Não existe individual no futebol? Pelos menos para a mídia

Por: 
Gabriel Tramarin  
@tramarin_

Bom, vejo muitas opiniões sobre Cristiano Ronaldo e Messi. Todos dizem que Messi é o 'melhor do mundo' e eu não discordo, mas o ponto que eu quero chegar não é esse. É da importância dada ao individual no futebol. Não discordo quando dizem a seguinte frase: 'o futebol é coletivo'. Sim, é coletivo, mas a importância dada ao individual chega a ser quase nula. Depois dos jogos todos valorizam quando algum jogador marca dois, ou três, mas depois não vejo tanta valorização ao individual. 

Já que existe a tal eleição da FIFA, ele merecia ter ganho mais.
O individual é tão importante quanto o coletivo para o futebol, por isso que a importância para ambos teria que ser a mesma, ou quase igual. E aí o título do post. Desde dos tempos de Manchester United Cristiano Ronaldo sempre foi para mim o melhor atleta no quesito individual. Reina com quase soberania, mas temos Lionel Messi na parte coletiva jogando demais. 

Já que existe a tal eleição da FIFA, Cristiano já merecia ter ganho pelo menos 3 vezes. Antes de dizerem algo, não sou fã nem de A, ou B. Não discordo do futebol deles, jogam demais, mas o intuito desse texto é falar da desvalorização do individual.

Por isso que digo sem hesitar: se o futebol fosse como o tênis -ou seja individual-, Cristiano Ronaldo reinaria tranquilamente. Porém digo isso em minha opinião, pois o Cristiano esbarra em algumas questões como simpatia por exemplo. Muitos não gostam dele por ser egocêntrico -pelo o que parece, não afirmo pois não o conheço-, um pouco desumilde as vezes  -pelo o que parece, volto a dizer, o mesmo que acima- e outros aspectos. Aliás eu até gosto desse estilo dele, não acho errado. Precisamos de mais pessoas fugindo dessa linha hipócrita de politicamente correto, blá, blá, blá.

Ibra: o esquecido graças ao efeito coletivo.
Outros também esbarram nessas barreiras como Ibrahimovic. Jogador muito bom, porém não tem a mesma valorização por outro motivo irônico: o Cristiano Ronaldo. Ele mesmo talvez já tenha percebido isso e chegou a cornetar o português recentemente. 

Não acho que o Ibra seja o melhor, mas é um jogador que sempre foi bom. O problema é que sempre foi coadjuvante pois em seus times haviam jogadores de mídia absoluta. E agora no PSG ele é o de mais mídia junto com o Lucas e pode futuramente ser um dos melhores pela imprensa. Para mim é um dos melhores do mundo sim senhor.

Só que como valorizam somente o coletivo e dificilmente o individual -como se o futebol fosse uma faca de um gume-, caímos na historinha de que Messi é o melhor do mundo absoluto, blá e mais blá. É o melhor, só que absoluto é hipocrisia dizer isso.


 (Gabriel Tramarin é administrador do Conexão Paulista (www.conexaopaulista.com)



Comentários

 
▲ Topo