O prenúncio confirmado

 Por: Gabriel Tramarin

Antes que me cornetem pela demora, só esperei a poeira abaixar para falar…
 
Sim, nada me surpreendeu de verdade nessa novela do Neymar. Para começar pela primeira confirmação bem óbvia que foi a ida de Neymar para o Barcelona no Sábado de forma oficial, pois não-oficial todos nós já sabíamos. Era óbvio, até por que não tem quem aguente esse ritmo repetitivo do Futebol Brasileiro. O tal ritmo repetitivo é a falta de estrutura, problemas com calendários, pouco caso dos cartolas e tudo mais. Isso já é repetitivo, não vou ficar falando isso, seria senso comum. Temos que dizer é que Neymar não errou como grandes jornalistas disseram. Nem estou dizendo pela escolha em si, opção e etc. Não é fácil jogar metade do ano com Oeste, Ituano, São Caetano e menos de uma semana depois ter que ficar quase todo dia jogando Brasileirão.

Sim, o Brasileirão é um grande torneio mas se torna cansativo pelo calendário mal-feito, misturando ainda com Copa do Brasil, Libertadores e outros torneios. Seria burrice o Neymar permanecer no Brasil por esses fatores que são cruciais, além da falta de estrutura dos campos, críticas excessivas (Em português claro cornetagem), também influenciou. Pode vir um e falar: mas isso será diferente na Europa? Não. Ele encarará cornetagens, vai encarar mais times pequenos, do que grandes, já que o Espanhol é ridículo. No entanto a questão é: como?

Em campos melhores, com mais visibilidade pois um campeonato organizado e com estrutura já basta para ter pelo menos um mínimo de interesse de grandes emissoras, patrocinadores e etc. Infelizmente o Brasileirão está longe pelos fatores estrutura e calendário. O nosso modelo não atrai investimentos (No máximo de empresas locais ou que atuam em demasia no Brasil) grandiosos e etc. Temos um campeonato disputado, sim, mas infelizmente bagunçado em quase todos os aspectos. É uma série de fatores e isso é uma discussão para outro post.

Se ele não atrai para investidores, para o jogador menos. Muitos dos jogadores estrangeiros que os ufanistas insistem em dizer: temos Seedorf aqui, temos Ronaldinho, é nada mais do que uma palavra: dinheiro. Estão pelo dinheiro e por que estão em fim de carreira. Dificilmente você vai ver um alemão começando a carreira por aqui. No máximo um latino sem oportunidades ou um brasileiro mesmo. Por essas e outras que continuaremos a perder mais e mais jogadores. Enquanto não arrumarem a bagunça, continuaremos a servir a organização que é a Europa.

Sim, a Europa é organizada, não quer dizer que é a melhor em quesito de campeonato. Exceção é só o Alemão, Inglês e talvez o Italiano, o resto dos torneios não demonstram bom nível técnico, porém há estrutura, investimentos, organização e isso falta para nós. É simples, parece clichê, mas enquanto dependermos desses mesmos dirigentes, esse clichê será ouvido outras milhões de vezes. E clichês como jovens revelações indo embora continuarão á acontecer.


Comentários

 
▲ Topo