Copa do Brasil: CBF define os confrontos das oitavas de final:


Na tarde desta terça-feira (06), a CBF fez o sorteio para definir os confrontos válidos pela fase oitavas de final da Copa do Brasil 2013. Os 10 classificados na 3ª fase da competição (Salgueiro-PE, Botafogo, Luverdense-MT, Internacional, Goiás, Cruzeiro, Atlético-PR, Nacional-AM, Santos e Flamengo), se juntaram aos 6 clubes que estavam na Libertadores de 2013 ( Grêmio, Atlético-MG, Palmeiras, Fluminense, Corinthians) e ao Vasco (que entrará pelo ranking da CBF em substituição ao São Paulo - que estava na Libertadores, porém não irá para a Copa do Brasil porque é o atual campeão da Copa Sul-Americana, e como atual campeão tem a vaga garantida no torneio continental e assim disputará novamente a competição pela Conmebol cedendo naturalmente a sua vaga ao Vasco).

De acordo com o sorteio, de um lado ficaram as equipes paulistas (Corinthians, Santos e Palmeiras) e gaúchas (Intenacional e Grêmio) e do outro ficaram os cariocas (Fluminense, Botafogo, Flamengo e Vasco) e os mineiros (Cruzeiro e Atlético-MG), fazendo com que não tenhamos confrontos estaduais nas oitavas. Somente a partir da fase seguinte (quartas de final) é que poderemos ter confrontos estaduais: Corinthians x Santos, Vasco x Fluminense, Botafogo x Flamengo e Cruzeiro x Atlético-MG, por exemplo. Sendo assim, a possibilidade de ter uma final envolvendo um confronto estadual não será possível nessa edição da Copa do Brasil. 

Os clubes arquirrivais se enfrentariam no máximo até as semifinais, como por exemplo: Palmeiras x Corinthians ou Santos x Palmeiras e também ainda pelo lado esquerdo Grêmio x Internacional. Já pela outra chave poderíamos ainda ter Fla x Flu, Vasco x Flamengo, Botafogo x Fluminense ou também Vasco x Botafogo.

Os favoritos são os clubes que disputaram a Libertadores e também tem outras equipes como o Cruzeiro e Internacional. O Botafogo pode fazer bonito, pois ainda não tem o título da competição e isso pode estimular a equipe, que está muito regular e é o líder do Brasileirão nesse momento. A dupla Flamengo e Vasco tentarão voltar a incomodar, e assim quem sabe driblarem os problemas financeiros e atingirem sucesso dentro de campo pois estão devendo muito para as suas torcidas nessa temporada.  


O Santos, que perdeu sua identidade nas rodadas finais do Paulistão e desde então não vem empolgando, não pode ser menosprezado, mesmo que agora não seja de fato o favorito. Goiás e Atlético-PR também podem surpreender, já o trio composto por Nacional-AM, Luverdense-MT e Salgueiro-PE correm por fora e podem cair já logo nas oitavas pois pegarão times mais fortes.

Em relação as datas e locais das partidas, houve mais um sorteio e ficou definido que Corinthians, Grêmio, Salgueiro-PE, Atlético-PR, Goiás, Vasco, Atlético-MG e Flamengo decidirão a vaga para as quartas de finais atuando em casa. Sendo assim, Luverdense-MT, Santos, Internacional, Palmeiras, Fluminense, Nacional-AM, Botafogo e Cruzeiro farão a primeira partida em casa e decidirão a vaga no estádio do adversário. As partidas de ida ocorrerão nos dias 21 e 22 de agosto e as partidas de volta serão nos dias 28 e 29.

Todavia, devido ao calendário do futebol brasileiro, e ressaltando que nessa fase da Copa do Brasil teremos clubes das Séries A, B, C e D envolvidas em mais de uma competição, a CBF informou que divulgará as datas definitivas somente amanhã.


Comentários

 
▲ Topo