histórico, compareceram aos estádios brasileiros para os oito jogos da primeira Copa do Mundo de Clubes da FIFA em 2000. O Japão, por outro lado, tem a maior média de público da história do torneio: 45.553 torcedores em 2007.
gols foram marcados nas sete edições do torneio. Com 27 em 2010 e 25 no ano anterior, tudo indica que o tento de número 200 será alcançado antes do fim da competição de 2011 no Japão.
clubes terão participado da Copa do Mundo de Clubes da FIFA até o final desta edição, que conta com cinco estreantes: Al Sadd, Espérance, Kashiwa Reysol, Monterrey e Santos. Auckland City e Barcelona disputarão a competição pela terceira vez, um recorde que dividirão com o Pachuca do México e o Al Ahly, do Egito. Coincidentemente, Auckland e Barcelona classificaram-se sempre nos mesmos anos: 2006, 2009 e 2011.
anos e um mês é a média de idade que faz do Espérance a equipe mais jovem da Copa do Mundo de Clubes da FIFA 2011. O asiático Al Sadd vem logo atrás do time africano com uma média de 25 anos e três meses. Com 27 anos, um mês a mais que o Barcelona, o Kashiwa Reysol tem o plantel mais experiente. Além de ser o mais jovem, o grupo do Espérance também é o mais alto, com uma média de 1,82m de altura, cinco centímetros acima do Barça e seis a mais que o Al Sadd, que tem a menor média de estatura.
diferentes nações já foram representadas na Copa do Mundo de Clubes da FIFA. A presença do Al Sadd no Japão 2011 acrescenta o Catar a esta lista que não para de crescer. O Brasil e o Japão tiveram a maior variedade de participantes, com quatro times cada um.
anos e dez meses é a tenra idade com a qual Edriss Mhirsi, do Espérance, o jogador mais jovem da competição, poderá estrear na Copa do Mundo de Clubes da FIFA. Já o goleiro Paul Gothard, do Auckland City, é o mais experiente, com 37 anos e seis meses. O lateral esquerdo Léo, do Santos, um ano mais novo que Gothard, é o jogador de linha de idade mais avançada.
finais consecutivas entre Europa e América do Sul foram interrompidas pelo Mazembe no ano passado com a vitória sobre o Internacional nas semifinais.
gols em 2009 estabeleceram o brasileiro Denílson, do Pohang Steelers da Coreia do Sul, como o maior artilheiro da história da Copa do Mundo de Clubes da FIFA. Ele ficou à frente de jogadores de renome como Romário, Nicolas Anelka, Wayne Rooney e o artilheiro do ano passado, Maurício Molina, todos os quais marcaram três gols.
participações na Copa do Mundo de Clubes da FIFA serão alcançadas por Daniel Koprivcic se ele entrar em campo pelo Auckland City na edição de 2011. O atacante nascido na Croácia já disputou o torneio pelo Waitakere United em 2007 e 2008 e pelo próprio Auckland em 2009.
gols marcados contra nenhum sofrido diante do América do México na semifinal de 2006 deram ao Barcelona a maior goleada da história do torneio. Mas o jogo com o maior número de gols aconteceu na vitória do Manchester United sobre o Gamba Osaka por 5 a 3 em 2008.
clubes brasileiros (Corinthians, São Paulo e Internacional) venceram a Copa do Mundo de Clubes da FIFA, fazendo do Brasil a nação de maior sucesso da história do torneio. O êxito da Internazionale no ano passado, repetindo o sucesso do Milan em 2007, colocou a Itália em segundo lugar, mas a marca poderá ser igualada neste ano se o Barcelona voltar a conquistar o título após o triunfo de 2009.
jogadores (Dwight Yorke, Mbenza Bedi e Flávio) marcaram gols em duas edições separadas. Yorke conseguiu balançar as redes por dois clubes diferentes: Manchester United em 2000 e Sydney em 2005.
medalhas de campeão da Copa do Mundo de Clubes da FIFA foram conquistadas por apenas um jogador: o goleiro Dida, que ganhou o torneio em 2000 pelo Corinthians e repetiu a façanha sete anos depois com o Milan.
Fifa.Com
Comentários