Atlético-MG bate o Olimpia nos pênaltis e torna-se campeão da Copa Libertadores da América de 2013!

CANTANDO DE GALO:
 ATLÉTICO-MG - CAMPEÃO DA LIBERTADORES 2013!!!!
Atlético-MG ATLÉTICO-MG  2x0  OLIMPIA (PAR)
Nos pênaltis: Atlético-MG 4x3 Olimpia

Não seria fácil, não faltaria emoção, porém a torcida a favor também não faltaria, pelo contrário, encheria o novo estádio Mineirão e o transformaria num "legítimo" caldeirão (sem ofensas ao clube paraguaio), e assim se tornaria mais forte, mais inspirado, mais lutador, mais vibrante, mais determinado, eficiente e motivado! Assim foi o Galo na noite de ontem em Belo Horizonte (MG) diante do tradicional e copeiro time do Olimpia, que chegou nada mais, nada menos que 7 vezes em finais de Libertadores e venceu em 3 oportunidades. Além disso, ainda estava com a vantagem de 2x0 marcados lá em Assunção. 

Bernard, jogador do Atlético Mineiro, tira foto com a taça de campeão da Libertadores!

Atento a tudo isso, o Atlético Mineiro não inventou na escalação, manteve o esquema de jogo e veio para cima. Aos dois minutos, Tardelli cruzou rasteiro e Jô chegou um pouco atrasado. Era uma grande chance! Dez minutos depois, o Olimpia mostrou que não seria mero espectador. Em falha da zaga, Bareiro entrou cara a cara com o goleiro Victor, que salvou o Galo.


Durante todo o primeiro tempo, os brasileiros se mostraram muito nervosos e abusaram dos cruzamentos. Concentrando as jogadas por um lado, o Atlético encontrava dificuldades de criar pelo chão. Por vezes, Jô foi acionado, mas, contra três defensores, levou a pior na maioria das oportunidades. Em novo erro dos defensores atleticanos, Alejandro Silva entrou de frente para a área, mas bateu fraco e Victor fez grande defesa. Aos 37, Diego Tardelli tabelou com Jô, mas isolou na finalização. O Galo precisava acalmar os ânimos e jogar com mais inteligência. Por meio de toque de bola e erros da zaga adversária, que já se mostrou deficiente, o time poderá chegar aos dois gols que necessita. 
 
Cuca e Ronaldinho Libertadores festa Atlético-MG (Foto: Reuters)  
E a conversa do vestiário deve ter sido produtiva. Com menos de um minuto do Atlético marcou. Rosinei cruzou da direita, a zaga furou o corte e Jô imendou para inaugurar o placar. Quatro minutos depois, Diego Tardelli completou lançamento e Jô, no rebote, quase fez de cabeça. Foi por muito pouco! E a pressão continuou. O artilheiro atleticano dominou na entrada da área, bateu firme e Silva espalmou.

Aos 13, em cobrança de falta, Leonardo Silva cabeceou desequilibrado e acertou o travessão de Silva. Os paraguaios não tinham outra opção. Era se segurar com 11 atrás da bola e garantir o resultado. Torcer por um contra-ataque era pedir muito. Com 25, Ronaldinho Gaúcho cobrou falta na cabeça de Leo Silva e Martín Silva salvou mais uma.

Com mais de 30 minutos, Ronaldinho Gaúcho bateu de fora da área, a bola desviou e o goleiro salvou. No rebote, Tardelli perdeu em baixo da trave, mas ele estava impedido. Aos 40, quando tudo parecia perdido, Bernard cruzou da direita e Leo Silva cabeceou no contrapé para empatar. Delírio no Mineirão!

  Ferreyra choro derrota Olimpia final (Foto: Alexandre Alliatti) 
Ferreyra, do Olimpia, chora desolado no gramado, após a perda do título para o Atlético Mineiro!

Com um a mais desde os 39 da segunda etapa, devido à expulsão de Mansur, o Galo passou a dominar o jogo na prorrogação. Aos oito minutos, Bernard cobrou escanteio, Réver fechou em velocidade e cabeceou no travessão. Quatro minutos depois, Josué arriscou de longe e Silva fez grande defesa. No último lance, Alecsandro saiu cara a cara, tocou por cima do goleiro, mas a zaga tirou. 

Goleiro Victor: o símbolo da conquista heroica do Atlético Mineiro!

E tudo foi decidido nos penais. Seguro e confiante, o time brasileiro converteu as quatro cobranças que lhe cabia. Miranda parou em Victor e Giménez acertou a trave. Vitória do clube mineiro, título inédito e Mineirão em êxtase. Acabou a piada, acabou a fama de azarado do técnico Cuca, acabou a tensão e deu-se início a uma grande festa que não erá dia nem hora para terminar! Parabéns aos campeões! ... E a taça continua aqui no Brasil!!!

Renda histórica: Mais de 14 milhões

De acordo com as informações passadas pela administração do Mineirão, a decisão teve 58.620 torcedores e a renda foi de R$ 14.176.000,00, a maior renda de um partida de futebol no Brasil.

Comentários

 
▲ Topo