Série A: Cruzeiro é o terceiro melhor Campeão do 1º turno desde 2006:

 

O Cruzeiro venceu o Flamengo no último domingo e encerrou o primeiro turno com 40 pontos, na liderança do Campeonato Brasileiro de 2013! O time celeste tem a terceira melhor campanha no fim da 19ª rodada, contando desde 2006, quando o campeonato passou a ser disputado por 20 clubes.

O modelo atual do Brasileiro é recente. Apenas em 2003 o torneio passou a ser disputado em pontos corridos. O campeão da primeira edição no formato foi o próprio Cruzeiro, na campanha dos 100 pontos, com 47 no primeiro turno, um número conquistado, porém, em 23 jogos. Na época a competição era disputada entre 24 clubes, em 46 rodadas.


Apenas em 2006 o Brasileiro passou a contar com 20 clubes. A campanha do Cruzeiro em 2013 é, considerando desde então, a terceira melhor de um campeão do primeiro turno. O clube ficaria atrás apenas do Atlético Mineiro, no ano passado, com 43 pontos, e do Grêmio, em 2008, com 41 pontos.


O Cruzeiro no entanto deve tomar cuidado. Nem Galo nem Grêmio foram campeões nestes anos. Em 2012, o Fluminense acabou com o título Brasileiro, superando o "campeão do turno" Atlético. O Tricolor também havia feito campanha histórica, com 42 pontos no primeiro turno. Em 2008 quem surpreendeu foi o São Paulo, que havia feito apenas 33 pontos.


Avaliando os números, porém, os motivos para comemorar são muitos. Apenas três dos 10 campeões desde o início dos pontos corridos não foram também campeões no turno. Mais que isso, os 42 gols na Raposa são um recorde. Desde 2006, ninguém conseguiu chegar perto deste número.


A boa campanha fez o Cruzeiro abrir vantagem de quatro pontos para o vice-líder, Botafogo. A diferença para o quinto colocado, o primeiro fora da zona de classificação para a Libertadores, é de 10 pontos. Não será fácil alcançar o time celeste.

Comentários

 
▲ Topo