Renovações necessárias


Por: Gabriel Tramarin

Com o fim de mais uma temporada do futebol europeu como de praxe as mudanças começam a acontecer. Mas uma coisa está chamando a atenção: os clubes estão providenciando trocas nos comandos técnicos. E sem contar as tradicionais especulações.

De oficial já tivemos três decisões de impacto: Sir Alex Ferguson anunciou sua aposentadoria do futebol e nessa Segunda Feira (13) tivemos a demissão do técnico Roberto Mancini após a vexatória derrota para o Wigan -equipe que está brigando para não cair no Inglês- na final da Copa da Inglaterra e com gol nos acréscimos. E há algumas especulações como no Real Madrid com a saída de Mourinho e uma possível ida dele ao Chelsea, a saída de Allegri no Milan para uma vinda do Seedorf (Essa eu duvido). De concreto também, tivemos a vinda de Pep Guardiola para o comando do Bayern de Munique.

Bom, vai parecer censo comum o que direi porém é simples: renovações são necessárias. Apoio todas as mudanças oficiais feitas pelo Manchester United, Manchester City e Bayern de Munique. Apoiaria muito se o Mourinho saísse do Real. Bom, vamos por partes.

No caso do Manchester United é simples: já deu. Ferguson conquistou tudo que pudia ali, sua trajetória é espetacular, nem vou entrar nesse mérito de discussão, seria ridículo. Fazia tempo que ele estava desgastado, estressado e pouco motivado nos Diabos Vermelhos. Ficou por amor ao clube e também por aquela vontade de ser o cara. Nem digo isso em sentido de crítica, mas é bem óbvio. Essa obsessão fez muito bem ao Manchester, por isso da minha afirmação.

E no caso do City é a mesma coisa, a diferença é na trajetória: a de Mancini foi tecnicamente pífia pelos altos investimentos, cifras, jogadores de nome e as duas últimas eliminações na primeira fase da Liga dos Campeões (A última com a pior campanha de um time inglês na competição) reflete isso. Ok, o Manchester City conquistou uma Copa da Inglaterra e um Inglês, porém se formos colocar na balança Roberto Mancini mais fracassou, do que ganhou. Não afirmo pois não o conheço, só que a impressão de quem está vendo de fora é de ter um estilo bronco, não sei por que. Nada contra, mas atrapalha.

Ser rancoroso é normal, com o tempo isso fica chato, os jogadores não gostam e aí eu já emendo a situação de José Mourinho. Ambos bons treinadores, principalmente Mourinho que pode bater no peito: foi o primeiro treinador a bater de frente com o Barcelona de Pep Guardiola. E foi o que mais bateu de frente, chegou perto e etc. Sem contar sua belíssima trajetória, no entanto o estilo de Mourinho é complicado. Pode ver que ele é vitorioso, só que não fica por muito tempo em um clube. Acredito eu por esse estilo dele. Aprovo uma possível saída dele do Real, pois o time precisa de algumas mudanças.

Cogita-se que Bale pode vir e outros jogadores também de peso, seria bom. Continuando, teremos outra renovação, talvez a mais esperada: a vinda de Pep Guardiola para o Bayern de Munique, no lugar de Jupp Heynckes. Acho necessário, pois ele já fez sua parte também. Só que eu acho o seguinte: Se Heynckes não quisesse sair, ele continuaria. E continuando, ele não descartou uma aposentadoria. Será que ele poderia pintar em um grande clube caso não queira aposentar? Acredito eu que sim. Tem capacidade e moral.

Outras mudanças poderiam acontecer como no Arsenal. Cara com todo respeito, Wenger não rende faz muiiiiiiito tempo. Está claramente desgastado e sei lá, tem tanto problema, até o zíper do seu casaco dá problema todo jogo. Que fase… Enfim, seria uma boa os Gunners também se renovar. Voltando ‘a vida real’, ele segue, lógico. Como eu gosto de tirar interpretações, será que não aquela vontade de ser um Ferguson ou do Arsenal poder dizer que teve um treinador há mil anos por lá? Sei lá, porém não vai poder dizer com orgulho em relação as vitórias. É covardia comparar.

Falando no Brasil, outra renovação poderia ser no Santos. Estou falando isso antes do jogo de volta do Paulista, antes do Brasileirão e antes da máscara cair: Muricy também não está bem no Peixe. Pelas notícias (Sei lá se procedem…) o Conselho do Santos está louquinho para demitir-lo. E sei lá, talvez seria bom. Para o Muricy principalmente. Ele pediu reforços e o clube pouco se movimentou. A verdade é simples: o Santos não tem time. Mesmo que venha ganhar o Paulista isto pouco significa. Na Copa do Brasil vem apresentando um futebol pífio e tem tudo para ir mau no Brasileirão.

Todos dizem da Neymardependência e eu não discordo. Mas nem o craque santista está rendendo como antes. André e Montillo, os principais reforços do time, também estão mau. Veremos, no entanto já afirmo antes dos testes de verdade: esse atual time do Santos não é bom, simples. Precisa de renovação.
 

Comentários

 
▲ Topo