Curiosidades: Maiores públicos do Brasileirão 2013 após 10 rodadas. Renda e público aumentaram com as novas arenas!

Santos x Flamengo - Estádio Mané Garrincha (Foto: Lula Marques / Secopa-DF) 
(Santos 0x0 Flamengo) - Mané Garrincha, em Brasília: O líder em público até agora!
1º -  Santos SANTOS  0x0  FLAMENGO Flamengo
Mané Garrincha - Brasília (DF)
63.501(*)
2º - Vasco VASCO  0x1  FLAMENGO Flamengo
Mané Garrincha - Brasília (DF)
61.767(*)
3º - Flamengo FLAMENGO  2x2  CORITIBA Coritiba
Mané Garrincha - Brasília (DF)
52.825(*)
4º - Flamengo FLAMENGO  1x1  BOTAFOGO Botafogo
Maracanã - Rio de Janeiro (RJ)
38.853(*)
5º - Vitória VITÓRIA  0x0  BAHIA Bahia
Arena Fonte Nova - Salvador (BA)
36.996(*)
6º - Cruzeiro CRUZEIRO  4x1  ATLÉTICO-MG Atlético-MG
 Mineirão - Belo Horizonte (MG)
35.689(*)
7º - Fluminense FLUMINENSE  1x3  VASCO Vasco
Maracanã - Rio de Janeiro (RJ)
34.634(*)
8º - Corinthians CORINTHIANS  0x0  SÃO PAULO São Paulo
 Pacaembu - São Paulo (SP)
33.336(*)
9º - Corinthians CORINTHIANS  0x1  ATLÉTICO-MG Atlético-MG
Pacaembu - São Paulo (SP)
32.797(*)
10º -  Goiás GOIÁS  1x1  CORINTHIANS Corinthians
Serra Dourada - Goiânia (GO)
31.074(*)
(*) OBS: SOMENTE O PÚBLICO PAGANTE

Dos 10 maiores públicos do Brasileirão da Série A de 2013 até o final da 10ª rodada, 7 são das novas Arenas, dos estádios modernos que sediaram jogos da Copa das Confederações e que também farão parte da Copa do Mundo de 2014! Mané Garrincha, Maracanã, Mineirão e Arena Fonte Nova se destacaram nas primeiras colocações, sendo 3 vezes para o Mané Garrincha (sendo os 3 maiores públicos), 2 vezes para o Maracanã e uma vez com a Arena Fonte Nova e Mineirão. Os três outros públicos do ranking que completam a listagem dos 10 melhores públicos ficam com os "velhos" Pacaembu (duas vezes) e Serra Dourada (uma vez).

O Flamengo aparece presente nos 4 maiores públicos do Brasileirão até agora: duas vezes como mandante e duas vezes como visitante. Porém, já no ranking de clubes com mais público, o Corinthians supera o Flamengo, que fica em 2º lugar. Isso se deve porque os dois maiores clubes do Brasileirão, o Flamengo aparece justamente como o visitante e assim a renda foi para os adversários Santos e Vasco.

O Corinthians tem o maior público até agora com 29.085, o Fla vem logo atrás com 26.411, em terceiro aparece o Grêmio, que vem mandando seus jogos na sua moderna e nova Arena do Grêmio e teno também bom público, com média de 19.590 torcedores. Lembrando que a Arena do Grêmio não faz parte dos jogos da Copa do Mundo nem da Copa das Confederações. Em seguida na lista vem Cruzeiro, em 4º, Santos, em 5º, Vasco em 6º e o Bahia em 7º.
- RANKING DE MÉDIA DE PÚBLICO PAGANTE POR CLUBES:
(MÉDIA GERAL: 13.685 Pagantes)

Analisando as 10 rodadas iniciais do Brasileirão de 2012 com o do Brasileirão de 2013, vimos que tanto a renda quanto a média de público aumentou. Em compensação, times com grandes torcidas como Fluminense, São Paulo, Atlético-MG, Botafogo e Internacional estão decepcionando quando olhamos o ranking de 2013. Esses times estão atrás de times médios e de menores torcidas como Coritiba, Náutico, Vitória, Goiás e Criciúma.

  

Para se ter uma ideia da fraca média de público de Fluminense, São Paulo, Atlético-MG, Botafogo e Internacional, vamos compará-los com os maiores públicos de Coritiba, Náutico, Vitória, Goiás e Criciúma, que estão na frente deles nesse ranking: O maior público do Fluminense é de 34.634 pagantes, porém é num clássico contra o Vasco, no Maracanã, depois vem com 13.882 e 4.114 sendo mandante contra Cruzeiro e Internacional, respectivamente. Já os 3 primeiros melhores públicos do Coritiba como mandante, assim como os dois melhores do Náutico e o segundo melhor público do Goiás são maiores que o 2º e o 3º melhores públicos do Fluzão, que logicamente teve sua melhor performance somente pelo público do clássico com o Vasco, no Maracanã e só! 

Coritiba, Náutico, Vitória, Goiás e Criciúma tem públicos melhores do que 5 clubes de grandes torcidas do Brasil:
 
Acima estão os 3 maiores públicos até agora de Coritiba, Náutico, Vitória, Goiás e Criciúma

Muitos podem ser os fatores com que o público de Fluminense, São Paulo, Atlético-MG, Botafogo e Internacional estejam menores que os do Coritiba, Náutico, Vitória, Goiás e Criciúma, como a falta do Engenhão para o Botafogo, o fato de Flu e Botafogo estarem jogando também partidas no interior do estado, a má fase do São Paulo, a preferência do torcedor do Galo de ir aos jogos da Libertadores do que no Brasileirão, o fato do Inter estar jogando no interior do estado, etc... Entretanto, como então o Flamengo, que quase não jogou no Rio aumentou o seu público? Já Botafogo e Fluminense jogaram na Arena Pernambuco e não encheram o estádio... E o São Paulo? Por que seu torcedor não é fiel? 

 Torcidas do Fluminense, Atlético-MG,São Paulo, Botafogo e Internacional decepcionaram nessas primeiras 10 rodadas:
 
Acima estão os 3 maiores públicos até agora de Fluminense, Atlético-MG, São Paulo, Botafogo e Internacional

O Atlético-MG pelo menos tinha a justificativa da disputa da Libertadores e no Independência e depois no Mineirão encheu sim os estádios pela competição continental. E onde está o torcedor do Internacional? Pra que ter o maior número de sócio-torcedores do Brasil ( mais de 103 mil), sendo que a até então fanática torcida colorada não vem comparecendo aos estádios??? Bem, esperamos que agora essas situações mudem e que o torcedor desses clubes voltem a frequentar os estádios pois esse ranking dessas 10 primeiras rodadas tem colocado esses times grandes na berlinda e a torcida tem sim que comparecer!



1 comentário

Anônimo em 11 de setembro de 2013 às 08:19

Cada site está divulgando dados diferentes.

 
▲ Topo