Mundial de Clubes 2011: O Mundial da Fifa em números:

O Mundial em números

Internazionale (ITA) - Campeã do torneio no ano passado


Kashiwa Reysol


A oitava edição da Copa do Mundo de Clubes da FIFA começa amanhã com o retorno a uma sede bastante conhecida: o Japão. Às vésperas do pontapé inicial, o site da FIFA examinou as estatísticas de um evento com uma história curta, mas cheia de acontecimentos. Veja as curiosidades abaixo:

514

mil espectadores, um recorde histórico, compareceram aos estádios brasileiros para os oito jogos da primeira Copa do Mundo de Clubes da FIFA em 2000. O Japão, por outro lado, tem a maior média de público da história do torneio: 45.553 torcedores em 2007.

175

gols foram marcados nas sete edições do torneio. Com 27 em 2010 e 25 no ano anterior, tudo indica que o tento de número 200 será alcançado antes do fim da competição de 2011 no Japão.

43

clubes terão participado da Copa do Mundo de Clubes da FIFA até o final desta edição, que conta com cinco estreantes: Al Sadd, Espérance, Kashiwa Reysol, Monterrey e Santos. Auckland City e Barcelona disputarão a competição pela terceira vez, um recorde que dividirão com o Pachuca do México e o Al Ahly, do Egito. Coincidentemente, Auckland e Barcelona classificaram-se sempre nos mesmos anos: 2006, 2009 e 2011.

24

anos e um mês é a média de idade que faz do Espérance a equipe mais jovem da Copa do Mundo de Clubes da FIFA 2011. O asiático Al Sadd vem logo atrás do time africano com uma média de 25 anos e três meses. Com 27 anos, um mês a mais que o Barcelona, o Kashiwa Reysol tem o plantel mais experiente. Além de ser o mais jovem, o grupo do Espérance também é o mais alto, com uma média de 1,82m de altura, cinco centímetros acima do Barça e seis a mais que o Al Sadd, que tem a menor média de estatura.

20

diferentes nações já foram representadas na Copa do Mundo de Clubes da FIFA. A presença do Al Sadd no Japão 2011 acrescenta o Catar a esta lista que não para de crescer. O Brasil e o Japão tiveram a maior variedade de participantes, com quatro times cada um.

17

anos e dez meses é a tenra idade com a qual Edriss Mhirsi, do Espérance, o jogador mais jovem da competição, poderá estrear na Copa do Mundo de Clubes da FIFA. Já o goleiro Paul Gothard, do Auckland City, é o mais experiente, com 37 anos e seis meses. O lateral esquerdo Léo, do Santos, um ano mais novo que Gothard, é o jogador de linha de idade mais avançada.

5

finais consecutivas entre Europa e América do Sul foram interrompidas pelo Mazembe no ano passado com a vitória sobre o Internacional nas semifinais.

4

gols em 2009 estabeleceram o brasileiro Denílson, do Pohang Steelers da Coreia do Sul, como o maior artilheiro da história da Copa do Mundo de Clubes da FIFA. Ele ficou à frente de jogadores de renome como Romário, Nicolas Anelka, Wayne Rooney e o artilheiro do ano passado, Maurício Molina, todos os quais marcaram três gols.

4

participações na Copa do Mundo de Clubes da FIFA serão alcançadas por Daniel Koprivcic se ele entrar em campo pelo Auckland City na edição de 2011. O atacante nascido na Croácia já disputou o torneio pelo Waitakere United em 2007 e 2008 e pelo próprio Auckland em 2009.

4

gols marcados contra nenhum sofrido diante do América do México na semifinal de 2006 deram ao Barcelona a maior goleada da história do torneio. Mas o jogo com o maior número de gols aconteceu na vitória do Manchester United sobre o Gamba Osaka por 5 a 3 em 2008.

3

clubes brasileiros (Corinthians, São Paulo e Internacional) venceram a Copa do Mundo de Clubes da FIFA, fazendo do Brasil a nação de maior sucesso da história do torneio. O êxito da Internazionale no ano passado, repetindo o sucesso do Milan em 2007, colocou a Itália em segundo lugar, mas a marca poderá ser igualada neste ano se o Barcelona voltar a conquistar o título após o triunfo de 2009.

3

jogadores (Dwight Yorke, Mbenza Bedi e Flávio) marcaram gols em duas edições separadas. Yorke conseguiu balançar as redes por dois clubes diferentes: Manchester United em 2000 e Sydney em 2005.

2

medalhas de campeão da Copa do Mundo de Clubes da FIFA foram conquistadas por apenas um jogador: o goleiro Dida, que ganhou o torneio em 2000 pelo Corinthians e repetiu a façanha sete anos depois com o Milan.


Fifa.Com




Comentários

 
▲ Topo