Copa Sulamericana: Jogadores do Tigre (ARG) se recusam a voltar do intervalo e o árbitro encerra o jogo com o São Paulo sendo o Campeão da Copa Sulamericana 2012! Confusão, arbitragem ruim e denúncia de agressão marcaram a decisão, que não teve o 2º tempo!

Com a desistência do Tigre, o São Paulo foi declarado campeão e recebeu o troféu no Estádio do Morumbi. O capitão Rogério Ceni chamou Lucas para levantar o prêmio e comandar a festa Foto: Bruno Santos / Terra  
SÃO PAULO - CAMPEÃO INVICTO DA COPA SULAMERICANA 2012!
 
SÃO PAULO 2x0 TIGRE-ARG  Club Atlético Tigre  


No emblemático dia 12/12/12 podemos observar alguns fatos inusitado na partida da decisão da Copa Sulamericana de 2012, realizada no estádio Morumbi, na cidade de São Paulo. A partida entre São Paulo e Tigre(ARG) era o jogo de volta, sendo que em Buenos Aires na quarta-feira da semana passada o resultado ficou em 0x0, no qual o time brasileiro não mostrou um bom desempenho e o time argentino bateu muito nos jogadores são-paulinos. 

  

Pensávamos então que em São Paulo as coisas seriam menos turbulentas, entretanto a partida já começou de forma preocupante devido à má atuação do árbitro chileno Enrique Osses que foi muito displicente e deixou que a partida pouco a pouco tomasse essas proporções, pois ele não se impôs e deixou que os jogadores do clube argentino batessem tal qual fizeram em La Bombonera, além de ignorar várias faltas e ignorar a necessidade de distribuição de cartões a jogadores. Somente depois que a partida ficou bem mais quente e que os jogadores estavam passando dos limites, aí que o árbitro chileno Enrique Osses conseguiu coragem para advertir os jogadores com cartões amarelos. Não era mesmo o dia do árbitro chileno
Enrique Osses, foi uma arbitragem abaixo da crítica!

São Paulo e Tigre fizeram segundo jogo da final da Copa Sul-Americana na noite desta quarta-feira Foto: Bruno Santos / Terra 

O São Paulo, jogando diante de quase 70 mil torcedores sabia da necessidade de vitória e com o apoio de sua grande torcida e jogando em casa não titubeou e partiu para cima do Tigre e logo aos 22 minutos, Lucas abriu o placar e a torcida tricolor foi à loucura no estádio Morumbi. E nesse dia tão especial para Lucas, que irá para o Paris Saint-Germain(FRA) o gol foi como um presente na sua última partida no Morumbi e também a última pelo São Paulo. Minutos depois, Osvaldo marcou o segundo gol da equipe brasileira, aos 27 minutos.

Lucas infernizou os rivais com dribles rápidos no campo de ataque Foto: Bruno Santos / Terra 
Lucas foi o melhor jogador da partida

Com isso, o grande favoritismo do São Paulo ia se confirmando e o Tigre, em desvantagem no placar, continuou a esquecer de jogar futebol e continuou usando a catimba para tentar desestabilizar a equipe da casa com empurrões, discussões, faltas exageradas e desproporcionais, de que nada adiantou pois em um momento até sofreu um "olé" dos jogadores do São Paulo no qual a torcida entoou o coro pois os jogadores do Tigre não conseguiam ficar com a bola muito tempo, a não ser se fosse através de faltas ou entradas perigosas, o que leva a crer que o Tigre perdeu a cabeça e de fato queria mesmo era tumultuar esquecendo-se do chamado fair-play recomendado pela Fifa. E, por falar em Fifa, o árbitro Enrique Osses faz parte dos quadros da Fifa e deve ser representante do Chile da próxima Copa do Mundo que será aqui no Brasil em 2014...

  Confusão no jogo, são Paulo e Tigres (Foto: Agência Reuters)  

Lucas, que foi o melhor jogador em campo e também o que mais sofreu com a ira dos argentinos, sofreu uma cotovelada quando partia em direção ao gol do Tigre e ficou com o nariz sangrando, todos viram, menos o árbitro que estava perto do lance e apenas fez sinal para Lucas levantar e ignorou a agressão de Orban no jogador brasileiro. O jogo seguiu e a bola percorreu o caminho inverso conduzida pela equipe argentina rumo ao gol de Rogério Ceni até sair pela linha de fundo, Rogério Ceni foi alertar o árbitro chileno sobre o ocorrido e levou de graça um cartão amarelo. Aí o juiz foi avisado e foi em direção a Lucas e somente pediu para que ele saísse de campo, pois estava sangrando, numa total falta de atenção e desconhecimento da regra e nutrindo assim ainda mais o clima de instabilidade no gramado. 



