Copa Sulamericana: Conmebol diz que investigará o ocorrido na final no Morumbi e que aplicará sanções ao clube que for o culpado!

 
Mesmo antes do intervalo, a partida já estava quente...

A Confederação Sul-Americana de Futebol (CONEMBOL) publicou na última sexta-feira, um comunicado sobre os fatos ocorridos na polêmica final da Copa Sul-Americana de 2012 na noite da última 4ª feira (12/12), entre São Paulo (BRA) e Tigre (ARG). A entidade confirmou o título do São Paulo, mas promete apurar todos os fatos e aplicar as devidas sanções. 

  
Site da Conembol divulgou o São Paulo como campeão na 5ª feira

A polêmica está longe do fim. A decisão da Copa Sul-Americana, que deu o título ao São Paulo Futebol Clube, após desistência dos atletas do Tigre (ARG) ao intervalo da partida, ainda tem muito por ser esclarecido, é o que considera a Conmebol.

 
Cópia do artigo 15, que pode complicar o São Paulo, caso o Tigre-ARG consiga provar suas denúncias

Como os jogadores do Tigre (ARG) alegam terem sofrido agressões por parte dos seguranças do São Paulo Futebol Clube e têm provas concretas da suposta violência (as fotos), o artigo 15 do regulamento se aplica. Deste modo, a Conmebol pode decidir por reverter o resultado, anular o título do clube brasileiro e até proclamar o clube argentino como campeão da Copa Sul-Americana de 2012.



Tanto o São Paulo como a Polícia Militar informaram que nenhum dos homens envolvidos na segurança da partida portam armas de fogo para garantir a paz e a ordem no local. Além disso, nesta quinta-feira, o vice da entidade que controla o futebol sul-americano, Eugenio Figueredo, afirmou que a partida ainda não está oficialmente encerrada. Segundo ele, o fato do árbitro Enrique Osses soltar o apito final apenas significa que o jogo foi suspenso. 

Confira abaixo o comunicado oficial da Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL):

Investigar para esclarecer os acontecimentos e aplicar sanções
A Confederação Sul-Americana de Futebol lamenta profundamente o fato acontecido no dia 12 de dezembro, no estádio do Morumbi, na final da Copa Sul-Americana, um feito que castiga com extrema dureza o prestígio do futebol continental.
No aspecto esportivo, São Paulo FC e Tigre jogaram uma partida normal, com desdobramentos próprios de uma grande final.
O árbitro da partida, Sr. Enrique Osses, relatou em sua súmula que, após os 15 minutos de descanso, tentou persuadir por várias oportunidades a equipe do Tigre a voltar para continuar a partida. Além do tempo estipulado por regulamento, ele aguardou durante 35 minutos (na soma, 50 minutos) o retorno ao campo de jogo.
Diante da negativa dos jogadores do Tigre, que alegaram falta de garantias e agressões, o árbitro decidiu pôr fim à sua espera e aplicou o regulamento, determinando a conclusão do jogo com o resultado de 2 a 0, vigente até esse momento, e que significou a consagração do São Paulo FC como campeão do torneio.
Diante dos fatos, a Conmebol resolveu abrir um sumário informativo e está empenhada em reunir todos os informes das autoridades da partida e dos clubes envolvidos, assim como todos os elementos dos fatos ocorridos, com o propósito de construir com clareza a realidade dos acontecimentos, a fim de aplicar as sanções que correspondam a cada um.


Comentários

 
▲ Topo