Libertadores: Se querem fazer o show, faça-o sempre

 
Por: Gabriel Tramarin
 
É bem engraçado ver como a Conmebosta organiza a Libertadores. Já cansamos de ver a incompetência do órgão e nem vou entrar nessa discussão. Vou entrar em apenas dois pontos muito curiosos: gol fora anulado e a regra de que só pode 40 mil pessoa em jogo da final. Não são regras ridículas, mas a pergunta é curta e grossa: por que só na final tem essas duas regras??? Tipo, é só na final que decidem fazer algo bom? Talvez, pois a regra dos 40 mil é ridícula da forma que é imposta. Querer impor o finalista que tenha um estádio em condições acho certo, mas ter menos de 40 mil lugares não é falta de condições. É normal.

No entanto dá para entender o lado da Conmebosta: querem espetáculo. Bom, se querem um estádio de mais de 40 mil pessoas por que não fazem em um jogo único a final em um estádio do jeito que eles querem. Com confetes, cobertura plana, reta, torta, debaixo do mar, sei lá, como eles quiserem. Agora fazem a final com essa exigência para dizer 'que não copiamos a Europa (Que tem as finais desse jeito)', 'fazemos nosso próprio torneio'. Coisa de dirigente egocêntrico e prepotente que quer fazer do seu próprio jeito sem querer olhar para quem faz de forma decente e aí só faz merda.

Faz do próprio jeito e deixa a torcida tacar pilha, papel higiênico. 'Libertadores é isso', 'nosso torneio é diferente'. Querem dar um marketing para torneio e deixam essa sacanagem rolar solto. Deixam o manual de regras no lixo. Tiram a babaquice do gol fora somente na final e o deixam durante todo o torneio. Outro atestado e prova de que o gol fora é uma idiotice. Se ele sai na final, é para não ter injustiça, não sejamos ingênuos. Se querem jogos com mais de 40 mil, façam isso em todos os jogos. Se querem tirar o gol fora na final, tirem em todos os jogos. Sejamos coerentes.

E para início de conversa em relação a tal exigência dos 40 mil, o Defensores Del Chaco também não tem condições para a final seguindo o regulamento patético e nunca cumprido da Conmebosta pois tem menos de 40 mil pessoas. No entanto é um estádio emblemático, com uma torcida emblemática, traz marketing. Já o Independência não traz o marketing que eles querem pois é um estádio mais acanhado, a torcida do Atlético é boa, no entanto não chega a ser igual a do Olímpia. Mandam para o Mineirão pois é um estádio grande e que traz mais marketing também. E é um baita estádio.

Repito o que disse acima: façam então em um campo neutro do jeito que eles bem quiserem. Impor o clube finalista além de tudo um estádio com mais de 40 mil é ridículo. Então já que querem assim, ajudem os clubes de alguma forma e os incentive a ter um estádio de mais de 40 mil pessoas. Sei que não é fácil, mas já que criam problemas, ou levantam por motivos idiotas, então resolvam, invés de sair mandando sendo que se pode resolver o problema.

Além de passar por dificuldades, jogos difíceis e tudo mais, o clube ainda tem que jogar longe de sua casa por pura idiotice e inconstância na hora de aplicar o regulamento e também de fazer um regulamento, totalmente besta como já disse. Fazer o que. Preferem seguir suas convicções erradas pois chegou a final e ganharam dinheiro. Foda-se o resto, foda-se papel higiênico na cara, foda-se prejudicar o finalista (Neste caso o Atlético-MG e nos próximos anos vão ser muitos prejudicados e alguns já foram também). 

Invés de parar, pensar e organizar um torneio melhor, deixam desse jeito pois querendo ou não traz marketing e dinheiro. Bem menos que uma organizada e exemplar Champions League, mas para eles já basta. Infelizmente continuaremos a ter esses tipos de idiotices. Como já disse outras vezes, enquanto tivermos as mesmas pessoas no futebol, teremos os mesmos erros e reclamações. Fazer o que?...
 

Comentários

 
▲ Topo