

Em São Lourenço da Mata-PE região metropolitana de Recife, distante cerca de 20 km da capital pernambucana, Espanha e Uruguai mediram forças na estreia do Grupo B da Copa das Confederações em jogo disputado na Arena Pernambuco. Foram nítidos os problemas encontrados pelo torcedor para sair de Recife para São Lourenço da Mata-PE, o que causou muita indignação e insatisfação não só de brasileiros mais de turistas também. O metrô, principal meio de chegada à Arena Pernambuco, possui a estação mais próxima há cerca de 2 km do estádio, o que causou correria tumulto e confusão. além é claro dos cambistas, que foram flagrados por câmeras de alguns canais de tv porém não foram coibidos tampouco presos pela polícia! Uma vergonha, um verdadeiro despreparo das autoridades pernambucanas.
Bem, falando sobre o jogo propriamente dito, a campeã mundial estreou na Copa das Confederações vencendo o Uruguai por 2x1. Em uma partida em que reinou absoluta, a Fúria abriu vantagem ainda no primeiro tempo com gols de Pedro e Soldado. Suárez descontou. A Celeste, apesar do bom time no papel, ficou rendida pelo futebol dos espanhóis e não fez uma boa partida.
Os espanhóis estrearam na competição cercados de expectativa. Apesar do bicampeonato europeu e do campeonato mundial, a seleção passa por uma fase de reafirmação, já que não é mais vista como uma seleção tão hegemônica. Além disso, o título da Copa das Confederações é o único que essa geração da Fúria ainda não conquistou.
E, apesar da desconfiança, a primeira etapa serviu como aperitivo para a Espanha mostrar para o que veio. Os uruguaios simplesmente não viram a cor da bola. A seleção espanhola dominou do início ao fim, abriu 2 a 0 e poderia ter sido mais. Com o volume de jogo aplicado, ficou barato para a Celeste. Aos 10 minutos, Cesc Fábregas bateu da entrada da área e carimbou a trave de Muslera. Cinco minutos depois, foi a vez de Iniesta arriscar e o goleiro uruguaio defender. A Espanha jogou como de costume, chegando a 86% de posse de bola. Com 20, a equipe abriu o placar. Em sobra de escanteio, Pedro finalizou, Lugano desviou a bola e matou Muslera. Um a zero.
Com meia hora de jogo, o segundo. Bela jogada em equipe e Fábregas achou Soldado na área. O atacante bateu sem chances de defesa e ampliou. A Espanha quase fez o terceiro com Piqué. O zagueirão completou escanteio e Muslera defendeu no reflexo. A seleção uruguaia chegou uma vez apenas, com Cavani. Ainda assim, sem maiores perigos para o goleiro Casillas.
A superioridade espanhola continuou no segundo tempo. Logo aos três minutos, a campeã mundial quase marcou. Pedro recebeu na direita, bateu cruzado, mas Soldado fechou tarde e não alcançou a bola. Minutos depois, Iniesta teve tudo para marcar um golaço. Ele recebeu na entrada da área, girou em dois marcadores, mas bateu para fora.
E só dava Espanha. Em nova trama armada por Iniesta, Pedro bateu no contrapé de Muslera, mas a bola passou ao lado. O domínio da Fúria era tão evidente que a seleção tinha 12 finalizações, contra uma do Uruguai. Inferior, a Celeste diminuiu no fim. Suárez bateu falta com categoria e marcou.
Com o resultado construído e sem correr riscos, os espanhóis passaram a tocar a bola e administrar o resultado. A vitória maiúscula em termos de futebol mostrou que a Espanha continua dominando o futebol e é favoritíssima ao título da competição. O outro jogo da chave, entre Nigéria e Taiti ocorrerá nesta segunda.
Comentários