Realidade Crítica: São Paulo - É gordo, mas não vê o pinto

 
Foto: Reprodução
São Paulo foi eliminado 19 vezes em mata-mata nos últimos 8 anos. O número assusta. Definitivamente não pode acontecer isso. Porém, na minha visão, é apenas um dos argumentos para afirmar que o tricolor paulista é time pequeno. Quando se há tanto investimento e ao mesmo tempo tanta deficiência, encontro respostas para o passado vitorioso: A fase, e ela acabou.


RELAÇÃO DAS 19 ELIMINAÇÕES DO SÃO PAULO EM MATA-MATA:
2006 - Libertadores, perdeu a final para o Inter
2006 - Recopa, perdeu para o Boca Juniors
2007 - Libertadores, eliminado nas oitavas de final pelo Grêmio
2007 - Paulista, eliminado pelo São Caetano na semi
2007 - Sul-Americana, eliminado nas quartas pelo Milionários (COL)
2008 - Libertadores, eliminado nas quartas pelo Fluminense
2008 - Paulista, eliminado na semi pelo Palmeiras
2008 - Sul-Americana, eliminado na primeira fase pelo Atlético-PR
2009 - Libertadores, eliminado nas quartas pelo Cruzeiro
2009 - Paulista, eliminado na semi pelo Corinthians
2010 - Paulista, eliminado na semi pelo Santos
2010 - Libertadores, eliminado na semi pelo Inter
2011 - Paulista, eliminado na semi pelo Santos
2011 - Copa do Brasil, eliminado nas quartas para o Avaí
2011 - Sul-Americana, eliminado nas oitavas para o Libertad (PAR)
2012 - Paulista, eliminado pelo Santos na semi
2012 - Copa do Brasil, eliminado na semi pelo Coritiba
2013 - Paulista, eliminado na semi pelo Corinthians
2013 - Libertadores, eliminado nas oitavas de final pelo Atlético-MG

É claríssimo as fragilidades do elenco no geral, e o reflexo vimos na equipe titular. Como eu já dizia, há grandes deficiências no sistema defensivo. Os volantes não conseguem proteger a zaga e dar saída de jogo, logo a zaga fica exposta. Quantas vezes vimos Lúcio, Tolói e cia correndo atrás de jogadores como Neymar, Bernard, Tardelli...? Tá errado, a 1ª linha tem obrigação de diminuir os espaços e os laterais precisam de respaldo para atacar. Não há. 

Também não há um grande goleiro, sequer um grande homem o Rogério é. No futebol, aplicamos valores morais, e quando você falha tantas vezes e tenta tapar o sol com a peneira, está pedindo para ser criticado. Ceni é frangueiro, e isso não é de hoje. Pouco faz. Pouco importa seus gols de falta ou pênalti. É tão bom assim, é? então vai jogar na linha, meu filho. A partir da hora que você mais falha do que acerta, fatalmente você se torna um jogador oscilante com brilharecos eventuais. 


Procuro também o comprometimento de Luís Fabiano, só pra constar.

O São Paulo Futebol Clube têm muitos títulos, e por isso seus torcedores devem estar pé da vida comigo. Porém, esses títulos acabam sendo uma arma apontada na sua própria cabeça, já que todos foram em fases isoladas. Pois é, ganhar 3 Campeonatos Brasileiros consecutivo é magnífico, o ruim é a falta de equilíbrio. Corinthians, Palmeiras e Santos viveram décadas de glória, o São Paulo não, apenas 2 ou 3 anos isolados. Isso comprova a dependência também em Muricy, Raí, Telê Santana...

Sem mais delongas. Com isso, chego a conclusão que o tricolor paulista é uma equipe gorda, com muitos títulos, porém não possui o gozo, a reprodução, a continuidade da sua história.

Comentários

 
▲ Topo