Pesquisa: Datafolha divulga pesquisa sobre torcidas do futebol brasileiro! Fla e Corinthians aparecem praticamente empatados. Os 5 clubes com maiores torcidas continuam os mesmos:

  
FLAMENGO, CORINTHIANS, SÃO PAULO, PALMEIRAS E VASCO CONTINUAM SENDO AS MAIORES TORCIDAS DO BRASIL!
 
Na última terça-feira o Instituto de Pesquisas Datafolha divulgou sua mais recente pesquisa de torcidas de clubes de futebol do Brasil e comprovou o crescimento da torcida do Corinthians nesses últimos anos! O Flamengo veio liderando nos últimos anos a ponta da pesquisa porém nunca esteve tão ameaçado como agora. 

De 1993 até 2012 o Corinthians praticamente só cresceu enquanto o Fla praticamente se estagnou e hoje no que se refere à porcentagem, está empatado com o clube paulista em 16%. Outra briga boa é a que ocorre entre São Paulo e Palmeiras. Os dois rivais travam essa briga há várias décadas para mostrarem quem entre as duas equipes têm mais torcedores. 

Lá pelas décadas de 50,60, quem mandava era o alviverde depois o tricolor começou a crescer e nos anos 90 com os títulos da Copa Libertadores e Mundial de Clubes praticamente tinham a mesma proporção dos palmeirenses. Nos últimos anos o São Paulo tem ficado à frente do Palmeiras e é hoje a 3ª maior torcida do Brasil e o Palmeiras vem logo atrás na quarta colocação mais bem próximo do rival, no encalço do tricolor.

   
Gráfico mostra a evolução das torcidas entre os anos de 1993 e 2012. Visivelmente o Corinthians foi o clube que mais cresceu nos últimos anos.

O Vasco se mantém soberano na 5ª colocação, fechando o grupo do Top Five dos clubes das maiores torcidas do Brasil e depois do Vasco vem Grêmio, Cruzeiro, Santos e Internacional, que sempre brigaram nessas posições nos últimos 20 anos, tendo o Grêmio agora a 6ª colocação, seguido por Cruzeiro, Santos e Internacional. Atlético-MG, Botafogo e Fluminense fecham o chamado G-12 de acordo com o Datafolha.

Pelos números originais, o Instituto Datafolha apontou um dado interessante: Fluminense e Portuguesa estavam empatados com 1% por causa do arredondamento feito pelo Instituto. Os dados novos mostram o Flu com 1,46%, contra 0,51% do time do Canindé. Idel Halfen, vice-presidente do marketing do Fluminense, disse: Se o instituto de pesquisa tinha esses detalhes, deveria divulgar na primeira pesquisa. De 1,46% para 0,51% é muita coisa. Se eles divulgassem pelo menos uma casa decimal, o Fluminense já teria seu número arredondado para 1,5%. Isso tudo coloca em risco a credibilidade da pesquisa - apontou, Idel Halfen. 

Por regiões, o Corinthians supera os rubronegros no Sul e Sudeste enquanto o Flamengo lidera nas regiões Nordeste, Centro-Oeste e Norte. Porém, o Corinthians não tem o maior número de torcedores do Sul, pois Grêmio e Inter o derrotam, pois são daquela região. Grêmio tem 23% contra 13% do Internacional e 12% do Timão. O Flamengo vem logo atrás com 6% dos torcedores. Depois vem o Palmeiras, que perdeu espaço nos últimos anos na Região Sul e agora também está em 6º também nessa região, o São Paulo ultrapassou o Verdão com 5%, o Palmeiras tem 4%, seguido do Vasco que tem 1% em 7º lugar na Região Sul.

 Lembrando que no Nordeste o Fla tem uma significativa torcida (22% contra 12% dos corintianos). No Norte e Centro-Oeste, após Flamengo (23%) e Corinthians (13%), vem o São Paulo é o 3º com 11%, seguido pelo Palmeiras que tem 6% e pelo Vasco com 5%, logo após vem o Santos com 4% e depois Botafogo e Fluminense com 2% cada. Já no Nordeste, essas 3 equipes estão empatadas em 6%, bem longe de Flamengo e Corinthians. No Sudeste, de onde são a maioria das grandes torcidas, o Corinthians lidera com 20% , o Flamengo tem 13%, o São Paulo tem 11%, o Palmeiras tem 8% , o Cruzeiro tem 6% e o Vasco 5%. Logo após vêm Santos e Atlético-MG, empatados em 7º lugar com 4%. 

Segundo foi informado, a margem de erro dessa pesquisa é de 5 pontos, o que faria também uma significativa diferença se alguns resultados tivessem diferenças dentro dessa margem de erro! Curioso também foi o fato de times médios como Sport, Coritiba, Atlético-PR, Santa Cruz, Goiás, Fortaleza, Ceará, Guarani e Náutico, por exemplo, não estarem nessa pesquisa ao menos com 1% da preferência do torcedor, pois muitas dessas torcidas são aparentemente pouco maiores até que a da Portuguesa... O Datafolha divulgou que foram entrevistadas 2.588 pessoas no último dia 13 de dezembro em 160 municípios brasileiros. Com as recentes conquistas do Corinthians estima-se que o clube alvinegro possa liderar o ranking como maior torcida do país daqui há 15 ou 20 anos. 


1 comentário

Patryck Leal em 21 de dezembro de 2012 às 14:07

E aê, beleza?!

Não tem jeito não, a maior torcida é do meu Mengão.
Porém, o grande crescimento da torcida Corinthiana deve-se ao excelente momento em que vive a equipe.

Abraços.

Bola Furada d'Or 2012: É a vez de escolher a pior furada e o pior corte de cabelo

 
▲ Topo