Ao final do 1º tempo, Lucas tirou o algodão do nariz e mostrou para o jogador do Tigre, como se quisesse presenteá-lo pelo que ele tinha feito, enquanto o atleta do Tigre acusava-o de ter encenado que havia se machucado. O clima fechou de vez e começaram os empurrões e o árbitro veio a expulsar dois jogadores dos que estavam mais exaltados: Paulo Miranda (São Paulo) e Díaz (Tigre). Antes, os outros cartões da partida foram para Denílson e Rogério Ceni (São Paulo) e Galmarini, Godoy e Díaz (Tigre). Continuaram os empurrões e depois as equipes foram para os vestiários e a confusão não parou por aí: Os atletas do Tigre se recusaram a voltar ao gramado pois alegaram que seguranças do time tricolor os ameaçaram com armas. O que os dois lados concordam é que houve um princípio de briga entre alguns jogadores de ambos os times durante o intervalo nos vestiários.
A Polícia Militar permaneceu fazendo a segurança na boca do túnel que dá acesso ao vestiário da equipe do Tigre-ARG

A polícia militar desceu para os vestiários para dissipar o tumulto. O clube paulista diz que os argentinos é que tentaram invadir o vestiários dos são-paulinos, já os integrantes do Tigre disseram que foram agredidos por seguranças ou pela polícia. Jornalistas falaram que há um corredor que liga os dois vestiários e pode ter sido por eles que se deu toda essa confusão. Às 23:03 horas, o Twitter oficial da Conmebol anunciou que a partida estava suspensa. Após esperar por cerca de 25 minutos, o árbitro Enrique Osses decidiu encerrar ajogo e decretou o São Paulo campeão. Lembrando que antes disso, um representante da Conmebol e depois o árbitro desceram ao vestiário no qual se encontrava os argentinos porém não os convenceram a voltar. 
 
Vídeo que mostra o momento no qual os jogadores e o trio de arbitragem aguardava a volta do time do Tigre para o gramado até o apito final do árbitro.
Após briga, Tigre larga flâmula do São Paulo dentro do lixo
Após confusão, Tigre deixa a flâmula do São Paulo dentro do lixo

Com isso, apenas com o 1º tempo disputado, o São Paulo sagra-se campeão invicto da Copa Sulamericana, e com isso obtém o título que é inédito na história do clube e de quebra põe fim a um jejum de 4 anos sem conquistas, sendo que o último foi o Brasileiro de 2008 ainda com o técnico Muricy Ramalho. Ao apito final do árbitro a torcida fez a festa e alguns torcedores chegaram a invadir o gramado. segundo informações da polícia militar, cerca de 40 torcedores do São Paulo foram detidos por invasão ao campo. Horas depois o clube brasileiro divulgou imagens de como ficou o vestiário que estava a equipe do Tigre, com manchas de sangue e depredado.

NEY FRANCO DESAPROVA ATITUDE DA EQUIPE VISITANTE

“Eu não sei o que aconteceu naquele corredor, mas não duvido que tenha sido catimba. Para estar blefando pouco custa. Quem esteve conosco no primeiro jogo, em La Bombonera, sabe a dificuldade. A partir desta competição, que sirva como referência para a Conmebol rever suas competições”, disse Ney Franco - técnico do São Paulo, que ainda completou falando sobre a atitude do time argentino: No fim do primeiro tempo, a confusão começou provocada por eles. Eles não são santos, se fazem dentro, fazem fora. Esses caras não têm limite, não têm educação. Estamos muito felizes e temos que comemorar muito, porque são quatro anos que não ganhávamos um título. Nada vai mascarar essa conquista”, concluiu.

CAFU DIZ QUE SEGURANÇAS NUNCA FORAM VISTOS ARMADOS
 
O ex-jogador Cafu também deu sua opinião. Ele jogou por 5 anos no São Paulo e disse à TV Bandeirantes: “Primeiro, não existe prova nenhuma. Não acredito que algum segurança tenha confrontado os atletas do Tigre. São profissionais treinados, preparados, e os jogadores argentinos estavam desesperados para arranjar uma briga. Nunca vi um segurança do São Paulo armado. Mas claro que se houver uma confusão, a polícia vai estar armada, para a segurança de todo mundo”.



Comentários

 
▲ Topo