Futebol Feminino: Emblema oficial da Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2015, que será no Canadá, foi apresentado ontem à noite em Vancouver!

 

O emblema oficial da Copa do Mundo Feminina da FIFA Canadá 2015 foi apresentado ao país-sede e ao planeta bola durante um evento realizado em Vancouver nesta sexta-feira, 14 de dezembro de 2012. A cerimônia organizada pela Federação Canadense de Futebol foi transmitida ao vivo em rede nacional pelo canal TSN, detentor dos direitos de mídia da FIFA. Além disso, aconteceram eventos de apresentação dos emblemas das cidades-sede nos outros cinco palcos do Mundial, espalhados de costa a costa do território canadense.

Aliás, chegar de um lado ao outro do país é justamente a ideia central do próximo Mundial, representada no emblema oficial. Em maio deste ano, as cidades de Vancouver, Edmonton, Winnipeg, Ottawa, Montreal e Moncton foram confirmadas como as seis sedes do Canadá 2015. Será a primeira vez que um torneio de esporte único será disputado de uma ponta a outra da nação norte-americana, desde Vancouver na costa do Pacífico até Moncton, no litoral atlântico.

"O lançamento do emblema é um marco nos preparativos de um evento monumental para o Canadá, quando sediaremos a Copa do Mundo Feminina da FIFA 2015", disse o ministro do Esporte do país, Bal Gosal. "Sou um grande fã do esporte e não poderia estar mais orgulhoso do apoio do governo federal a este prestigiado evento, que trará o melhor do futebol mundial a seis cidades do nosso vasto país."

O presidente da FIFA, Joseph S. Blatter, gravou uma mensagem transmitida durante a cerimônia de lançamento. "O emblema da competição é uma etapa importante no caminho rumo à partida inaugural, porque simboliza e transmite os valores de um país", afirmou o dirigente. "Pode-se dizer que ele representa o ritmo do coração do país-sede, com toda a sua história e emoções. Organizar a Copa do Mundo Feminina da FIFA com 24 equipes pela primeira vez em 2015 dará uma dimensão internacional ainda maior ao torneio. Também estou convencido de que, com a sua diversidade, a população canadense apoiará todas as equipes e mais uma vez conferirá uma atmosfera especial ao evento."

A seleção canadense de futebol feminino participou do lançamento em Vancouver, inclusive com a presença do técnico John Herdman e da capitã Christine Sinclair. "De costa a costa, a Copa do Mundo Feminina da FIFA Canadá 2015 exibirá as melhores jogadoras de futebol do planeta", comentou o CEO do Comitê Organizador Local, Peter Montopoli. "Estamos orgulhosos de revelar o emblema oficial do Canadá 2015 e o projeto gráfico que nos ajudará a receber o mundo e o seu esporte mais popular em 2015."

O Canadá receberá a sétima Copa do Mundo Feminina da FIFA daqui a menos de três anos. No começo desta semana, em um gesto simbólico que marca a transição entre duas edições do Mundial, a jovem jogadora canadense Sofia Graziani, de Moncton, viajou até a cidade de Frankfurt, na Alemanha, para receber uma bola de futebol das mãos de Steffi Jones, que presidiu o Comitê Organizador Local da Alemanha 2011, em cerimonial realizado nas instalações da Federação Alemã de Futebol.

Além do emblema, a federação canadense também revelou o projeto gráfico do torneio, que amplia o conceito "de costa a costa" ao mostrar o Canadá como um país-sede multifacetado e multicultural. A concepção do emblema oficial e do projeto gráfico investe numa interpretação abstrata de elementos característicos da natureza canadense, como a fauna e a flora, o céu, as montanhas e as paisagens urbanas, retratando o Canadá como uma nação grandiosa, moderna e vibrante.

Fonte: FIFA



Comentários

 
▲ Topo