Logo da cidade de Madrid para as Olimpíadas de 2020 virou piada na internet!

Acima, o desenho original que venceu o concurso; abaixo, a logo alterada pela agência


Madrid, capital da Espanha, apresentou a candidatura para ser sede da Olimpíada de 2020 na última segunda-feira. E, rapidamente, a logomarca anunciada já rendeu polêmica na Espanha e virou piada nas redes sociais. Desenhada pelo estudante de designer Luis Peiret, 22, a logo representa a Porta de Alcalá, um dos pontos turísticos capital espanhola.

"O que ganhou o concurso foi minha ideia, não meu logo, eu já sabia que um estúdio ia redesenhá-lo", comentou Peiret à agência Efe. "Logicamente gosto mais do meu, porque é o trabalho".


O desenho original, vencedor de um concurso, foi modificado pela agência publicitária Tapsa, contratada pelo Comitê Olímpico Espanhol. Eles trocaram cores, tipografia, formas e a mensagem M20. Então as polêmicas começaram a surgir. A primeira delas diz respeito às cores utilizadas, que deveriam ser inspiradas nos arcos olímpicos, que representam os cinco continentes.


A logo de Madrid 2020 manteve as cores vermelha, azul, verde e amarelo, mas o preto (que representa a África) foi trocada por roxo. "No final acredito que a polêmica é boa para a logo porque todo o mundo está falando dela e, portanto, vai ser mais conhecida", disse o ministro da Justiça e ex-prefeito de Madri, Alberto Ruiz-Gallardón.


Em seguida, surgiram reclamações quanto ao que se pode ler no símbolo que é usado na candidatura. A ideia é ler-se um "M" de Madrid e um 20, referente ao ano da Olimpíada, 2020. No entanto, com a base cortada (comparada ao original), abre-se espaço para a leitura de 20.020. E aí a polêmica virou piada, pois a capital da Espanha concorre pela terceira vez consecutiva pela sede dos Jogos. Perdeu para Londres-ING (2012) e Rio de Janeiro-BRA (2016).


Chinelos dentro de uma caixa imitam a logomarca de Madri2020Gestos obscenos e frases de protestos também surgiram contra a nova candidatura da capital espanholaHavaianas são colocadas na logo da candidatura de Madri à Olipíada de 2020

Exemplos de brincadeiras que os internautas fizeram com o logo da Campanha Madrid 2020!


Nas redes sociais, os protestos e piadas dos espanhóis com a própria candidatura não param se multiplicar. Com várias montagens sendo feitas para satirizar a logo. Em uma delas, Havaianas - as famosas sandálias brasileiras, estão no lugar dos arcos. As sandálias brasileiras são conhecidas na Espanha.


Outras montagens colocam garrafas ("botellas", em espanhol) no lugar dos arcos, em referência ao nome da atual prefeita de Madri, Ana Botella. Há também versões com símbolo do McDonald's e até com gestos obscenos. Madrid concorre com Roma-ITA, Istambul-TUR, Baku-AZE, Doha-CAT e Tóquio-JAP.




Comentários

 
▲ Topo