Libertadores: Atlético-MG passa pelo Newell's e está na decisão! No sofrimento, na superação, na garra e nos pênaltis:

Atlético-MG ATLÉTICO-MG  2x0  NEWELL'S OLD BOYS (ARG)
 
Nos pênaltis: 
Atlético-MG 3x2 Newell's Old Boys (ARG)

Um jogo muito tenso, emocionante e histórico! O Galo já fazia história por estar na semifinal da Copa Libertadores da América e tentava ir mais além ainda pois a luta agora era para chegar à decisão do campeonato, e de quebra, eliminar um clube argentino e salvar a pele dos brasileiros na competição. E, como o estádio Arena Independência, em Belo Horizonte-MG, era a casa do Atlético Mineiro na Libertadores, onde o alvinegro não perde há mais de 1 ano, foi mesmo no "Horto" (pois o estádio fica no bairro chamado Horto Florestal) que o Galo conseguiu de forma épica e heróica abocanhar a vaga para a final da Libertadores de 2013. Com direito a mais de 20 mil apitos, a torcida do Atlético-MG mais uma vez deu show nas arquibancadas do Independência e teve um papel importante na superação do time lá no gramado. Realmente a torcida jogou junto com o time, como foi durante toda a Libertadores...

Victor comemoração vitória Atlético-MG (Foto: Reuters)O Atlético entrou em campo consciente da importância do jogo e do que precisava fazer para se classificar. Dois a zero dava pênalti. Três ou mais, sem levar gols, dava a vaga para a final. E o jogo não poderia ter começado melhor para os donos da casa. Aos dois minutos, Ronaldinho deu lindo passe para Bernard, que marcou. Explosão no Independência! Loucura nas arquibancadas! E a equipe preferiu aproveitar a maré e continuou pressionando. Até os 10, mais duas boas chances, concluídas por Jô e Marcos Rocha, pararam em Guzmán. 

Os argentinos começaram a apelar para a velha tática da cera. Infelizmente o árbitro caiu e prejudicou bastante a partida. O Newell's Old Boys (ARG) chegou, aos 27, com Maxi Rodríguez. O meia saiu cara a cara com Victor, mas bateu em cima do goleiro. O Galo não desanimou e manteve a pegada. Aos 34, Bernard surpreendeu Guzmán e finalizou ao invés de cruzar. Bela chute, mas o goleiro voltou a tempo e salvou o segundo gol. Em jogada pela direita, Diego Tardelli se chocou com o goleiro e a partida ficou paralisada por muito tempo. Mas o time não esfriou.

Bernard, aos 2, o gol redentor.
Bernard abre o placar logo no início do jogo

Aos 48, Josué saiu na cara do gol, mas Guzmán cresceu e salvou. Grande partida do goleiro. Quatro minutos depois, Jô tirou e marcação e entrou na área. O atacante foi claramente obstruído pelo defensor, mas o juiz fingiu que não viu. Foi pênalti claro. Uma pena, prejudicaram a equipe brasileira!



Diferentemente do primeiro tempo, o Atlético começou mal os últimos 45 minutos do confronto. Quem assustou primeiro foi o Newell's. Após cobrança de falta displicente, feita por Ronaldinho, os argentinos puxaram contra-ataque e quase marcaram. Victor interveio. Conforme o tempo passou, o Galo continuou com a má apresentação.A equipe mineira até tinha a posse da bola, mas tocava e não conseguia penetrar na área adversária. Já o adversário, quando tinha a bola, cozinhava e tentava perder tempo. 

Aos 32, queda de luz no Independência. E ela fez bem aos brasileiros. Após 11 minutos a partida reiniciou e o Galo voltou diferente. Pressionar era a ordem e a equipe seguiu. Aos 37, Guilherme, em sua primeira participação, completou cruzamento na entrada da área e a bola passou raspando a trave. No minuto seguinte, ele pegou rebote e bateu de longe para acertar o cantinho e empatar o duelo. O estádio só faltou vir abaixo.


Cuca orienta os jogadores do Atlético-MG durante apagão (Foto: Fernando Martins) 
Cuca orienta os jogadores do Atlético-MG durante a queda de energia

Com o empate no placar agregado não teve jeito. A vaga seria decidida nos pênaltis. De um lado, a confiança de Victor, que salvou o Galo nas semifinais ao defender uma cobrança. Do outro, o Newell's que eliminou "só" o Boca Juniors também em cobranças alternadas. Após dois pênaltis convertidos de cada lado, os outros dois foram desperdiçados por ambas as equipes. Na última cobrança do Galo, Ronaldinho fez. Na última do Newell's Maxi Rodríguez bateu e o goleiro Victor pegou. 



Após muito sofrimento, o Atlético Mineiro se classificou para a final. O técnico Cuca, com uma camiseta de Nossa Senhora, foi ao delírio com a classificação do seu time. Ovacionado pela torcida, o goleiro Victor, eleito o herói da classificação recebeu os parabéns de Alexandre Kalil, presidente do Atlético-MG, ainda no gramado do Independência.


  Victor defesa pênalti jogo Atlético-MG Newell´s (Foto: AFP)

Agora é a vez do Galo medir forças com o Olimpia (PAR), time que tem 3 títulos na competição. Como teve a melhor campanha na fase de classificação, o Atlético Mineiro jogará a partida de volta da decisão em casa. Como o Independência tem 22 mil lugares, a final será realizada no estádio Mineirão. Será a primeira decisão no novo Mineirão que foi entregue completamente reformado para a Copa das Confederações 2013. Sendo assim, o Mineirão vai tremer e a expectativa é que tenha mais de 60 mil torcedores.


Comentários

 
▲ Topo