Há uma grande diferença entre um Fusca renovado e uma Ferrari

ronaldinho03_ap_15.jpg
Por: Gabriel Tramarin

Com mais uma Quarta-Feira de futebol, tivemos poucas surpresas nos principais jogos do dia que foi o primeiro jogo da final da Recopa entre São Paulo x Corinthians e a primeira Semi Final da Libertadores entre Newell's Old Boys x Atlético-MG. Poucas surpresas ao meu ver pois tivemos para início de conversa uma constatação bem óbvia da mídia brasileira: o ufanismo. Sempre os brasileiro são favoritos no início dos torneios, sempre vai dar Brasil, tal time é o Brasil na Libertadores e etc. Já meio que cansamos disso e nem vale a pena criticar, apenas constatar. E o mais irônico: afirmam os favoritos sem mesmo acompanhar o futebol latino.

O Atlético-MG tem um time bem constante e que desde do ano passado vem mostrando todo seu poderio, porém precisa virar um time grande. Como se vira um time grande? Sabendo inicialmente jogar como time grande e para isso acontecer, uma palavra entra nessa conversa: títulos. Não adianta queremos exigir do Atlético o que poderíamos exigir de um São Paulo por exemplo. As 'pipocadas' no Brasileirão do ano passado - também por competência dos rivais, ok, mas não muda os fatos- e a derrota de ontem mostram isso.

Primeiro o Galo precisa se acostumar a estar entre os melhores. Com o atual time e um ajuste ou outro, deve chegar mais forte para os torneios. Acredito eu que a partir de 2015 e 2016 caso tudo se mantenha, o Atlético-MG consiga jogar como um grande time, ou parecido. Lógico que o Newell's tem um bom time, joga bem dentro de casa, mas aí vou citar um exemplo: o Boca. Ok, o Boca Juniors perdeu, porém vocês viram como perderam? Simplesmente na maior disputa de pênaltis da Libertadores. Foi na raça, mesmo não tendo um grande time.

Sim, o Galo mais pipocou por não estar acostumado com a Libertadores, do que por erros próprios. Isso é algo natural, não adianta encher o time de 20 Ronaldinhos. Derrotas inesperadas sempre vão acontecer até se acostumar a ser time grande, até se acostumar a jogar como tal. E vim com papo de 'caiu no horto, tá morto' é uma bobagem. Tudo bem, o Atlético está invicto lá há muito tempo lá, porém sofreu muito por lá. Tijuana que me diga. Se fosse um time um pouco mais preparado -mesmo o Tijuana sendo um time bom-, teria ganho.

Volto a falar o que falei acima sobre saber jogar como time grande. Lembram dos jogos contra o São Paulo? O Atlético levou a melhor, mas perdeu para o São Paulo mesmo usando do pretexto que o time estava com a cabeça nas Oitavas, perdeu. Pois o Tricolor Paulista foi forte, quase que perfeito. E é um time que conhece bem a Libertadores, sabe jogar.

No Independência, a parada será difícil. Pode ter uma vitória do Atlético Mineiro, no entanto dificilmente o Newell's não passará. E vamos supor que passe a final o Atlético, terá uma parada difícil contra o Olímpia que deve avançar também. Outro time muito bom, também sabe jogar esse torneio, tem um poder ofensivo médio, no entanto é oportunista. Isso pesa muito. Tirando Ronaldinho, o Atlético fica meio perdido quando um time vem nesse estilo. Volto a citar o Tijuana. Só puxar pela memória.

Para concluir, se Newell's e Olímpia avançarem para a final, será uma final espetacular. Uma das melhores dos últimos anos, isso vocês podem escrever. Para o torneio seria melhor que os dois se enfrentassem. Não virei com papinho hipócrita, ufanista e demagogo de que estou torcendo para o Atlético-MG por que é o Brasil. Não é o Brasil pois o técnico é o Cuca, não o Felipão. É um time brasileiro apenas, temos que torcer quando ele representa o Brasil, não uma instituição e clube como é o caso do Atlético. 

É do Brasil, sim, mas representa uma instituição de Minas Gerais (O que não obriga os mineiros a torcerem também, pois vários clubes representam Minas). Leva o Brasil no papel como todos os times. Na prática não representa o Brasil. Quem representa o Brasil é a Seleção Brasileira. 

Recopa
Sobre a Recopa não preciso de muitas linhas. O Corinthians dificilmente perde esse título. Aquele Corinthians de 2012 e 2011 está voltando. Renato Augusto mostrou estar se recuperando bem da lesão, apesar da concorrência ser forte com o Danilo. Repito, Corinthians junto com Internacional vão brigar por título no Brasileiro. Os outros favoritos vão aparecendo aos poucos.
 
 

Comentários

 
▲ Topo